BLOG DA GRADUAÇÃO

Que tal ser um profissional de Logística de uma PME?

Postado por Yuri Laio

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Muito mais do que comprar e adquirir novos produtos e serviços, eles agora esperam muito das experiências com as organizações. Dessa forma, processos comuns como a entrega e a distribuição de produtos têm se tornado extremamente importante, chegando a ser o diferencial de muitas pequenas e médias empresas.

Se você atua na área ou tem interesse por assuntos relacionados à Logística, saiba que este mercado tem um enorme potencial, principalmente em empresas que estão começando agora ou estão planejando expandir. Hoje, falaremos aqui a importância desse profissional nas PMEs. Acompanhe:

Logística em pequenas e médias empresas

Como potencializar um negócio utilizando a logística

Entregar um produto na data esperada se tornou uma obrigação na realidade atual. Por isso, um dos maiores desafios do profissional de logística é encontrar alternativas rápidas e eficientes, com um custo acessível para a empresa.

Para agradar seus consumidores e, claro, conquistar novos, muitas pequenas e médias organizações têm investido grande parte do seu capital financeiro em estratégias de logística. Isso porque um profissional de logística atua diretamente no recebimento, armazenamento, estoque e no transporte dos produtos de uma empresas, podendo criar estratégias de embalagem, estoque e transporte que foquem na experiência do consumidor. A Apple, por exemplo, é uma das grande empresas que se preocupam com as emoções e sentimentos das pessoas ao adquirir um novo produto.

Baixar ebook

A logística em pequenas e médias empresas

Em pequenas e médias empresas, o profissional de logística tem a oportunidade de utilizar toda a sua criatividade para encontrar soluções inovadoras para seus negócios. Como o fluxo não é tão complexo quanto as grandes empresas, o responsável pela logística pode focar em otimizar os processos de solicitação de matérias primas e transporte dos produtos já finalizados.

Com o conhecimento desse profissional, empresas que estão começando ou pensando em uma expansão conseguem reduzir seus custos de transporte, por exemplo. Pode parecer simples, mas com a extensão de nosso país, problemas com trânsito, estradas e até mesmo dificuldades de acesso aos locais, o processo de entrega dos produtos acaba se tornando muito mais complexo do que imaginamos. Nesse cenário, a falta de uma mão de obra qualificada pode acarretar perdas enormes, como produtos danificados, atraso nas entregas, problemas no veículo de transporte, gastos com pedágios e muitos outros.

Não é à atoa que todas as empresas do Brasil e do mundo precisam de um especialista em logística. Em um mundo tão globalizado como o nosso hoje, atender aos níveis de serviço e qualidade exigidos pelos consumidores é praticamente uma questão de sobrevivência.

Se você está pensando em se aventurar nessa carreira, esse é o momento ideal. Atualmente, além do aquecido mercado de trabalho, a logística é um diferencial competitivo para as empresas. Logo, investir em um curso de tecnologia em Logística pode ser a melhor saída para quem procura uma carreira promissora, com rápida inserção no mercado de trabalho.

E você, está querendo estudar ou se especializar na área? Já trabalha com logística e quer dar um upgrade na sua carreira? Conte para nós a sua experiência nesse importante setor!

Baixar ebook

Logistica

Yuri Laio

Yuri Laio

Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB. Cursou Financial Engineering & Risk Management pela Columbia University (2016) e é membro do Laboratório de Métodos Quantitativos Aplicados (LabMeQA). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Paraíba. É Perfeccionista; Analítico e bastante otimista; Tem o Poker como uma grande paixão, por se tratar de uma modalidade de esporte mental.

MAIS LIDOS