BLOG DA GRADUAÇÃO

Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado em educação física?

Se você sonha em trabalhar com esportes ou outras atividades físicas, a carreira de educador físico é para você. Quem faz curso superior em educação física vai atuar com pessoas de todas as idades, promovendo saúde e qualidade de vida.

Porém, ao escolher essa profissão, o candidato se depara com duas modalidades: licenciatura e bacharelado. Você já sabe que quer estudar educação física, mas não sabe qual opção escolher? E agora, como decidir?

Nesse artigo, vamos mostrar a diferença entre licenciatura e bacharelado em Educação Física. Leia com atenção, descubra os detalhes de cada categoria e escolha aquela que mais se encaixa com você!

entenda-a-diferenca-entre-licenciatura-e-bacharelado-em-educacao-fisica.jpg

Licenciatura em Educação Física

A licenciatura prepara o aluno para ser professor. Com essa formação, ele se torna apto a dar aulas de Educação Física para a educação básica, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O profissional pode ainda atuar com pesquisas científicas na área.

O estudante do curso superior de licenciatura aprende a ensinar. Por isso, ao escolher essa modalidade, além de ter afinidade com a prática de atividade física e esportes, é necessário querer ser professor em escolas e gostar de trabalhar com grupos de crianças e jovens.

Parte da grade curricular do curso de licenciatura é voltada justamente para a área de didática, metodologia de ensino, planos de aula e estrutura escolar.

O campo de trabalho para os formados é amplo. A disciplina de Educação Física é obrigatória nas escolas. O professor pode concorrer em concursos públicos de escolas estaduais e municipais de educação básica e também trabalhar em escolas particulares.

O professor de Educação Física tem um papel muito importante na sociedade. É ele quem vai iniciar crianças no mundo do exercício físico, com o ensino e treinamento de modalidades esportivas, atividades de recreação ou lazer. Pode ainda treinar equipes escolares e organizar campeonatos esportivos ou outros eventos de recreação.

O curso de licenciatura em Educação Física tem duração de 3 anos.

Baixar ebook

Bacharelado em Educação Física

Já o curso superior de bacharelado em Educação Física permite a atuação profissional em áreas diversas, excluindo a educação básica (exclusiva para os formados em licenciatura).

O educador físico poderá trabalhar em academias, clubes, associações, hospitais, hotéis, spas, empresas, condomínios ou ainda atuar como personal trainer. Poderá também ser técnico ou preparador físico de equipes em alguma modalidade esportiva.

As aulas preparam o aluno para trabalhar com esportes em geral, treinamentos, programas de atividades físicas, condicionamento físico, entre outras habilidades.

A preocupação com a qualidade de vida e saúde tem levado cada vez mais pessoas a procurarem algum esporte ou atividade física com supervisão, o que faz com que o bacharel em Educação Física encontre muitas oportunidades de trabalho.

Para aqueles que sonham em ter o próprio negócio, os graduados podem se tornar empresários em academias ou clínicas esportivas, oferecer o serviço de personal trainer (que tem bastante procura) ou ainda ser consultores na área esportiva.

O curso de bacharelado em educação física tem duração de 4 anos.

A diferença entre licenciatura e bacharelado em educação física me impede de ser formado nas duas modalidades?

Como foi explicado acima, a licenciatura permite a atuação exclusivamente na educação básica, enquanto o bacharelado torna o profissional apto aos outros campos de trabalho.

Dessa forma, quem tem o diploma de licenciatura em Educação Física não pode trabalhar em uma academia, bem como o bacharel não pode ser professor de escola. Desse modo, é o aluno quem escolhe qual modalidade vai seguir.

Porém, isso não o impede de complementar sua formação. Por exemplo, o aluno fez os 4 anos do curso de bacharelado, mas quer ampliar sua área de atuação sendo professor de escola. Ele pode cursar a licenciatura em educação física e, como muitas disciplinas já cursou no bacharelado, pode pedir dispensa dessas matérias.

Portanto, o tempo de conclusão dessa segunda modalidade será menor. Informe-se quanto a essa opção em instituições de ensino reconhecidas na área.

diferenca-entre-licenciatura-e-bacharelado-em-educacao-fisica.gif

Como escolher o melhor curso de Educação Física?

Depois de decidida qual modalidade de Educação Física você pretende estudar, é necessário pesquisar quais instituições de ensino superior oferecem o curso.

A dica é fazer uma ampla pesquisa, considerando a estrutura, o histórico do local, tradição nessa área de ensino, corpo docente qualificado, bem como as parcerias para estágios. Considere esses quesitos e faça a escolha certa!

Sabemos que as aulas práticas são de extrema importância quando se trata de um curso superior, já que o aluno precisa se preparar para atuar no mercado de trabalho. Quando se trata do curso superior em Educação Física, a prática tem um peso maior ainda.

É importante que a instituição de ensino ofereça espaços esportivos amplos e modernos, como quadras poliesportivas, piscinas, pistas de atletismo, salas com aparelhos de musculação e ginástica, além de completos laboratórios de ensino. Verifique ainda se a instituição de ensino está atualizada com as novas tecnologias dessa área do conhecimento.

Escolhidos os locais onde você pretende estudar, veja como e quando é feito o processo seletivo ou ainda se a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é aceita como critério de avaliação. Comece a estudar e se planejar!

Caso precise, não hesite em procurar também todas as informações e requisitos sobre financiamento estudantil. Você vai descobrir que não é necessário adiar seu sonho de fazer o curso superior em Educação Física.

O mercado de trabalho é promissor

Ainda tem dúvidas quanto ao mercado de trabalho para educadores físicos? A sociedade está bem informada e sabe de todos os riscos para a saúde de uma vida sedentária. Então, muito mais do que a busca pelo corpo perfeito, as pessoas estão se dedicando a alguma atividade física pela saúde, em busca de qualidade de vida. Nesse cenário, a figura do educador físico é indispensável.

Agora que você já sabe a diferença entre licenciatura e bacharelado em Educação Física, pode planejar seu futuro. Com uma formação de qualidade, as portas do mercado de trabalho estarão sempre abertas para você. Vá em frente!

Gostou das nossas informações sobre o curso de Educação Física? Fique por dentro de outras dicas sobre ensino superior e mercado de trabalho curtindo nossa página do Facebook!

Baixar ebook

Educacao Fisica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.