BLOG DA GRADUAÇÃO

Quais são as principais áreas de atuação da Enfermagem?

Engana-se quem imagina que a atuação do enfermeiro está restrita ao papel de auxiliar os médicos e pacientes dentro dos hospitais e clínicas. Uma evolução aconteceu nas áreas de atuação da enfermagem, sendo que hoje as oportunidades foram ampliadas e este profissional está apto para exercer funções nos campos da consultoria, auditoria, pesquisa, ensino e gestão.

A região Sudeste concentra a maioria dos recém-formados, porém no Nordeste a concentração é menor, por isso as oportunidades no mercado de trabalho são maiores. Aproximadamente 60% dos profissionais atuam no setor público, conforme estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2015.

As novas áreas de atuação do enfermeiro proporcionaram a estes profissionais um mercado de trabalho muito melhor, tanto em possibilidades quanto em remuneração. Acompanhe neste artigo os principais campos de trabalho do enfermeiro e como atua o profissional deste segmento.

quais-sao-as-principais-areas-de-atuacao-da-enfermagem.jpg

A mudança na atuação dentro dos hospitais

A maioria das pessoas conhece muito bem esta área de atuação da enfermagem, mas o que muitos não sabem é que a realidade deste profissional dentro dos hospitais mudou bastante. Hoje, os enfermeiros fazem parte de uma equipe multidisciplinar que trabalha de forma sincronizada com os médicos, que estão abertos ao diálogo e a troca de experiência com os enfermeiros.

Muitos profissionais da enfermagem cooperam dentro dos locais em que trabalham com autonomia e poder de decisão. Este fator tem promovido melhorias nos resultados dos hospitais, se pensarmos neles como uma grande empresa que são, e contribuído para valorização do enfermeiro no mercado de trabalho.

Cuidados especiais em relação à saúde da família

A saúde da família é uma das áreas de atuação do enfermeiro que está em expansão. O governo federal mantém um programa que conta com enfermeiro, além de auxiliar de enfermagem, agentes comunitários e médicos. São responsáveis pela atenção à saúde básica da família e desenvolvem o trabalho em comunidades.

A equipe do PSF — Programa Saúde da Família atua com ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde da família de forma integral e contínua. O programa já alcançou resultados excelentes, por isso o Ministério da Saúde tem estimulado a ampliação de equipes em todo Brasil, o que gera impacto positivo para crescimento do mercado de trabalho do enfermeiro.

Trabalho nas redes de atenção básica à saúde

A rede de atenção básica à saúde é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde - SUS e tem como parâmetro de organização a divisão geográfica, conforme as necessidades de seus usuários. Foi criada para garantir acesso aos serviços e ações de saúde e para atender de forma integral toda população do país.

Ao optar por uma das áreas de atuação da enfermagem, o profissional deverá utilizar tecnologias para a promoção e prevenção de riscos com o objetivo de garantir o funcionamento com qualidade de serviços tanto públicos quanto privados.

A rede básica de saúde necessita de uma equipe multidisciplinar para exercer suas funções, portanto há muitas possibilidades de emprego no setor público.

Baixar ebook

Atuação no campo do ensino e pesquisa

É possível encontrar várias frentes de trabalho nas áreas de atuação de enfermagem. O profissional poderá desempenhar funções como: docente em escolas e universidades, ministrando aulas práticas ou teóricas; orientar projetos de pesquisa; desenvolver estudos científicos ou participar da equipe editorial de revistas.

Com a crescente oferta de cursos de graduação, pós-graduação e especializações, e com a participação destes profissionais nas indústrias para desenvolverem projetos de pesquisa, a busca por enfermeiros vem crescendo de forma intensa.

Funções na área de atuação da Enfermagem do trabalho

A crescente preocupação das empresas em relação à saúde e bem-estar de seus funcionários abriu para os enfermeiros a oportunidade de trabalhar dentro de grandes empresas, além do setor público.

Nestas áreas de atuação do enfermeiro, ele prestará atendimento ambulatorial, acompanhará programas de prevenção e manutenção da saúde e irá desenvolver trabalhos voltados para grupos de riscos específicos que envolvam trabalhadores a fim de promover a melhoria da qualidade de vida.

No mercado de trabalho a demanda por estes profissionais vem ganhando força, uma vez que as empresas têm dedicado maior atenção à saúde e cuidado de suas equipes.

Oportunidades na área de auditoria e gestão

As possibilidades de trabalho aumentaram com a entrada do profissional de enfermagem para atuar no campo da gestão.  

Aqui, o enfermeiro poderá exercer atividades dentro ou fora de hospitais. As funções estão ligadas a controlar projetos, implementar novos protocolos, controlar o uso de materiais e medicamentos, além de preparar hospitais para receber certificados de qualidade.

Portanto, as oportunidades no mercado de trabalho têm exigido um profissional mais completo e que reúna alguns diferenciais: conhecimento qualificado, boa liderança administrativa, habilidades para gerenciar e autonomia para atingir as metas com qualidade e bons indicadores.

Home Care: atendimento em domicílio

Um serviço que vem ganhando cada vez mais destaque nas áreas de atuação da enfermagem é o Home Care, ou atendimento domiciliar.

Os profissionais que atuam neste campo têm como principal atividade dar assistência aos pacientes em suas residências, com a mesma atenção e cuidado que receberiam dentro dos hospitais e clínicas. A procura maior se dá no cuidado com idosos, que podem muitas vezes substituir a hospitalização pelo home care, dependendo das suas necessidades.

É um serviço muito comum nos Estados Unidos e que tem se expandido pelo Brasil, ganhando cada vez mais força. Portanto, o mercado de trabalho tem muitas oportunidades nesta área para os futuros enfermeiros.

As transformações ocorridas ao longo dos anos nesta profissão têm mostrado que o mercado de trabalho necessita cada vez mais de pessoas preparadas, atualizadas, que estudaram e que têm habilidades múltiplas para promover a saúde em várias frentes de trabalho: como hospitais, clínicas, empresas e setores da saúde pública.

A remuneração está diretamente relacionada às áreas de atuação do enfermeiro, região onde se encontra e o tipo de serviço prestado. É um mercado promissor e amplo, cheio de oportunidades para estudantes que precisam decidir qual carreira devem seguir, mas se veem muitas vezes perdidos em meio aos palpites de familiares e amigos.

Se você gostou de conhecer sobre as áreas de atuação da enfermagem, curta nossa página no Facebook para acompanhar todas as novidades que publicamos aqui no blog.

Baixar ebook

Enfermagem

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.