ENEM

Quer estudar para o Enem jogando? Saiba como!

Mariana Brito
06-09-2017 8:30

Todo mundo sabe que para conseguir uma boa nota em qualquer prova é preciso esforço e dedicação. Devido à rotina puxada de estudos, é comum que os candidatos que desejam prestar o Enem acabem perdendo o foco devido ao cansaço — afinal, mergulhar em livros, cadernos e apostilas todos os dias não é uma tarefa tão fácil assim. Mas e se dissermos que é possível estudar jogando para o Enem?

Além de funcionarem como um estímulo a mais para a força de vontade do estudante, que pode tirar alguns minutos do plano de estudos para treinar seus conhecimentos enquanto se diverte, os jogos online com assuntos voltados aos vestibulandos são ideais para ajudar na concentração do candidato e na memorização de conteúdos.

Pensando nisso, no post de hoje apontaremos os benefícios da prática e listaremos alguns dos mais interessantes jogos e aplicativos disponíveis na internet para estudar para o Enem.

Ficou curioso, né? Então continue a leitura e saiba mais!

quer-estudar-para-o-enem-jogando-saiba-como.jpg

Por que é interessante estudar jogando?

Como foi mencionado, estudar durante muitas horas seguidas — algo que faz parte da rotina da maioria dos vestibulandos — certamente é algo cansativo e até mesmo estressante.

É comum pensarmos que o sucesso em uma prova depende exclusivamente da quantidade de horas dedicadas aos livros e apostilas. Entretanto, saiba que trata-se de uma prática bastante arriscada, uma vez que a exaustão acaba sempre acarretando na queda de rendimento. Você certamente não deseja isso, não é mesmo?

A cada 50 minutos de estudo, a tendência é que o rendimento e a concentração comecem a cair. Sendo assim, as pausas são momentos fundamentais para o recarregamento de energia e para o descanso da mente do estudante. Mas é provável que você queira saber onde que entram os jogos nisso tudo, certo?

Para muitas pessoas, jogar é um ato prazeroso e divertido. E tem gente que leva isso bastante a sério — existem até mesmo competições a nível mundial para os amantes dos games. Sendo assim, conciliar diversão e aprendizado é uma combinação para quem deseja aproveitar com qualidade as pausas entre os estudos. Os jogos de temas relevantes aos vestibulandos, por exemplo, são excelentes maneiras de aliviar a mente enquanto o conteúdo está sendo fixado sem que a pessoa perceba.

New Call-to-action

Quais os melhores jogos para estudar para o Enem?

1. Jogo da Independência

Se você quer ficar por dentro da história do nosso país e aproveitar para fixar alguns importantes conteúdos de história, não deixe de conferir o Jogo da Independência.

Trata-se de um jogo de tabuleiro com diferentes níveis. Se o jogador cair em uma casa com ponto de interrogação, deve responder a uma pergunta sobre o tema. Já ao cair em uma casa com ponto de exclamação, aprende alguma informação ou curiosidade sobre a independência. Interessante, não?

2. Presidentes do Brasil

Também sobre o nosso país, o jogo Presidentes do Brasil é bastante simples: o jogador disputa com o computador quem advinha primeiro qual o presidente em questão. Para isso, cada um escolhe uma carta e tem o direito de fazer perguntas ao outro até descobrir a resposta.

Essa é uma excelente maneira de lembrar o nome, o partido e o período de mandato de todos os nossos 42 presidentes, bem como o que fizeram para chegar ao poder — algo que, convenhamos, não é uma tarefa tão simples assim!

3. Jogo da Cabanagem

Financiado pela Finep, o game educativo aborda a temática do movimento Cabano, ocorrido no estado do Pará no século XIX. Você se lembra do que se tratou esse movimento social? Para dar aquela refrescada na memória, aventure-se no Jogo da Cabanagem!

Dividido em três etapas (período pré-revolução, explosão da revolta armada e tomada do poder), o game permite ao jogador cumprir várias missões e, assim, relembrar todo o conteúdo sobre esse período histórico.

4. Livro e Game

Livro e Game dá vida aos livros "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, "Dom Casmurro", de Machado de Assis e "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida.

Com ele, além de aprender sobre algumas das obras mais marcantes da literatura brasileira — bem como seus contextos e autores —, o jogador entra diretamente no universo de cada livro, participando da história, dramas e aventuras de seus personagens.

quer-estudar-para-o-enem-jogando-saiba-como.gif

5. A Pequena Grande Crise

No game, o jogador assume o papel de presidente da União Europeia e do Banco Central Europeu, possuindo como missão salvar a zona do euro e a economia global. A história contada para contextualizar o início do jogo aborda de forma resumida as principais causas da crise econômica que afetou o continente no início desta década.

No entanto, não se deixe enganar. O tema pode até parecer complexo ao abordar conteúdos importantes como negociações diplomáticas e economia, mas o jogo é bastante leve e educativo, além de uma oportunidade e tanto para fixar conteúdos de história, geografia e matemática!

6. Nova Ortografia

Disponível em um aplicativo para Android, o Nova Ortografia é ideal para quem ainda não decorou todas as regras do Novo Acordo Ortográfico implementado em 2009 e obrigatório desde 2012.

No jogo, os usuários têm acesso a conteúdos teóricos bem resumidos e de fácil entendimento sobre o novo formato da língua portuguesa. Além disso, após estudarem, podem testar seus conhecimentos em um jogo de perguntas e respostas. À medida que o jogador acerta, pontos são acumulados. Já pensou em aparecer em um ranking com os estudantes mais feras em português? Não deixe de dar uma conferida no game!

Agora que você já sabe que é possível estudar para o Enem jogando, que tal se aventurar em alguns dos jogos mencionados acima? Lembre-se, no entanto, que apesar de a prática aliviar a tensão e ajudar na memorização de conteúdos, nada substitui uma boa e velha rotina de estudos, entendido? Sendo assim, o ideal é aproveitar os intervalos entre as revisões para jogar e, assim, reforçar o conteúdo de maneira divertida!

E você, gostou do post de hoje? Para estar sempre por dentro de conteúdos interessantes, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos