Gestao de Recursos Humanos

Qual é o perfil do gestor de RH?

Ana Flávia da Fonseca
23-02-2018 8:29

Entender o perfil do gestor de RH ideal é uma tarefa que merece muita atenção, pois toda empresa precisa contar com uma equipe altamente qualificada nesse setor. Afinal, ele é responsável por selecionar e montar um time de colaboradores engajados e que vestem, de fato, a camisa da organização — um verdadeiro desafio nos dias atuais.

E não para por aí. Se antes era preciso ter conhecimento somente dos processos empresariais, hoje é fundamental ter noção de todos os aspectos que envolvem o negócio. O RH deve estar sempre um passo a frente, pensando em estratégias capazes de motivar o time, além de buscar parcerias que contribuam com o desenvolvimento pessoal e profissional do quadro de efetivos.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer saber quais são as principais habilidades e características que esse profissional deve ter? Então continue lendo e descubra!

qual-e-o-perfil-do-gestor-de-rh.jpg

Domina a área de gestão de pessoas

Parece uma característica óbvia, certo? Mas dominar a área de gestão de pessoas é algo muito mais complexo do que se pode imaginar. Lembre-se de que o mundo está em constante mudança e, para não ficar ultrapassado, o profissional de RH deve manter-se atualizado com as novas tendências e informações do mercado.

Somente assim será possível preparar a sua equipe para driblar os obstáculos diários e alcançar resultados satisfatórios.  Portanto, uma dica para o estudante que vai investir nessa área é: busque aprimorar constantemente os seus saberes.

Sabe dialogar

Outro atributo essencial é ser comunicativo. Mas não basta apenas saber se expressar e ter uma boa oratória. É fundamental também escutar as pessoas que o cerca e levar em conta a opinião dos colaboradores. Lembre-se de que você tem dois ouvidos e uma boca, então procure usá-los na devida proporção.

Ao prestar atenção nos comentários e feedbacks fornecidos — sejam eles positivos ou negativos —, o gestor não só conseguirá compreender melhor os sentimentos da equipe, como terá uma melhor percepção dos pontos fortes e fracos da empresa. A partir de então, será mais fácil desenvolver estratégias para melhorar o clima organizacional e os procedimentos internos.

Baixar ebook

Tem proatividade

O alto escalão administrativo não quer que a empresa seja apenas mais uma entre tantas outras. É nesse cenário que surge a importância da proatividade. O gestor de pessoas deve sair da zona de conforto e propor alternativas capazes de unir e engajar os colaboradores, para que possam buscar constantemente por ações de melhoria.

Como já dizia o ditado: nada cai do céu! Nesse contexto, cabe ao gestor de RH buscar pela inovação, usando a criatividade para deixar o lugar comum e apresentar soluções internas infalíveis.

Motiva a equipe

Nada de tratar a equipe como uma massa homogênea. Pelo contrário: esse profissional sabe da importância de conhecer bem as particularidades de cada colaborador, entendendo os seus anseios e expectativas.

Dessa forma, é possível elaborar meios para incentivar os colaboradores. Afinal, o gestor de RH sabe que um time mais motivado é sinônimo de mais produtividade. E — adivinha só? — isso significa melhores resultados para a instituição.

Lida bem com os desafios

A nova geração de profissionais de RH tira de letra os obstáculos. Aliás, os desafios são uma espécie de combustível para eles, deixando-os mais encorajados. Eles encaram qualquer dificuldade, transformando os percalços em fonte de aprendizado.

Já ouviu o termo resiliência? Ainda não? É simples: é a capacidade de encarar uma situação difícil e ainda assim dar a volta por cima. É não deixar se abater com os problemas do cotidiano. Essa característica, sem sombra de dúvidas, compõe o perfil do gestor de RH, pois esse profissional sabe lidar com situações adversas e conhece os caminhos para reverter determinados quadros a seu favor.

Busca o autoconhecimento

qual-e-o-perfil-do-gestor-de-rh.gif

O que estou fazendo de errado? O que posso aperfeiçoar? Quais são minhas qualidades e defeitos? O profissional de RH sabe que não há ninguém melhor do que ele próprio para responder essas questões. Ele tem plena noção de que o processo de autoconhecimento é a melhor maneira para trilhar uma trajetória de sucesso.

Ao se conhecer bem, ele consegue ter segurança para tomar decisões firmes e acertadas, uma vez que a sua ação não será pautada no achismo. Além do mais, ele conseguirá traçar planos e metas mais realistas — tanto para si próprio quanto para os colaboradores.

Administra bem o tempo

Com tantas obrigações, é praticamente impossível realizar todas as atividades em tempo hábil, certo? Errado! Um bom gestor de Recursos Humanos sabe gerir bem o seu tempo. Para ele, o relógio não é um inimigo — até porque ao ter tudo organizado e sistematizado, ele consegue efetivar as demandas no prazo correto.

Para isso, é fundamental estabelecer uma prioridade de tarefas e definir o prazo de entrega. Mas não é só isso. É essencial também dar preferência às atividades iniciadas, para não começar um novo exercício enquanto não terminar o anterior.

Identifica e retém talentos

O capital humano é parte vital de uma organização e é responsável diretamente pelo sucesso ou fracasso da mesma. Nada mais sábio, então, do que criar métodos para identificar e reter os talentos a fim de alçar voos mais altos, independentemente do setor da empresa.

É aí que entra o gestor de RH. Ciente da relevância do time para a vitória do negócio, ele domina estratégias para reduzir a rotatividade dos colaboradores e deixá-los satisfeitos com a empresa, fortalecendo inclusive o senso de coletividade.

Tornar o ambiente mais descontraído e leve, fazendo com que o dia a dia seja mais dinâmico e harmonioso, por exemplo, é uma das habilidades do gestor, que ainda consegue promover o bem-estar da equipe.

Se você pretende investir nessa área, pode se dedicar com afinco, pois as oportunidades são promissoras. E não precisa ficar com medo: caso você não possua alguma das habilidades ou características citadas neste post, saiba que é possível desenvolvê-las com treinamentos.

Já sabe qual é o perfil do gestor de RH e quer conhecer mais sobre esse universo? Então, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades. Há muitos conteúdos interessantes esperando por você!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos