BLOG DA GRADUAÇÃO

Redação do Enem nota 1000: descubra todos os segredos

A cada ano, aumenta a quantidade de instituições que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como principal critério de seleção. Por isso, para conquistar aquela tão sonhada vaga na faculdade, é necessário tirar uma boa nota na prova. E, para alcançar esse objetivo, ter uma redação do Enem nota 1000 pode fazer toda a diferença.

É fundamental se sair bem em todas as áreas de conhecimento, mas a redação pode ter um peso maior, de acordo com a universidade e o curso escolhido. Em alguns casos, ela pode equivaler a até metade da sua média. Por isso, os alunos com as melhores redações costumam ocupar as primeiras posições.

Também é válido lembrar que a estrutura da redação do Enem é dissertativa-argumentativa, deve ter até 30 linhas e estar totalmente adequada ao tema proposto. Por essa razão, é muito importante se atentar aos detalhes e conhecer as principais dicas para mandar bem na hora de produzir o seu texto.

Dessa maneira, você pode ser como um dos 77 estudantes que tiraram a nota 1000 na redação de 2016, aumentando consideravelmente as chances de conquistar uma vaga em uma renomada instituição de ensino.

Quer descobrir os segredos para obter essa nota e ser destaque no próximo Enem? Então confira este post completo, com tudo o que você precisa saber para ter uma redação nota 1000!

redacao-do-enem-nota-1000-descubra-todos-os-segredos.jpg

O que faz uma redação do Enem ser nota 1000?

Muita gente pergunta o que é preciso para tirar a nota máxima na redação do Enem. Mas é importante saber que não existe uma receita de bolo ou fórmula secreta. O sucesso dependerá de um conjunto de elementos que tornam o texto mais atrativo e relevante.

Por isso, algumas dicas essenciais podem colocar você no caminho certo para escrever uma redação campeã. Confira e comece a praticar!

Estrutura adequada

O primeiro passo é elaborar uma redação adequada à estrutura exigida pelo Enem, que é a dissertativa-argumentativa. As principais características desses textos são a apresentação de uma ideia, o questionamento de uma determinada realidade ou a defesa de um ponto de vista, de acordo com o tema selecionado.

Além disso, a organização das ideias deve ser feita da seguinte forma:

  1. Título: deve ser uma frase curta, mas que reafirme o tema e exponha uma opinião. Exemplo: "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Embora não seja obrigatório no Enem, o título pode conquistar os corretores logo de cara.
  2. Introdução: deve ser um parágrafo que contextualize o assunto e sintetize o argumento principal do texto. Ter bons conhecimentos de história pode ser de grande ajuda nessa parte.
  3. Argumentos: você deve escrever de 2 a 3 parágrafos expondo os seus argumentos e o seu ponto de vista sobre o tema proposto. É fundamental citar referências, fontes de confiança e dados atualizados para dar credibilidade à sua redação.
  4. Conclusão: por fim, é necessário elaborar mais 1 parágrafo para apresentar uma solução viável ao tema proposto. Seja original e criativo em sua conclusão.

Excelente gramática e português

Não adianta ter bons argumentos se você escrever palavras erradas e cometer erros de concordância, por exemplo. Por isso, outro ponto imprescindível para ter uma redação do Enem nota 1000 é dominar as regras gramaticais e a língua portuguesa.

A cada falha cometida, os avaliadores descontarão pontos, que podem prejudicar bastante o seu resultado final. Além da perda de nota, o seu texto também terá menos credibilidade e relevância, ficando, portanto, distante das melhores redações.

Por isso, você deve estudar, conhecer, revisar e fazer exercícios de gramática, além de sempre tirar dúvidas e consultar dicionários quando não souber a grafia correta de alguma palavra.

Coerência e coesão

A coerência e a coesão são dois aspectos que devem fazer parte da sua redação e serão avaliados pelos corretores. Esses dois conceitos servem para melhorar a compreensão do seu texto e fazer com que ele faça sentido.

Para ter coerência, você deve estabelecer relações entre partes do seu texto e de seus argumentos, de modo que eles façam sentido e não caiam em contradição. Se você afirma que a violência contra as mulheres tem aumentado, por exemplo, comprove com dados reais e não desminta este argumento.

Por outro lado, para ser coeso, você precisar utilizar os recursos gramaticais para estabelecer relações e conferir uma sequência lógica à sua redação. Por isso, usar conjunções, como "sendo assim", "portanto" e "todavia", por exemplo, pode deixar a sua dissertação mais atrativa, leve e de fácil entendimento.

Ao trabalhar com esses 3 pontos principais — estrutura adequada, gramática e português, e coerência e coesão —, você dará um passo gigante para ter uma redação do Enem nota 1000.

Como chegar lá?

Até o grande dia da prova, você terá um longo caminho de estudos e aprendizado. Por isso, aproveite esse tempo para se preparar e ficar cada vez mais afiado na elaboração de redações dissertativas.

Quer saber o que você pode fazer para pegar a estrada certa até a nota 1000? Siga as dicas abaixo!

redacao-do-enem-nota-1000-descubra-todos-os-segredos.gif

Analise as últimas redações do Enem nota 1000

Todo ano, as redações que obtiveram a nota máxima no Enem são divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse material pode ser uma ótima referência para que você entenda a estrutura do texto e as técnicas que os candidatos usaram para ir tão bem.

Por isso, para ajudar você no dia da prova, pesquise as últimas redações nota 1000. Se você for fazer o vestibular em 2017, por exemplo, é recomendável que leia os textos campeões de, pelo menos, 2016 e 2015.    

Pegue provas anteriores e pratique o texto

Além disso, tão importante quanto ler essas referências, é treinar e colocar os conhecimentos adquiridos em prática. E uma boa estratégia é resolver as provas de anos anteriores.

Para isso, basta pesquisar as questões sobre redação das últimas edições do Enem e elaborar a sua própria versão. Ao fazer esses simulados, você começará a adquirir experiência e terá muito mais facilidade na hora de escrever a redação.  

Leia o guia de redação do Enem do MEC

A cada edição do Enem, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep elaboram uma cartilha sobre a redação para os participantes. Ela contém informações completas sobre a estrutura exigida, os principais critérios de avaliação, além de alguns exemplos de redação nota 1000.

Portanto, fique atento à data de publicação do guia e reserve um tempo para ler as informações. Elas contribuirão bastante para agregar ainda mais conhecimento e ajudar você a escrever uma redação certeira.  

Tenha repertório

Para ter bons argumentos e não sentir dificuldade na hora fazer o seu texto do Enem, é imprescindível ter um bom repertório. E isso pode ser adquirido ao longo do tempo, de inúmeras formas.

Além de conhecer literatura e ler notícias em diferentes meios de informação, assistir a filmes, peças de teatro, frequentar museus, ouvir música e até mesmo ver algumas séries e documentários pode aumentar o seu repertório, trazendo informações relevantes, que você pode usar em suas redações.

Ao aliar todas essas dicas e sugestões, você certamente estará no caminho ideal para obter a pontuação mais alta na prova do Enem e, consequentemente, disputar as melhoras vagas.

Como planejar os estudos e o que estudar para fazer a redação?

Além de tudo o que já falamos por aqui, existe outro fator que pode levá-lo adiante e deixá-lo na frente de outros candidatos: planejar os estudos e saber exatamente no que focar.

Por isso, mais uma vez, preparamos dicas exclusivas que vão te ajudar nessa difícil (mas não impossível) missão de ter uma redação do Enem nota 1000. Leia com atenção!

Escolha um dia na semana para praticar redação

Ter disciplina é uma das chaves para se sair bem no Enem. Por isso, você precisa montar um cronograma de estudos, separando um tempo para focar em cada área do conhecimento. E para a redação, não é diferente.

A dica é escolher pelo menos um dia na semana para escrever uma dissertação, sempre variando o tema. Assim, você vai se habituar ao estilo e logo terá bastante facilidade para discorrer sobre inúmeros assuntos.

Faça textos e estude temas atuais

Como o Enem sempre escolhe temas pertinentes à nossa realidade, é importante que você saiba o que está acontecendo no Brasil e no mundo para trabalhar esses assuntos enquanto escreve as suas redações.

Assim, além de ficar por dentro e estar sempre antenado, você aprenderá a dissertar e argumentar sobre atualidades desde cedo. Dessa maneira, na hora de elaborar a redação do Enem, você não encontrará dificuldades.

Peça para um professor corrigir

Outra dica valiosa é contar com a ajuda de um professor de português ou redação para verificar e corrigir os seus textos. Com o olhar de um especialista, uma pessoa de fora, você conseguirá identificar quais são as suas principais dificuldades e o que pode ser melhorado em suas redações.  

Se for preciso, faça aulas de redação

Muitas pessoas sentem bastante dificuldade na hora de escrever, principalmente pela falta de hábito. Mas outros fatores, como professores despreparados, desconhecimento das regras gramaticais ou até mesmo a falta de tempo e organização, podem atrapalhar na hora de elaborar um texto.

Nesses casos, pode ser vantajoso investir e ter aulas específicas de redação. Atualmente, você pode encontrar cursos gratuitos e pagos na internet ou em instituições de ensino renomadas.

Fique atento às regras gramaticais e de português

Há alguns anos, o Brasil fechou um novo acordo ortográfico com os países de língua portuguesa. Desde então, algumas pessoas têm encontrado dificuldades para se adequar às novas regras e continuam seguindo padrões que já não existem mais.

Por essa e outras razões, é importante sempre ficar atento, ler e pesquisar sobre as inúmeras regras gramaticais e grafia das palavras. Assim, na hora de fazer a redação, você não correrá o risco de ficar na dúvida e cometer erros simples, que podem prejudicar a sua nota.

Resumidamente, se você fizer um bom planejamento de estudos e focar nos pontos mais importantes e relevantes de um texto dissertativo-argumentativo, estará cada vez mais próximo da nota máxima na redação do Enem.  

Como melhorar a habilidade de escrita?

Aperfeiçoar as habilidades de escrita é como praticar um esporte — exige muito treino para atingir um nível de sucesso. Mas, além disso, existem outras atitudes que contribuem para construir um texto mais atrativo, objetivo e de fácil compreensão. Quer conhecê-las? Veja a seguir!

Leia com frequência e diversifique a leitura

Fazer da leitura um hábito diário é uma das práticas mais recomendadas para quem deseja escrever corretamente. Além de ficar bem informado, você consegue ampliar o vocabulário, aprender novas expressões e articular melhor as ideias e os pensamentos.

Por isso, reserve um tempinho do seu dia para ler um jornal, notícias na internet, algumas páginas do seu livro preferido, uma poesia, um verso e por aí vai. Procure sempre diversificar a leitura, buscando meios de informação diferentes, além de passar por estilos literários variados.   

New Call-to-action

Não se esqueça da pontuação

Se você pretende escrever uma redação clara e objetiva, evite elaborar frases longas demais e sem pontuação. Isso faz com que o texto fique muito corrido, sem respiro, e dificulta o entendimento do leitor. No Enem, construir uma dissertação assim pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Portanto, passe a elaborar períodos mais curtos, utilizando pontos e vírgulas com mais frequência, mas sempre da forma como mandam as normas gramaticais. Para não ter erro, faça uma ampla pesquisa sobre como usar esses recursos de maneira adequada.

Use sinônimos

Outro vício que costuma prejudicar a qualidade de algumas redações é a excessiva repetição de alguns termos e palavras, deixando a leitura cansativa e desinteressante.

Para contornar esse problema, uma boa dica é utilizar sinônimos. Pesquisando em um dicionário ou na internet, você conseguirá achar uma série de palavras com o mesmo sentido e que podem ser utilizadas de forma alternada durante o seu texto. Assim, você mostra que tem um vocabulário rico e ainda deixa a sua redação mais atrativa.  

Revise os seus textos

Escrever não é apenas jogar uma série de palavras e frases no papel desenfreadamente. Também é necessário ler e reler cada frase que você constrói.

Dessa maneira, além de garantir que você não errou ou pulou alguma palavra, é possível fazer ajustes e encontrar melhores formas de descrever as suas ideias ou argumentos.

Ao fazer a prova do Enem, por exemplo, não deixe de revisar o seu texto antes de passá-lo a limpo. Ele pode ficar muito melhor do que você imagina.   

Como se manter informado sobre os temas atuais?

Agora que você já sabe a importância de se manter informado sobre os acontecimentos e temas atuais, é hora de colocar essa atitude em prática. Por isso, vamos te dar algumas dicas exclusivas sobre como ficar sempre por dentro de tudo. Confira!

Fique atento à internet

Com o avanço da banda larga e do uso de smartphones, a internet tornou-se a fonte de informação mais prática e utilizada, principalmente pelos jovens. Então, aproveite essa conectividade e facilidade para estar sempre antenado.

Quando estiver no transporte público ou tiver alguns minutos de descanso, aproveite para acompanhar as manchetes e destaques nos principais portais de notícias.  

Observe as redes sociais

Redes sociais, como o Facebook e o Twitter, são excelentes fontes de informação, pois os usuários geralmente postam e comentam sobre tudo — política, questões sociais, moda, culinária, entretenimento e por aí vai.

Sendo assim, fique ligado no que os seus amigos andam publicando. Mas atenção: sempre cheque e pesquise a veracidade das informações. Afinal de contas, você não quer escrever sobre besteiras ou mentiras que são postadas na internet, não é mesmo?

Leia e assista diferentes jornais

Apesar de terem um compromisso com a verdade, alguns jornais, sejam eles na TV, na internet ou impressos, têm formas diferentes de abordar e falar sobre determinados assuntos.

Então, para que você compreenda perfeitamente todos os lados de uma determinada história, sempre leia e assista diferentes jornais. Só assim você terá informação suficiente para formar uma opinião a respeito de algum tema ou fato que está acontecendo.

Converse com pessoas de perfis variados e bem informadas

Outra maneira de se manter atualizado para fazer uma redação do Enem nota 1000 é manter uma rede de contatos multicultural, de diferentes estilos e opiniões.

Além disso, dedique alguns minutos a mais àquelas pessoas que estão sempre bem informadas e por dentro das novidades: elas podem agregar muito conhecimento e repertório a você.  

Faça uma lista de possíveis temas

Depois de se manter bem informado, uma boa sugestão é fazer uma lista de possíveis temas, de acordo com as suas percepções e também comentários e palpites de alguns especialistas.

Para você ter uma ideia, fizemos uma breve seleção de alguns assuntos que estão em pauta ultimamente e dariam um bom tema de redação do Enem. Veja exemplos:

  • Redução da maioridade penal;
  • Conceito de família nos dias atuais;
  • Escândalo e corrupção na FIFA;
  • Nova estrutura da educação no Brasil;
  • Liberdade de expressão;
  • Questões de gênero e sexualidade;
  • Ativismo nas redes sociais;
  • Corrupção;
  • A relevância da mulher na sociedade;
  • Casamento gay;
  • Reforma trabalhista.

redacao-do-enem-nota-1000.jpg

Quais erros evitar?

O seu objetivo é ter uma redação do Enem nota 1000, certo? Entretanto, existem muitos estudantes que já tiveram a sua nota na redação zerada, comprometendo seriamente o seu ingresso no ensino superior.

Para que você fique bem distante da nota mínima do exame, veja agora alguns erros que você deve evitar de qualquer forma:

  • Entregar a redação em branco, esquecer de passá-la a limpo, escrever de lápis ou elaborar um texto com menos de 7 linhas;
  • Fazer desenhos ou brincadeiras, como escrever palavrões, receitas de bolo ou letras de música;
  • Escrever uma redação que não siga a estrutura dissertativa-argumentativa;
  • Desenvolver o texto inteiro em apenas um bloco, sem dividir em parágrafos;
  • Fugir totalmente do tema ou entrar em assuntos que não tenham relação com a proposta da redação;
  • Utilizar argumentos ou ideias que violem os Direitos Humanos;
  • Reservar pouco tempo para desenvolver a redação.

Apesar de ter algumas dicas óbvias do que não deve ser feito, é sempre importante ter consciência de que o Enem é um exame sério e que pode abrir as portas para um futuro melhor. E a redação é um dos principais elementos da prova. Por isso, fique atento a esses erros para não cometê-los quando chegar o grande dia.  

O que fazer no dia da redação?

Quando finalmente chega o dia da prova de redação, muitos estudantes ainda se sentem inseguros e ficam com receio do tema. Mas, se você se preparou, treinou bastante e está por dentro de tudo o que anda acontecendo, é o momento de se acalmar e se preparar para tirar uma excelente nota.

Para que você se sinta ainda mais confiante, aí vão algumas dicas para quando chegar a hora de escrever a sua redação:

Leve os materiais adequados

Não deixe de ter em mãos um lápis e uma borracha para escrever o rascunho do texto. Além disso, leve pelo menos 2 canetas para passar a limpo e não ter problemas.  

Reserve um tempo exclusivamente para a redação

Independentemente das outras questões da prova, reserve tempo suficiente para ler toda a proposta da redação, elaborar o rascunho e passar tudo para a folha de respostas. O ideal é separar, pelo menos, 1 hora e meia.

Não se esqueça de passar o texto a limpo

Em hipótese alguma deixe de passar sua redação a limpo. Logo depois de escrever o rascunho, use a caneta para transcrevê-la para a página indicada. Caso contrário, você terá a nota zerada. E você não quer passar nem perto disso, não é mesmo?

Se você chegou até aqui e leu atentamente o conteúdo, já está no caminho certo para fazer uma redação vencedora no próximo Enem. Agora, os próximos passos são com você: é necessário estudar bastante e dedicar algumas boas horas para praticar e treinar a escrita.

Lembre-se de que a redação do Enem pode ter o maior peso para determinados cursos ou universidades. Por isso, é importante se dedicar ao máximo a essa parte, mas, claro, sem deixar as outras áreas de lado. Assim, você verá que não é impossível tirar a nota máxima nessa etapa da prova.

E então, está preparado para fazer uma redação do Enem nota 1000? Aproveite a energia e empolgação para curtir a nossa página no Facebook e se manter sempre por dentro das principais novidades do universo acadêmico!

New Call-to-action

ENEM

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS