BLOG DA GRADUAÇÃO

Redes de Computadores: o curso certo para 2016

Cursos no campo da Computação são recentes e fazem todo o sentido no mundo de hoje. Entre as especialidades mais necessárias está o curso de Redes de Computadores, que forma os profissionais conhecedores e responsáveis pela infraestrutura que sustenta e dá manutenção às redes que tanto usamos na atualidade, seja para o trabalho, seja para o entretenimento.

Situações e demandas muito específicas põem o profissional de redes de computadores no topo das necessidades em diversos tipos de empresas, tanto no presente quanto no futuro.

Quer conhecer melhor sobre o curso e entender por que ele se destacará tanto em 2016? Acompanhe com a gente e se informe!

Redes de Computadores para 2016

O profissional da conectividade

É o profissional formado em Redes que pode, com segurança e eficácia, estruturar e administrar uma rede importante para que um grande evento ou uma grande empresa funcionem bem. É o caso, por exemplo, dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, já tão próximos no nosso calendário.

Sem exagero, são toneladas de equipamentos que devem ser estruturados e ter uma manutenção capaz de fazer com que tudo corra bem em um evento deste porte. São os especialistas em Redes que darão suporte e garantirão conectividade a tudo o que vai acontecer no Rio. Não é à toa que um dos maiores patrocinadores dos Jogos é a Cisco, imensa empresa norte-americana de tecnologia.

5G no Brasil

Outro motivo para confirmar que o curso de Redes de Computadores está em alta são os testes da tecnologia 5G no Brasil, também esperados para o ano que vem. Em parceria com operadoras de telefonia e universidades, a Ericsson já anunciou os primeiros testes em 2016, o que certamente ampliará a demanda por especialistas.

A intenção é que tudo esteja funcionando muito bem, ao ar livre, até 2020, ou seja, profissionais do ramo têm um futuro promissor.

Baixar ebook

Rede definida por software

E as razões para ser um bom profissional de Redes de Computadores não param por aí. O mundo está conectado e a nuvem de dados é cada vez maior. Não se trata de uma moda ou de uma onda que vai morrer na praia. É o futuro que se constrói com tecnologia e muito trabalho.

O curso de Redes tem estreita relação com tudo o que acontece no mundo de hoje, não apenas nas relações comerciais, mas também nas mudanças sociais pelas quais passamos em decorrência de inovações tecnológicas.

Uma das mudanças diretamente ligadas ao profissional de Redes é a rede definida por software (SDN ou Software Defined Net), tecnologia que vai movimentar milhões de dólares nos próximos anos e vai, certamente, atrair bons profissionais especializados. A SDN aumenta a capacidade das empresas ao lidarem com data centers e com a nuvem que já abriga grande parte de tudo o que fazemos na web.

Não há dúvidas de que as redes de computadores são a infraestrutura responsável pelas comunicações nos dias de hoje. Ser um profissional desse campo é, portanto, uma ótima escolha para trilhar uma carreira sem passar por riscos maiores e incertezas no futuro.

E você, o que acha desse curso? Já pensou em se tornar um profissional especialista em Redes? Comente com a gente a sua opinião sobre o assunto e não se esqueça de compartilhar o post com aquele amigo que você acha que tem tudo a ver com a profissão!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.