BLOG DA GRADUAÇÃO

Qual é o perfil do profissional de Direito?

Postado por Arthur Souto

Você já decidiu o que você quer ser: um profissional de Direito. Ótimo! Que bom que você já conseguiu fazer uma escolha sobre sua carreira, afinal, essa é, de fato, uma das decisões mais difíceis que temos que tomar em nossa vida de estudante.

Agora, duas perguntas: como você se imagina enquanto profissional? E como você acha que estará em sua profissão daqui a 5 ou 10 anos? Você deve ter se idealizado como um profissional de sucesso, com uma boa colocação e de destaque no mercado. Certo?

Pois é, todo mundo sonha mesmo em alcançar o sucesso e se destacar, mas qual será a fórmula para alcançar o tão sonhado êxito profissional? Primeiramente, é preciso aliar uma boa formação a um conjunto de habilidades, de atitudes e de competências.

Quer saber que habilidades são essas? Então, não deixe de ler o nosso post de hoje! Nele, listamos como deve ser o perfil do profissional de Direito — isso tudo, é claro, para você se tornar um advogado de referência.

qual-e-o-perfil-do-profissional-de-direito-1.jpg

Um profissional comunicativo

Se você deseja atuar no ramo do Direito, esteja certo de uma coisa: você vai ter que ler muito! Muito mesmo! Mas não é só de leitura que vive o bacharel em Direito.

Além disso, é preciso saber repassar com clareza todas aquelas informações as quais você aprendeu em anos e mais anos de leitura. Essa habilidade se torna muito mais fácil para os que já possuem a facilidade de se comunicarem bem.

Pessoas comunicativas costumam saber expressar bem suas ideias. Elas prendem a atenção dos ouvintes e sabem interagir de maneira adequada em uma conversa ou em uma apresentação.

E essas são aptidões importantíssimas para aqueles que pretendem se aventurar nesse ramo, afinal, esse profissional certamente terá que fazer arguições públicas, defendendo seu ponto de vista e suas teses.

Mas, se você não trouxe essas aptidões de berço, não se desespere! Existem técnicas que auxiliam o indivíduo a treinar suas habilidades de comunicação. Um bom coaching, por exemplo, pode ajudar no desenvolvimento e no treinamento dessa habilidade. Com uma boa dose de determinação e de persistência você chega lá!

Habilidades para trabalho em equipe

Interdisciplinaridade é uma palavra que bem define a atuação do profissional do Direito. Para atuar em uma demanda ou em um caso, o advogado terá que cumprir diversas etapas, coletando documentos, solicitando laudos, indo em busca de fatos, provas e por aí vai.

E ele não fará tudo isso trancado sozinho em seu escritório, mas terá que falar com pessoas, interagir com o cliente, trocar ideias com outros profissionais, enfim: terá que ter a habilidade de saber trabalhar em equipe.

É claro que haverá momentos em que será necessário o isolamento e a solidão, especialmente quando for redigir peças e documentos processuais. Mas, em boa parte do tempo, o então advogado terá que ter jogo de cintura para trabalhar em equipe. Por isso, se você quer se destacar nesse mercado tão acirrado, comece logo a treinar esse tipo de habilidade.

Baixar ebook

Uma excelente argumentação

Após produzir a defesa perfeita, o advogado terá que apresentá-la. Não tem jeito: tem que saber argumentar, sim — e muito bem!

Na maioria dos casos, o advogado estará defendendo ou acusando alguém e, para isso, terá que ter uma excelente capacidade de argumentação. Caso contrário, não conseguirá convencer a plateia do seu propósito e, fatalmente, não conseguirá o êxito: culpar ou inocentar alguém.

E isso é muito comum no universo do Direito. Às vezes, o profissional foi um ótimo aluno, teve excelentes notas, tem um currículo invejável, domina o conteúdo, mas não possui uma boa capacidade de argumentação. 

Por isso, se está mesmo decidido a prestar Enem e direcionar seus esforços para ser admitido no curso de Direito, trate logo de começar a treinar suas habilidades de argumentação!

A capacidade de se atualizar constantemente

A velocidade de informação nos dias de hoje é realmente fantástica. Se ficarmos um dia sem acessar a internet ou assistir ao noticiário, o resultado é que estaremos desinformados sobre um monte de notícias e de acontecimentos importantes.

Em se tratando do universo do Direito, essa questão toma contornos ainda mais fortes. Todos os dias, os tribunais tomam decisões diferentes que alteram o entendimento de questões.

Por exemplo, recentemente o STF mudou de opinião sobre o início do prazo para cumprimento de penas por pessoas condenadas. Resultado: importantes políticos e empresários foram presos.

Ou seja, o advogado tem que estar inteiramente informado sobre as mudanças e sobre as novidades da legislação — de preferência, em tempo real, já que essas decisões podem impactar significativamente a estratégia de defesa de possíveis clientes.

É claro que hoje existem aplicativos e outras ferramentas que facilitam a vida de quem trabalha nessa área. Mas, o fato é que profissional deve estar sempre de orelha em pé, antenado e informado sobre toda e qualquer notícia que impacte diretamente no seu trabalho. Atualização é palavra de ordem nessa profissão.

Um espírito investigativo e questionador

Em sua atuação, o profissional estará em contato diário com os mais diversos tipos de situações. Na verdade, cada caso é um caso e cada cliente é um cliente. Em suma: o profissional deve estar atento para entender cada situação em particular. Só assim será possível traçar uma estratégia de atuação.

E, para isso, é absolutamente imprescindível que o profissional tenha um espírito investigativo extremamente aguçado. Ele terá que questionar o cliente, confrontá-lo, propor cenários, testar teorias: basicamente exercer o seu papel de advogado.

Atuar na área do Direito exige mesmo uma série de habilidades e atitudes do profissional. Mas nada de outro mundo: com dedicação e perseverança, é possível treinar essas aptidões para se tornar um profissional de destaque.

E você, já possui em seu perfil todas essas habilidades? É fraco em alguma delas? Tem outra característica que você acha importante para o perfil do profissional de Direito e que não foi citada aqui? Compartilhe conosco suas ideias e suas percepções, deixando um comentário. Queremos ouvir o que você tem a dizer.

Baixar ebook

perfil do estudante de Direito, perfil do profissional de Direito

Arthur Souto

Arthur Souto

Prof. Arthur é mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba. Ele pontua que o mercado exige que os profissionais do direito tenham capacidade crítica de ver o mundo ao seu redor com uma postura humana e ética em relação às situações práticas que serão postas em sua atividade profissional.

MAIS LIDOS