BLOG DA GRADUAÇÃO

Quer saber qual é o perfil do designer de moda? Descubra agora

Postado por Victoria Fernandez

O mundo da moda remete a uma rotina de glamour, luxo, fama e beleza. Mas quem quer se inserir nesse mercado não deve perder o foco: é um caminho muito árduo até alcançar o reconhecimento. E, na verdade, essa nem é a única opção. Com um ambiente que dispõe de cada vez mais oportunidades, é possível ser muito bem-sucedido mesmo longe dos holofotes. O perfil do designer de moda é bastante versátil: trata-se de um profissional que deve entender de temas que vão de artes até economia, de criação têxtil até marketing.

Sim, você vai muito além de desenhar croquis e vestir manequins. A boa notícia? Quanto mais diversas forem as suas aptidões e experiências, maior será o espaço que você encontrará dentro das marcas e das indústrias. Sonha em trabalhar com moda? Então leia este post com atenção!

quer-saber-qual-e-o-perfil-do-designer-de-moda-descubra-agora.jpg

Visão e um senso estético apurados

Você é do tipo que nota, de longe, um detalhe mínimo de uma roupa? Consegue identificar o estilo de pintores, quando vai ao museu? Enxerga imperfeições onde ninguém mais vê? Então você está no caminho para ser um bom profissional de moda.

A estética é um dos pilares do mundo do vestuário. Para criar bons looks, seja desenvolvendo os materiais, seja desenhando as peças, seja vestindo alguém, por exemplo, o designer de moda precisa saber quais são as melhores combinações. Ou que peça cai melhor em cada tipo de corpo.

Se for montar looks completos — para quem trabalhar com styling e consultoria—, então, a exigência é maior ainda. Além de entender como “funciona” cada peça, você deve ser capaz de coordenar roupas, acessórios e sapatos, a fim de criar produções com harmonia, senso de moda e, é claro, um pouco de graça e estilo.

E como se faz para conquistar uma visão apurada? Estudar as artes visuais em suas manifestações diversas é um bom pontapé inicial. Visite museus, conheça as principais obras arquitetônicas possíveis, preste atenção nas fotografias e nos filmes. Catalogue referências e tente encaixá-las nas tendências.

O olhar atento às ruas também é importante. Afinal, muito do que compramos nas grandes lojas nada mais são do que roupas com apelo comercial — portanto, populares.

Moda é visual. Então, o perfil do designer de moda bem-sucedido tem como princípio básico o bom conhecimento da estética.

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

Bons conhecimentos de mercado e negócios

Criar é, possivelmente, uma das principais motivações para aqueles que optam por estudar design de moda. Mas restringir-se às pranchetas é limitar as oportunidades que o mercado pode oferecer.

Um bom profissional de moda precisa também entender o mercado no qual está inserido. Seus anseios, suas vontades. E quando dizemos que esse âmbito está cada vez mais diversificado, não é exagero. Atualmente, desde as grandes marcas luxuosas e caras até os pequenos negócios de nicho, passando pelo varejo brasileiro — tão diverso —, cada área tem suas especificidades e desafios. E você sabe: desafio, no mundo da moda, é sinônimo de oportunidade.

Conhecimentos de gestão e administração, marketing, finanças. É isso mesmo. O designer de moda pode ir parar nos escritórios, dirigindo alguma loja, gerindo uma marca, divulgando novos empreendimentos. E isso é muito saudável, porque alavanca o profissionalismo do setor, cria novas vagas e gera renda.

Isso não significa que você deve se confinar em salas de reunião e viver em função de relatórios. Aqui, os segredos são dois: estudo e observação. Contatos vão bem, também. Acumule informações sobre os principais personagens do mercado para basear suas ações. Quando sentir mais segurança, não deixe de se arriscar. Lembre-se: com muito trabalho, pesquisa e um pouco de ousadia consegue-se chegar longe.

Leia sobre o mercado, entenda o funcionamento da economia, conheça os concorrentes. Dessa forma, tocar um negócio de moda como um gestor será mais fácil e mais frutífero!

Capacidade de antever tendências e ditar a moda

quer-saber-qual-e-o-perfil-do-designer-de-moda-descubra-agora.gif

O futuro da moda está nas suas mãos. Não é incrível? A moda é um grande catalisador de comportamentos e referências, as tão famosas tendências citadas no mundo da moda. O que será vestido amanhã saiu de uma mente antenada ontem. E se você tem um perfil de designer de moda, essa mente em breve será a sua.

Mas, afinal de contas, como antever o que as pessoas vão usar? Por meio da pesquisa e da observação. Ver as pessoas e conversar com elas, entender os principais assuntos e usos correntes, tudo contribui para um repertório de informações que vão auxiliar os designers de moda a antecipar as tendências. Não adianta se encastelar no ateliê. O profissional deve estar em contato com as pessoas.

Repertório técnico e compreensão de materiais e recursos

Por trás de cada fio de uma simples camiseta está o trabalho de milhares de pessoas, a pesquisa, o desenvolvimento. É papel do designer de moda também compreender as matérias-primas de cada peça. E mais, saber fazer o melhor uso de cada recurso disponível. Não custa lembrar: com respeito à sustentabilidade.

Os melhores cursos da área devem dar essa base para o designer de moda. Mas é uma área muito dinâmica. A todo momento surgem novas possibilidades para fazer roupas. Acompanhar os veículos especializados e manter contatos na indústria têxtil garante boas práticas.

Por trás de cada costura, cada molde, cada brinco, deve haver a atuação ética e responsável de toda a cadeia produtiva. Aliás, o designer de moda muitas vezes é contratado para desenvolver esses produtos. Mais um motivo para manter-se antenado no que de melhor é feito em termos de criar e desenvolver novos tecidos.

E agora, sente-se preparado? O mercado de moda é muito amplo, envolve diversas frentes de atuação e requer um perfil de designer de moda que seja versátil. De arte a negócios, você vai botar a mão na massa em, literalmente, de tudo um pouco. Mas não se assuste. É um mercado cada vez mais atraente, com oportunidades de realizar bons trabalhos. Os holofotes parecem até pequenos diante de tantas possibilidades. Gostou de ler o post? Então curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma atualização do blog.  

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

Design de Moda

Victoria Fernandez

Victoria Fernandez

Victoria é natural da Argentina e se diz muito apegada à sua raiz. Veio para Recife com os pais aos 8 anos de idade e lá se graduou em Design de Moda pela Faculdade Boa Viagem – FBV e se tornou mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde passou a pesquisar a relação: Moda e Fabricação Digital no contexto Fab Lab.

MAIS LIDOS