BLOG DA GRADUAÇÃO

Qual é o salário de um gestor público?

No dia a dia, o trabalho do gestor público consiste em identificar problemas e elaborar soluções eficazes para que a instituição — seja ela da área pública, da privada ou mesmo uma empresa do terceiro setor — tenha um bom rendimento e mais produtividade a longo prazo. Até aí você já sabia não é? Mas será que sabe também qual é o salário de um gestor público e como fazer para ingressar nessa carreira? Pois é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Então não perca:

Quanto ganha um gestor público?

Ampla área de atuação, diversas oportunidades de trabalho

Quem se forma em um curso de Gestão Pública pode atuar junto as três esferas do poder executivo: Municipal, Estadual e Federal. Além de trabalhar diretamente no governo, é possível atuar em empresas que prestam serviços para ele, como em ONGs e fundações.

O gestor público pode ingressar na área tanto como assessor quanto consultor e pode até mesmo seguir a carreira política, sendo um dos membros do poder executivo.

Exatamente pela amplitude de seu leque de atuação é que, normalmente, é possível encontrar ótimos salários. No entanto, a concorrência acaba sendo bastante alta, até porque, grande parte desses cargos são alcançados ou por meio de concursos públicos ou cargos de confiança. 

E quanto ganha um gestor público?

Em termos de remuneração, como concursado, o salário inicial nem sempre é alto e demora a aumentar, mas pode chegar a níveis altos ao longo da carreira. Já o cargo comissionado tem um salário inicial elevado, mas que se mantém estável.

É importante levar em conta que as remunerações dependem exclusivamente dos planos de cargos e salários de cada órgão de atuação. E, à medida que os profissionais vão se especializando, consequentemente sobem no plano de carreira do setor.

Podemos dizer que a remuneração inicial básica de um gestor público, no âmbito municipal, atuando diretamente em secretarias, é de R$ 2.020,00. A média geral de salário para a área pública estadual é de R$ 4.500,00, ao passo que a remuneração inicial para concursos do Ministério Público fica, atualmente, na faixa dos 13 mil e para o Ministério do Planejamento entre 14 até 16 mil.

A média inicial oferecida pelas carreiras federais também são bem atraentes, com salários iniciais de cerca de 11 mil reais. Já nas concessionárias de serviços públicos, fundações empresariais e ONGs o salário do gestor público poder variar entre 3 e 7 mil reais.

A verdade é que a área de Gestão Pública proporciona muitas oportunidades para seus profissionais. E se a especialização é sempre bem-vinda, o que ainda está esperando para investir em um bom curso de Gestão Pública?

Baixar ebook

Gestao Publica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.