BLOG DA GRADUAÇÃO

Qual o perfil do psicólogo? Essa profissão tem a ver com você?

Suas características pessoais são fundamentais para que você faça uma boa escolha sobre qual caminho seguir no mercado de trabalho. Faça as seguintes perguntas para si mesmo: eu sou um bom ouvinte, conselheiro atencioso e tenho convicção sobre os meus pensamentos e decisões? Se a resposta for sim, então, você se encaixa de alguma forma no perfil do psicólogo.

Mas não são apenas essas qualidades que contribuem para a formação de um bom profissional em psicologia.

Assim como a mente humana, a área da psicologia é ampla e repleta de possibilidades. Em um mundo onde a velocidade dos negócios e disseminação de informações é altíssima, pode ter certeza que, durante um bom tempo, ainda existirão situações favoráveis para a atuação desse profissional.

Está com dúvidas? Relaxe e confira neste texto se você realmente poderá se tornar um excelente psicólogo no futuro. Listamos a seguir algumas características essenciais para o perfil desse profissional e quais as habilidades devem ser desenvolvidas para trabalhar com o ser humano.

qual-o-perfil-do-psicologo-essa-profissao-tem-a-ver-com-voce.jpg

1. Boa comunicação

Para lidar com seres humanos, a comunicação é fundamental. Mas o princípio da comunicação é saber ouvir.

O escritor e pensador mineiro Rubem Alves abordou várias vezes esse tema. Somente assim, podemos compreender os conteúdos que não foram falados diretamente, quais os sentimentos que impulsionaram aquela mensagem e seus objetivos.

Depois de compreender, as mensagens de resposta devem considerar as motivações interiores de seu interlocutor. E, dependendo das motivações que você identificar, a forma de se comunicar será determinante para gerar os efeitos desejados.

2. Ser livre de preconceitos

A missão do psicólogo é lidar com a mente humana. Por isso, qualquer juízo pré-concebido atrapalha a comunicação e aceitação da pessoa aconselhada.

A função desse profissional tem como objetivo derrubar barreiras de comunicação, traumas antigos e hábitos prejudiciais. Então, relacionar-se com um paciente estando preso a preconceitos é uma tarefa difícil.

O candidato a estudante de psicologia deve estar aberto a rever conceitos culturais e de relacionamento ocorridos em sua própria vida e família.

3. Persuasivo

Capacidade de persuasão é a habilidade de apontar soluções sem manipular ou induzir. Em especial, o psicólogo deve ser alguém que conduz o paciente a encontrar a solução dentro de si mesmo.

Para isso, o profissional precisa conhecer e entender o comportamento do paciente, principais virtudes e quais são os pontos de melhoria. Assim é possível tratar os pontos importantes para a mudança de comportamento.

Mas a principal motivação para a persuasão é se colocar ao lado da outra pessoa. Sua motivação para ajudar e entender os sentimentos do outro será o ingrediente mais importante do sucesso nessa carreira.

4. Gosto pela leitura

A paixão pelos livros facilita em muito o caminho em uma faculdade de psicologia. O estudo da mente e comportamento humanos é infindável. Depois de formada, essa paixão lhe permitirá atualizar, crescer e se especializar.

A leitura contribui para a abertura da mente e de seus horizontes na vida. Esse exercício mental traz muitos benefícios, como melhora na concentração, comunicação oral e escrita, além de contribuir para sua imaginação, criatividade e suas horas de relaxamento.

Especialmente como profissional de psicologia, você encontrará na leitura fonte inesgotável para melhor compreensão do ser humano, seus anseios e expectativas.

Baixar ebook

5. Honestidade

Ainda que essa seja uma característica obrigatória em qualquer profissão, no caso do psicólogo, a honestidade é premissa básica e fundamental na comunicação com o paciente.

As mensagens devem ser diretas, objetivas, acompanhadas de empatia e da firmeza que um bom profissional possui.

A função do psicólogo não é agradar ao paciente, mas ajudá-lo a superar seus problemas e traumas de forma efetiva. É possível comunicar mensagens pouco agradáveis, porém, de maneira gentil e honesta.

6. Curiosidade

A curiosidade humana é responsável pela evolução em vários aspectos da humanidade. Ciência, engenharia, mecânica, todas essas áreas evoluíram em virtude da curiosidade de seus profissionais ao longo dos séculos.

Na psicologia, a curiosidade sobre o comportamento humano — com as suas complexidades e particularidades — tem sido responsável pelos progressos na prevenção e tratamento da mente humana.

A curiosidade a levará a aprender sempre, na busca por uma especialização ou ajudando-a na decisão sobre em qual área da psicologia atuar.

Até mesmo na preparação para entrar em uma faculdade, a curiosidade poderá ser o diferencial. Uma pessoa curiosa derruba facilmente as barreiras nos estudos, é automotivada e não pode ser detida. Agora, imagine toda sua curiosidade aplicada na preparação para o ENEM?

 

7. Mente aberta

Pense bem. Para ouvir sobre os problemas de alguém, conseguir se conectar à pessoa, se colocar ao lado dela e conseguir persuadi-la a encontrar soluções dentro de si mesma, sua mente deve estar aberta e livre de qualquer barreira, certo?

No mundo em que vivemos, qualquer um sai por aí analisando e julgando os outros. Mas somente um psicólogo consegue acessar o interior do paciente para ajudar a solucionar seus problemas sem que ele se sinta julgado.

Sua mente deve estar aberta para outras possibilidades. Assim como a mente humana, você já sabe que a área da psicologia não tem limites. Portanto, se prepare para um caminho com inumeráveis chances de atuação, sejam elas no trabalho multiprofissional, interprofissional ou transprofissional.

perfil-do-psicólogo

8. Empatia

Essa habilidade norteia toda a atividade de cuidar da mente humana. Entrar em sintonia com o interior de seu paciente, gerando identificação e entendimento mútuo, abrirá portas para seu sucesso, proporcionando-lhe realização e reconhecimento profissional.

Dentre as habilidades do psicólogo, criar empatia é o início de um caminho promissor na carreira e na vida.

Por meio dela, você influencia pessoas, compartilha princípios, ideias e ajuda a tornar o mundo um melhor lugar para a convivência social. Um psicólogo é um agente de transformação!

Afinal, conseguir entender o que sente uma pessoa com problemas pode ser a melhor ajuda a lhe oferecer. Desde que você esteja preparada para isso.

Se o caminho para uma faculdade de excelência for o ENEM, prepare-se para ele. Saiba escolher a melhor faculdade de psicologia, se dedique e esforce para que, ainda na faculdade, você já comece se destacando. Agindo assim, status social, boa reputação e independência financeira serão apenas resultados de seu excelente trabalho.

E, como grandes pensadores e profissionais da psicologia se espalham por todos os cantos do mundo, experiência e renome internacional serão uma realidade.

Depois de conhecer mais sobre o perfil do psicólogo e ver se realmente você se identifica com ele, agora só falta tomar a sua decisão.

Mas não se apresse! Antes de subir o primeiro degrau nessa jornada instigante pela mente humana, dê uma passadinha em nossa página no Facebook e curta todo o conteúdo que separamos para você!

Baixar ebook

Psicologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.