BLOG DA GRADUAÇÃO

Quais são os principais obstáculos da área de TI?

A área de TI vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho pela grande quantidade de oportunidades que oferece, afinal, o aumento da importância da Tecnologia da Informação nas estratégias corporativas fez com que muitas organizações contratassem mais profissionais desse setor. O problema é que, na prática, nem todos os profissionais conseguem efetivamente atingir os objetivos traçados pelas companhias. Quer saber por quê?

Fato é que, diante da quantidade de profissionais pouco qualificados no mercado de TI, as empresas acabaram tendo que aumentar suas exigências em relação à contratação. Tanto que hoje os profissionais da área devem ter uma formação ampla, englobando conhecimentos em diversos setores. A falta de certificados ou de conhecimento em idiomas estrangeiros, por exemplo, pode não só dificultar, como impedir completamente sua ascensão profissional. Acompanhe nosso post para conhecer os maiores desafios da área de TI e se preparar para superá-los!

Desafios da Gestão de TI

Falta de domínio do inglês

Uma das maiores reclamações dos especialistas em Recursos Humanos diz respeito à falta de conhecimento em idiomas estrangeiros da maioria dos profissionais de TI (especialmente do inglês).

Esse conhecimento é primordial porque, como a maioria dos grandes sistemas e materiais técnicos está em inglês, a falta do domínio do idioma pode servir como limitadora de suas competências técnicas, prejudicando assim a carreira do profissional da área. Então comece a investir desde já no desenvolvimento dessa habilidade!

Baixar ebook

Não se manter atualizado

Uma das principais características da tecnologia é a velocidade como padrões e produtos mudam, certo? Regularmente, fabricantes de hardware e empresas de desenvolvimento atualizam seus catálogos com novas soluções, sempre mais modernas e funcionais.

Nesse cenário, o bom gestor de TI precisa ser capaz de acompanhar as mudanças do mercado, identificando quais tendências podem ser adaptadas ao perfil da empresa a fim de melhorar processos e aumentar o lucro da corporação.

Falta de preparo na gestão

A capacidade de um profissional de TI em gerenciar atividades, projetos e processos exerce influência direta na qualidade do serviço prestado por uma empresa.

Ao executar um bom trabalho, o especialista em Tecnologia da Informação consegue lidar com as demandas da empresa, conduzir projetos importantes e auxiliar os profissionais da área a atingirem seus objetivos e suas metas profissionais. Isso demandará espírito de liderança e uma boa dose de flexibilidade para lidar com perfis diferentes.

Não completar ciclos no cargo

Já que planejar uma carreira profissional nem sempre é possível, evitar ciclos curtos dentro de uma empresa, para não ter uma alta rotatividade, pode acabar se tornando um problema a longo prazo.

Quando um profissional salta de empresa em empresa, perde a oportunidade de acumular conhecimentos, melhorar sua rede de contatos e criar naturalmente uma boa imagem pessoal.

Falta de rapidez nas respostas

O gestor de TI pode monitorar com o máximo de cuidado toda a estrutura de redes, programar rotinas de manutenção e contar com excelentes sistemas de segurança que, ainda assim, equipamentos poderão apresentar falhas.

Nessas situações, sua capacidade de resposta é colocada em teste. E o que vai diferenciar um bom profissional é sua capacidade de identificar a raiz do problema para, com rapidez e precisão, buscar a melhor solução. Assim ele evita que a empresa sofra grandes prejuízos.

Viu como trabalhar na área de TI é uma atividade que exige conhecimentos que vão muito além da informática? Um bom profissional de Tecnologia da Informação deve ter uma formação contínua e multidisciplinar a fim de mostrar, dia após dia, que possui uma boa visão de negócio, facilidade em lidar com pessoas, resolver problemas e atingir metas de desempenho. Evitando falhas é que o profissional de TI pode planejar uma carreira de sucesso!

E você, como faz para melhorar seu desempenho no trabalho? O que ainda falta para alavancar sua carreira? Que tal investir em um bom curso tecnólogo em Gestão de TI para dar aquele empurrãozinho que tanto faltava? Não perca mais tempo!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.