BLOG DA GRADUAÇÃO

Qual o perfil do profissional de Enfermagem?

A escolha de qual profissão seguir sempre é cercada por algumas dúvidas e inseguranças. Quem está se preparando para prestar o vestibular sabe que esse momento é um tanto tenso, não é mesmo? Mas quando chegar o momento da inscrição não tem jeito, será preciso escolher um curso. Muitos vestibulandos, inclusive, desejam atuar na área da saúde, como profissional de Enfermagem.

Os motivos para escolha são os mais diferentes: vontade de ajudar o próximo, contribuir para o bem-estar da sociedade ou pelo amplo mercado de trabalho. Enfim, independentemente de qual seja a razão, o importante é conhecer bem a área que pretende atuar.

O Enfermeiro que trabalha em parceria com diversos outros especialistas e tem um dia a dia cheio de responsabilidades. Você já cogitou atuar nessa área? Sabe qual é o perfil de quem trabalha com isso? Para ter certeza que ser enfermeiro é exatamente o que gostaria, confira a seguir todas as informações que preparamos!

qual-e-o-perfil-do-profissional-de-enfermagem.jpg

É uma pessoa paciente

Durante o desempenho de suas funções, o profissional de Enfermagem estará em contato com diferentes pacientes que demonstrarão as mais variadas reações. Entre elas estão o medo de injeção, nervosismo, dores, receio em tomar remédio, entre outras.

Para lidar com essa situação é preciso muita paciência para prestar um atendimento de qualidade e adequado à necessidade de quem está sendo assistido. Essa é uma característica essencial de um(a) bom(a) enfermeiro(a), pois o seu dia a dia será muito corrido, mas, mesmo assim, ele precisará manter a paciência, calma e tranquilidade.

Além disso, ser uma pessoa atenciosa, que se preocupa com aqueles que estão sob o seu cuidado, é fundamental. Em diversos casos, o paciente estará em estado de saúde vulnerável, logo, receber um atendimento humanizado e atencioso fará toda diferença. Por esses motivos, ser uma pessoa paciente, que não se irrita ou perde o controle facilmente é o ideal para essa profissão.

Sabe manter o foco e a atenção

Outras características que são intrínsecas ao perfil do Enfermeiro são o foco e atenção para desempenhar suas funções. Isso porque, a rotina envolve a administração de medicação, cuidados para o bem-estar do paciente, além de muitas horas de atendimento, sobretudo, para aqueles que atuam em hospitais. Ou seja, é realmente bem puxada e repleta de responsabilidades.

Para conseguir prestar a assistência necessária e atender à prescrição médica é preciso manter foco e atenção total naquilo que está fazendo. Quem decide seguir a área de Enfermagem não pode ser disperso e se perder facilmente em suas tarefas, se esse é o seu caso, procure entender melhor se a profissão é realmente para você.

Baixar ebook

Tem senso de liderança e proatividade

A rotina do profissional será repleta de atividades e, em muitos momentos, ele precisará tomar decisões rápidas e assumir responsabilidades. Ao mesmo tempo em que transmite segurança e confiança tanto para o paciente quanto para os familiares e demais integrantes da equipe.

Quanto a isso, ter senso de liderança e proatividade são características fundamentais e esperadas de um bom enfermeiro. Conseguir tomar a frente em momentos decisivos pode fazer a diferença em um caso de urgência, por exemplo. Portanto, o enfermeiro precisa ter noção das funções e também capacidade de tomar atitudes por iniciativa própria.

Sabe lidar com as pessoas e tem boa comunicação

A atividade da Enfermagem é, sobretudo, cuidar e atender pessoas. Para o desenvolvimento dessas tarefas é imprescindível manter um bom relacionamento interpessoal. Ou seja, saber conversar e ouvir o próximo, ter habilidade de lidar com quem é diferente e prezar sempre pelo respeito.

Fora isso, ter boa comunicação é fundamental, pois é necessário se expressar com clareza, para explicar procedimentos ao paciente, médicos e familiares, por exemplo. Vale ressaltar que isso deve ser feito de forma calma e paciente.

Consegue trabalhar em equipe

O atendimento na área da saúde é essencialmente um trabalho em equipe, no qual cada envolvido tem uma tarefa importante a desempenhar e todos precisam estar em sintonia para que tudo dê certo. Além do mais, é preciso ficar atento ao trabalho dos colegas para prestar auxílio quando necessário.

No perfil do profissional de Enfermagem, o individualismo e o egoísmo não têm vez. A capacidade de atuar em conjunto é algo substancial, inclusive, porque se trata de atendimento a pessoas, que em diversos momentos estarão em estado crítico e cada integrante da equipe terá que buscar meios para ajudá-las.

Tem controle emocional para lidar em diferentes situações

No decorrer do dia a dia, o Enfermeiro enfrentará situações delicadas e difíceis, como pacientes em estado grave, fortes dores, problemas mentais e falecimentos. Além disso, precisam estar em contato com familiares nervosos e ávidos por informações e grande demanda de trabalho.

Esse é um trabalho que exigirá controle emocional, para lidar em momentos delicados da profissão e para que eles não sejam transportados para a sua vida pessoal.

Fora isso, ter uma postura otimista, porém realista, será um diferencial na sua atuação. Lembre-se de que o atendimento de um enfermeiro deve ser humanizado e respeitoso.

Consequentemente, alguém que tenha instabilidade emocional ou dificuldade em lidar com circunstâncias complicadas, dificilmente se enquadrará no perfil do profissional de Enfermagem.

Procura atualização técnica constantemente

A área da saúde está em constante evolução. Por isso, o bom profissional precisa se manter atualizado sobre as novas demandas, procedimentos, recomendações, uso de medicamentos e instrumentos médicos.

Um enfermeiro que deseja evoluir precisa buscar os mais diferentes meios para se atualizar e obter novos conhecimentos, que refletirão positivamente no desempenho das suas funções. Quanto a isso, o recomendado é fazer cursos de especialização na área de atuação, acompanhar artigos divulgados por revistas reconhecidas da área de saúde, ficar atento às recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

O perfil do enfermeiro se aplica a alguém que goste de aprender e que busque de todas as formas informações atualizadas e de qualidade. Ou seja, esteja disposto a ser um constante aprendiz para prestar um atendimento humanizado e correto aos pacientes.

E então, agora que você já conhece o perfil do profissional de Enfermagem, consegue dizer se essa área é para você? Aproveite e curta a nossa página no Facebook e fique atualizado sobre cursos e vestibular!

Baixar ebook

Enfermagem

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.