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Qual o melhor caminho para se tornar um gestor de Marketing Digital?

Por mais que a demanda na área de Marketing Digital cresça a cada dia, a oferta de profissionais realmente qualificados disponíveis para ocupar tais vagas não tem dado conta de acompanhar tal procura. Sim, isso pode ser considerado uma grande oportunidade para você!

Como se tornar um gestor de marketing digital?

Quer se destacar no mercado e conquistar uma boa possibilidade de carreira, mas não conseguiu se decidir sobre o melhor caminho para se tornar um gestor de Marketing Digital? Então este post é mesmo para você! Confira as informações que separamos aqui e já comece a traçar seu percurso rumo ao sucesso!

Invista em sua formação básica

Começar investindo em um bom curso voltado para o Marketing é absolutamente indispensável para mandar bem no mercado. Já reparou como é comum vermos profissionais de outras áreas ocupando vagas de Marketing? Mas a verdade é que um designer, um engenheiro e um jornalista, por exemplo, desconhecem teorias importantes da área, conhecimentos que podem fazer toda a diferença para ter resultados na carreira!

Por essas e outras é que apostar em cursos especificamente voltados para o Marketing é o primeiro degrau a subir.

Construa um bom networking

Contatos, contatos e contatos: conhecer pessoas da área e criar boas relações com elas é extremamente importante para sua carreira deslanchar. Por mais que muitos desses contatos não se provem úteis em um primeiro momento, manter uma relação saudável com profissionais direta ou indiretamente ligados à área é uma excelente maneira de estar por dentro das atualizações do mercado, saber de vagas de emprego e oportunidades promissoras.

Anote aí: participar de workshops, palestras e eventos é uma ótima tática para alavancar seu networking!

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Domine as principais ferramentas

Na prática, o Marketing Digital possui um número bastante extenso de ferramentas disponíveis. E como muitos profissionais acabam ficando para trás apenas por não dominarem os recursos mais básicos, é melhor ir se preparando desde já.

Veja só a seleção que fizemos para você, dividida por áreas:

Redes sociais

Saber publicar e dominar a linguagem mais adequada para as redes sociais — como o Facebook e o Twitter — é apenas a ponta do iceberg, já que as possibilidades de personalização e monitoramento são inúmeras. Já ouviu falar, por exemplo, no Facebook Insights e no Twitter Analytics? É importante dominar essas ferramentas para saber tirar o máximo de proveito delas.

Os recursos de automação também são bem importantes nessa área, pois facilitam a logística e agilizam os processos de postagem e acompanhamento — o HootSuite e o Buffer são os dois mais famosos.

E-mail marketing

Ao contrário do que muita gente possa pensar, o e-mail marketing está longe de ser esquecido. Muito pelo contrário, esse recurso vem, cada vez mais, provando ser extremamente valioso para o Marketing, especialmente por ser direto, pessoal e muito efetivo.

E sabia que existem ferramentas gratuitas no mercado — como o MailChimp — que permitem a criação e o gerenciamento de uma estratégia completa? Fica a dica que vale começar a avaliar suas funcionalidades!

Inbound Marketing

As formas de consumo do público mudaram drasticamente ao longo dos últimos anos. E é nesse contexto que surge o Inbound Marketing, metodologia criada pela Hubspot para acompanhar essa mudança. Por isso, ter pelo menos uma noção básica de Inbound já é um diferencial e tanto, demonstrando principalmente uma preocupação com a atualização.

Em seguida, bem ali juntinho, vem o marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais relevantes focado no público, em vez de na empresa. É uma das ferramentas mais valiosas do Inbound Marketing.

Contar com uma boa formação em Marketing, conhecer pessoas da área e ficar por dentro das ferramentas mais modernas de Marketing Digital podem realmente diferenciá-lo dos demais profissionais do mercado, permitindo um bom posicionamento na hora de conseguir uma vaga de gestor de marketing e crescer dentro da empresa! Então mãos à obra!

Aproveite o momento e conheça, as características dos novos profissionais de Marketing exigidas pelo mercado! E se ainda ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar suas impressões, não deixe de comentar aqui, logo embaixo:

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Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.