Institucional

Quer retomar os estudos? Descubra como voltar a estudar

Mariana Brito
14-08-2017 6:42

São vários os motivos possíveis para quem interrompe os estudos antes de concluir o ensino fundamental ou médio. Família, necessidade de trabalhar e distância da escola são os mais frequentes.

Mas, se recuperar o tempo perdido e conquistar um diploma é o seu sonho, você está no caminho certo. Atualmente, existem várias formas de concluir a formação desejada!

Quer saber como retomar os estudos com sucesso? Então leia o post que preparamos hoje, que contém maneiras de como voltar a estudar.

Escolha a opção que se encaixar melhor à sua rotina, dedique-se e você chegará lá! Quem sabe, você consiga concluir o ensino básico, ingressar em uma universidade e mudar de vez a sua vida por meio do estudo?

Com garra, foco e determinação, é possível alcançar seu objetivo! Então, continue a leitura!

quer-retomar-os-estudos-descubra-como-voltar-a-estudar.jpg

Em primeiro lugar: perca a vergonha

Você se constrange em dizer por aí que não se formou? Então mude essa atitude!

Assumir que está buscando retomar o seu caminho na sala de aula é fundamental para iniciar o processo de aceitação e dedicação nesse novo desafio.

Não se envergonhe da sua trajetória. Aqueles que abandonaram a própria formação o fizeram por necessidade. Encare essa retomada como uma nova oportunidade de recomeçar, e vá até o fim.

Assumindo isso para você mesmo, ficará mais fácil conversar sobre o assunto com seus familiares e conhecidos, cujo apoio é fundamental para motivá-lo a retomar os estudos.

Além disso, você não está sozinho. Infelizmente, o Brasil ainda enfrenta muitos problemas em manter os estudantes na escola, e a evasão é a realidade de uma grande parte da população.

Um estudo recente do Todos Pela Educação (TPE), com dados obtidos pelo IBGE, aponta que 56,7% dos brasileiros conseguiram concluir o ensino médio até os 19 anos, idade considerada regular.

O índice representa um crescimento de 15,4% em relação há dez anos antes. Mas ainda indica que 43,3% dos estudantes brasileiros não se formaram até os essa idade.

New Call-to-action

Se você parou no Ensino Fundamental...

EJA

Essa modalidade é ofertada gratuitamente, e tem o objetivo de oferecer aos jovens e adultos a chance de completar os estudos em classes reservadas, só para alunos na mesma situação.

Isso porque obrigar o adulto a retomar sua formação em uma classe com crianças ou adolescentes costumava ser um fator de desencorajamento para os mais velhos.

O sistema denominado Educação para Jovens e Adultos trabalha com as mesmas matérias ensinadas no ensino regular. Para participar do EJA no ensino fundamental, o estudante precisa ter no mínimo 15 anos.

Supletivo

Essa modalidade também é voltada para a formação fora do período regulamentar de ensino. A diferença em relação ao EJA é que o curso supletivo é pago, oferecido por escolas particulares.

Se você optar por ele, verifique se a instituição oferece um bom currículo, professores com formação sólida e diploma reconhecido pelo MEC.

Há opções para realizar as aulas online, em um sistema EAD. Por isso, o supletivo é ideal para quem mora muito afastado ou não consegue encontrar tempo na rotina para se dedicar aos estudos.

Prova do Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é a terceira oportunidade para você se formar no ensino fundamental. Realizando a prova e obtendo a pontuação de 50% no mínimo, você ganhará o tão sonhado diploma.

Parece a forma mais fácil, mas lembre-se que, para o Encceja, você terá que estudar sozinho. Se você tem tempo para isso, além de familiares ou amigos que possam ajudá-lo nessa tarefa, então considere o Encceja.

As inscrições para a edição 2017 vão de 7 a 18 de agosto, e a prova será aplicada no dia 8 de outubro. São 120 questões objetivas dos mesmos conteúdos cobrados em sala de aula e uma redação.

A prova é gratuita, realizada em mais de 500 cidades do Brasil. Ganha o diploma quem pontuar no mínimo metade da prova, inclusive da redação.

E se você interrompeu os estudos no Ensino Médio...

EJA

Se você conseguiu terminar o ensino fundamental, mas não chegou ou precisou abandonar o médio, também poderá contar com o EJA. Para o ensino médio, o processo é o mesmo do ensino fundamental, mas para poder frequentá-lo, você precisa ter no mínimo 18 anos.

O currículo do EJA ensino médio é formado pelas matérias e conteúdos vistos em sala de aula do ensino médio regular, porém em versão mais resumida, levando metade do tempo. Em pouco mais de um ano, você já estará com o seu diploma em mãos. Lembre-se que essa modalidade é gratuita.

quer-retomar-os-estudos-descubra-como-voltar-a-estudar.gif

Supletivo

Escolas particulares também podem ser a sua escolha para concluir o ensino médio. Os cursos supletivos exigem certificado de conclusão do ensino fundamental e, por sua vez, emitem o documento necessário para ingressar na universidade.

Mas, não custa lembrar, é imprescindível escolher uma escola de confiança, autorizada pelo órgão de educação da sua cidade e com um currículo alinhado às diretrizes do Ministério de Educação.

Seja presencial ou a distância, não caia na história de “diploma em poucos meses”. Analise bem se a escola é confiável antes de escolhê-la.

Encceja

E por fim, a prova do Encceja, pela primeira vez desde 2009, será aplicada também para obtenção do diploma de ensino médio neste ano. Durante os anos anteriores, foi utilizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  para este fim.

Ela funciona nos mesmos moldes da prova do ensino fundamental, porém com conteúdos adaptados para o ensino médio. Para realizá-la, o estudante deve ter no mínimo 18 anos.

E o futuro?

Com a missão cumprida e um diploma na mão, você pode (e deve!) começar a planejar novos passos.

Que tal uma universidade? Você já viu que não existe idade para sentar em uma classe e estudar. Considere continuar os seus estudos e mudar sua realidade através da educação. O Enem é essencial para isso!

Universitários com mais idade e experiência de vida costumam ter um ótimo desempenho e dedicação. Por isso, procure um curso que seja a sua cara e invista em mais uma etapa de estudos!

Agora que você já aprendeu como voltar a estudar, que tal curtir a página da Unipê no Facebook? Lá, você encontrará muitas dicas sobre carreira e educação!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos