BLOG DA GRADUAÇÃO

Quais são as principais áreas de atuação da psicologia?

Quando vem a nossa mente a figura do psicólogo, logo pensamos no atendimento clínico. Visualizamos um profissional em um consultório atendendo um paciente com algum tipo de problema emocional. Mas essa imagem está relacionada à Psicologia Clínica, uma das áreas de atuação da Psicologia.

Podemos dizer que a Psicologia é uma área de múltipla ação. O curso é uma ótima escolha para quem pensa no futuro e deseja ter um leque de opções para atuar. O psicólogo pode trabalhar em escolas, hospitais, clínicas, academias, empresas, universidades... e não para por aí!

Neste post, você vai conhecer algumas das áreas de atuação da Psicologia. E vai perceber que esse é um curso muito mais interessante do qu imagina. Vamos lá!

quais-sao-as-principais-areas-de-atuacao-da-psicologia.jpg

1. Psicologia Educacional ou Escolar

O profissional da área de Psicologia Educacional ou Escolar atua buscando a melhoria do desempenho dos alunos, auxiliando os professores e demais membros da sociedade acadêmica a solucionar os problemas de aprendizagem.

Ele pode aplicar testes relacionados à memória e atenção e conversar com os pais e funcionários da escola, a fim de auxiliar o professor em um planejamento mais voltado para as especificidades dos alunos.

O Psicólogo pode ainda aconselhar o aluno, ajudando-o a obter sucesso no cumprimento das tarefas, nas relações com as pessoas e na escolha da profissão.

2. Psicologia Organizacional e do Trabalho

Nas empresas, esse profissional utiliza técnicas da Psicologia aplicadas ao trabalho. Ele pode atuar nos processos de recrutamento e seleção de funcionários, treinamento e desenvolvimento das equipes e também no setor de Departamento Pessoal, desenvolvendo atividades relacionadas à contratação e desligamento.

Atualmente, as empresas estão buscando o psicólogo para promover um ambiente saudável entre os colaboradores. Ele pode auxiliar os funcionários na organização do trabalho, por exemplo.

3. Psicologia de Trânsito

O psicólogo que atua nessa área desempenha funções diversas. Ele realiza avaliações psicológicas com motoristas e futuros condutores, além de estudos e ações educativas com funcionários de centros de formação de condutores e examinadores de trânsito e ações socioeducativas com condutores infratores, pedestres e ciclistas.

Esse profissional pode ainda realizar estudos sobre os efeitos psicológicos causados pelo consumo de drogas e outras substâncias químicas em situações que envolvem o trânsito.

Baixar ebook

4. Psicologia Jurídica

O psicólogo jurídico atua no âmbito da Justiça, planejando e executando políticas voltadas para a cidadania, direitos humanos, prevenção e combate à violência. Ele orienta os juristas e os que vão passar por alguma intervenção, avaliando as características dos indivíduos e fornecendo subsídio ao processo judicial.

O psicólogo pode, ainda, acompanhar crianças que estão passando pelo processo de adoção, desenvolver estudos na área criminal, dentre outras coisas.

5. Psicologia do Esporte

O psicólogo do esporte atua auxiliando o atleta em questões relacionadas ao rendimento, foco, ansiedade, medo e outros problemas que acompanham os competidores.

Ele pode desenvolver um trabalho com os técnicos e comissões técnicas, orientando-os a fazer uso dos princípios da Psicologia voltado para o alcance de uma boa saúde mental, máximo rendimento e performance, por exemplo.

Esse profissional é bastante procurado pelos pais que estão em dúvida de qual atividade esportiva escolher para os filhos. Então, ele auxilia nessa escolha e ainda orienta as famílias sobre comportamentos diante dos treinos e competições.

6. Psicologia Clínica

O psicólogo clínico auxilia os pacientes na compreensão, prevenção e alívio do sofrimento de fundo psicológico. Costuma concentrar os atendimentos em grupos como jovens, casais, crianças, famílias e outros.

O profissional pode atuar ainda em hospitais, na preparação de pacientes na entrada, permanência e alta hospitalar e preparando a equipe em relação à conduta a ser adotada nas relações com os pacientes e famílias.

Hoje em dia, existem muitos profissionais que fazem o atendimento online, o que tem agradado muitos psicólogos e pacientes.

7. Psicologia Ambiental

O profissional que atua com a Psicologia Ambiental estuda as interações entre as pessoas e o ambiente físico, seja ele construído ou natural. É uma área relativamente nova e que mantém forte relação com outras áreas, como sociologia e antropologia urbana, paisagismo, arquitetura, urbanismo, geografia e outras. Esse campo vai ganhar muita força nos próximos anos!

areas-de-atuacao-da-psicologia.gif

8. Psicopedagogia

Essa é uma área em que o profissional investiga e intervém nos processos de aprendizagem voltados para habilidades e conteúdos acadêmicos. Ele detecta a dificuldade dos alunos e faz as devidas intervenções para que eles consigam prosseguir no ensino regular. Esse psicólogo contribui bastante para a redução do índice de fracasso escolar.

9. Psicomotricidade

O profissional atua na área da Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora e auxilia as pessoas no seu desenvolvimento, prevenção e reabilitação. Ele participa do planejamento das atividades das clínicas de reabilitação e realiza parecer psicomotor.

Nas escolas, por exemplo, ele orienta os profissionais da instituição quanto ao desenvolvimento psicomotor na evolução do desenvolvimento infantil. E não para por aí! Ele pode ainda desenvolver atividades com pessoas portadoras de deficiências e orientar a família para que ela seja capaz de estimular o paciente e identificar possíveis melhorias e dificuldades durante o tratamento.

10. Psicologia Social

O psicólogo que trabalha na área social atua realizando pesquisas sobre a relação do indivíduo com a sociedade, podendo atuar em diversos espaços, como asilos, penitenciárias, instituições acadêmicas, agências de publicidade, organizações não governamentais e muitos outros ambientes.

Diante dos resultados dessas pesquisas, ele propõe políticas e ações para a comunidade em geral, para os movimentos sociais, para os consumidores e outros.

11. Neuropsicologia

O profissional que atua na Neuropsicologia estuda as relações entre o cérebro e os comportamentos. Ele utiliza instrumentos para avaliar habilidades de atenção, memória, percepção, raciocínio, linguagem, afeto, funções motoras e outras. O psicólogo pode ainda acompanhar o tratamento de pessoas que sofreram lesões traumáticas, ajudando-as a retomar a vida produtiva.

Você viu a quantidade de áreas em que o psicólogo pode atuar? E olha que nós não chegamos a listar todas elas, mas deu pra você ter uma ideia boa de como esse profissional tem bastante espaço no mercado, não é? Ele pode ainda ser um consultor, lecionar disciplinas relacionadas à Psicologia e muitas outras coisas.

E não para por aí: com as demandas contemporâneas, a perspectiva é de que os campos de atuação se fortaleçam, aumentando as oportunidades para os psicólogos. Isso é ótimo!

E aí? Gostou de conhecer mais sobre as áreas de atuação na Psicologia? Então, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Baixar ebook

Psicologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.