BLOG DA GRADUAÇÃO

Quais são as principais tendências nas áreas da computação?

As áreas da computação têm uma característica bastante peculiar: são abrangentes e geram um grande número de demandas para os mais variados perfis profissionais.

Independente de qual seja o seu objetivo, você pode alcançar altos voos com a Tecnologia da Informação nas áreas da Ciências da Computação.

Do mesmo modo que o cientista é dotado de conhecimento em diferentes campos para chegar às suas conclusões, o cientista da computação atua de acordo com o seu alto nível de conhecimento em quase todos os campos de TI.

Em outras palavras, é um profissional capacitado para realizar pesquisas, inovações e desenvolvimento ligados à tecnologia — não sendo preciso ser um gênio para isso, como Einstein ou Newton.

Entretanto, após adquirir as competências necessárias, chegará o momento de se especializar e assim definir o seu futuro. Para fazer a escolha certa, é importante saber quais são as principais tendências na área, compreendendo se o campo de atuação escolhido é o que você deseja para sua vida e, principalmente, a relevância dele para o mercado de trabalho.

Mas, afinal, quais são as suas alternativas? Neste post, conheceremos as tendências mais quentes para os próximos anos. Então, sem mais delongas, vamos a elas!

quais-sao-as-principais-tendencias-nas-areas-da-computacao.jpg

Programação Paralela

É comum que poucos tenham ouvido falar sobre a programação paralela. Se for este o seu caso, pense em quando você pesquisou ou comprou um computador. Certamente, prestou atenção nas suas especificações, como memória RAM, capacidade de armazenamento e o processador.

Nos últimos 10 anos (aproximadamente) um certo tipo de processador ganhou popularidade no mercado: o multicore. Basicamente, são processadores que contém mais de um núcleo e que deram origem a classificações como dual core e quad core.

Os processadores multicore possuem performance muito superior, pois são capazes de desempenhar tarefas paralelamente. Ou seja, múltiplas solicitações ao mesmo tempo.

Com isso, surgiu a necessidade, por parte dos desenvolvedores de software, de criar aplicações que usem o paralelismo. É justamente aí que entra a programação paralela.

Resumindo, o cientista da computação que escolhe essa área deverá ser capaz de escrever programas com códigos que serão executados paralelamente. Como os processadores de múltiplos núcleos vieram para ficar, a demanda por esse profissional estará sempre em alta.

Desenvolvimento de jogos

Partiremos agora para uma das áreas da Ciência da Computação de maior interesse por parte dos futuros universitários (principalmente os jovens): a de desenvolvimento de jogos!

Não é novidade que os games fazem parte da vida das gerações X e Y (também conhecida como Millennial). Com isso, a oportunidade de começar a criar e desenvolver jogos se torna, para muitos, a realização de um sonho almejado desde a infância.

Existe uma equipe gigantesca por trás da criação de um jogo. Até que o mesmo chegue às prateleiras, envolve-se o trabalho de designers, animadores, especialistas em áudio e vídeo, roteiristas e outros.

Porém, é o programador quem garante o funcionamento de tudo. É o integrante que transforma todos os elementos e ideias, desenvolvidos pelo time todo, em um game capaz de conquistar os amantes de jogos eletrônicos.

O mercado para esses jogos, seja para consoles, computadores ou dispositivos móveis (smartphones e tablets), se encontra em ascensão mesmo durante a crise, tendo movimentado mais de 99 bilhões de dólares no mundo todo em 2016 (Newzoo).

Baixar ebook

Data Mining

Também conhecida como mineração de dados, o conceito de data mining tem se expandido. Isso na medida em que as empresas passam, cada vez mais, a buscar soluções mais eficientes para coletar dados relevantes com agilidade.

Técnicas como Business Intelligence e Data Warehousing são bons exemplos de investidas que as corporações adotam para aprimorarem suas análises e tomadas de decisão. Afinal, quanto mais informações nós temos, melhores serão as nossas decisões — como você está fazendo ao pesquisar cursos de graduação.

O especialista em mineração de dados é um profissional capaz de manusear programas específicos para a coleta, além, é claro, de coletar as informações que realmente interessam ao negócio.

Portanto, considerando que essas práticas se manterão como padrões em pequenas e médias empresas, o data mining é uma das áreas da computação com potencial imenso para formar uma carreira sólida e bem valorizada.

Cloud Computing

Você já ouviu falar em computação em nuvem, não é mesmo? Saiba que o termo não veio à tona por mero acaso. De fato, estamos nos referindo a uma tecnologia que está sendo ampliada em grande escala no mundo todo.

O cloud computing é um serviço fornecido por data centers, por meio dos seus servidores de rede. Tem como objetivo de disponibilizar recursos como armazenamento, processamento, aplicações e serviços por meio da Internet.

Ou seja, tudo que a empresa necessita é armazenado em um ambiente seguro e com maiores garantias de disponibilidade. A internet assume o papel de fazer essa interligação.

Por fim, trata-se de uma tecnologia que traz muitos benefícios para as empresas e, também, uma oportunidade aos profissionais para iniciarem em uma carreira promissora. Futuramente, um maior número de empresas, que dependem do setor de TI, farão a migração para a nuvem.

principais-tendencias-nas-areas-da-computacao.gif

E-learning

A informática nunca esteve tão presente na educação como atualmente. Muito disso se deve ao crescimento dos chamados cursos a distância, que fornecem ao estudante uma plataforma de aprendizagem online na qual se tem acesso aos conteúdos e canais de interação com professores.

No entanto, a modalidade não está limitada a universidades e instituições que oferecem outros tipos de curso. O e-learning corporativo tem sido uma ótima estratégia para empresas que visam engajar seus funcionários e assim melhorar os resultados.

Por fim, não podemos desconsiderar as várias instituições que fornecem cursos online para todo o tipo de público, inclusive nas áreas da computação.

Mas, de que forma você contribuirá para o e-learning? Todas as empresas e instituições de ensino necessitam de uma ótima plataforma e sistema computacional para fornecer os cursos, certo? Então, quem será que desenvolve o que elas precisam? Sim, o profissional de TI!

As áreas da computação oferecerão cada vez mais oportunidades

O crescimento da tecnologia é um fato consumado e que continuará acontecendo ao longo dos próximos anos (ou décadas), possibilitando a chegada de outras tendências inovadoras.

Tendo isso em mente, independentemente das áreas da computação pelas quais esteja considerando optar, é certo que você deverá continuar se atualizando e buscando por novos desafios durante a longa jornada que terá pela frente.

Portanto, não fique de fora das novidades — inclusive sobre as áreas da Ciência da computação — que surgem a todo instante: curta a nossa página no Facebook e as receba em sua linha do tempo!

Baixar ebook

Ciencia da Computacao

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.