BLOG DA GRADUAÇÃO

Quais são as principais áreas de atuação da educação física?

Postado por Felipe Brandão

A paixão por esportes e pela prática de atividades físicas pode ser uma pista de que você poderá se dar muito bem atuando como um profissional de educação física. Mas ao contrário do que muita gente por aí pensa, não é preciso ser um atleta para trabalhar na área.

O que um educador físico precisa mesmo é saber lidar com as pessoas e querer cuidar da saúde da população, além de contribuir com a melhoria da sua qualidade de vida. Se identificou?

Então conheça agora as principais áreas de atuação da educação física, um mercado que se torna cada vez mais amplo. Confira!

quais-sao-as-principais-areas-de-atuacao-da-educacao-fisica.jpg

Quais são as modalidades de formação em Educação Física?

Quem faz um curso de Educação Física pode escolher entre 2 modalidades oferecidas pelas universidades e faculdades em todo o país: a Licenciatura ou o Bacharelado.

Em ambas o aluno desenvolverá a capacidade de planejar, supervisionar e coordenar atividades físicas, esportivas e recreativas. A diferença entre essas modalidades está na área de atuação do profissional.

Bacharelado

Prepara o estudante para trabalhar em academias, clubes esportivos, escolinhas, centros de lazer, hotéis, pousadas, hospitais, spas, clínicas médicas, entre outros.

Duração do curso

4 anos

O que você vai estudar?

O profissional de educação física precisa conhecer e entender o funcionamento do corpo humano para poder preparar as atividades da maneira mais adequada. Por isso, além das matérias específicas, como anatomia, ortopedia e fisiologia, o curso aborda conhecimentos sobre estatística, administração e economia.

Baixar ebook

Licenciatura

Modalidade voltada para quem deseja trabalhar em escolas, tanto na rede pública quanto na rede privada, dando aula para estudantes dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio.

Duração do curso

3 anos, mas se o aluno quiser ele pode estudar por mais um ano e se formar também como bacharel.

O que você vai estudar?

A licenciatura inclui ainda disciplinas sobre o processo pedagógico, práticas e psicologia da educação.

Como é o mercado de trabalho nessa área?

Como você já pôde perceber, não é só nas escolas e academias que encontramos o profissional de educação física. Com o passar do tempo, a profissão veio evoluindo e desenvolvendo novas técnicas, o que ampliou o leque de oportunidades para quem escolhe essa importante carreira.

O cenário favorável ao crescimento dessa profissão também está ligado a um momento da sociedade. Atualmente, as pessoas estão se interessando cada vez mais pela prática de atividades físicas, não só para ter um corpo bonito, mas também para buscar uma vida mais saudável e ativa, a fim de evitar doenças e retardar o envelhecimento.

Quais são as áreas de atuação da Educação Física?

Os profissionais formados na modalidade de licenciatura são os únicos que podem trabalhar na Educação Básica, dando aulas para crianças, adolescentes e jovens em escolas das redes pública e privada.

Já o bacharel em Educação Física tem muito mais espaço no mercado de trabalho, podendo encontrar oportunidades em diversos segmentos, públicos ou privados. Seja onde for a sua atuação, o profissional será responsável por definir a atividade, bem como a sua intensidade e frequência, de acordo com as necessidades e limites de cada pessoa.

Veja agora, em detalhes, em quais áreas você pode atuar ao se formar como bacharel de Educação Física.

Condicionamento físico

É a função do personal trainer, profissional que vai orientar a realização de exercícios em academias de ginástica, clubes esportivos, empresas, indústrias, praças, parques ou residências. O personal trainer pensa e elabora atividades específicas, de acordo com o perfil de cada aluno.

Recreação

O educador físico pode trabalhar em hotéis, spas, pousadas, resorts, cruzeiros de navio e clubes de esportes e de lazer com o entretenimento de hóspedes e turistas.

principais-areas-de-atuacao-da-educacao-fisica.gif

Turismo ecológico

É o responsável por desenvolver programas de esportes de aventura em meio à natureza. Estão incluídas aqui as atividades ao ar livre, como caminhadas, trilhas e montanhismo.

Performance

O profissional atua com foco na preparação de atividades físicas para uma pessoa ou uma equipe que tem o objetivo de obter um alto rendimento em competições esportivas.

Reabilitação

Nessa área, a função do profissional de educação física é auxiliar na recuperação de pacientes com algum tipo de lesão ou que tenham feito cirurgia recentemente. Também cabe a ele ajudar a prevenir doenças ou outros problemas físicos e também melhorar o condicionamento físico do indivíduo. Pode atuar em hospitais e clínicas de reabilitação.

Esportes

O educador físico pode se especializar na prática de modalidades esportivas, como danças, lutas (boxe e muay thai, por exemplo), ioga, ciclismo, corrida, pole dance, etc.

Uma das atividades, que vem se tornando muito popular nos últimos anos, é o CrossFit. O esporte consiste em um circuito funcional de alta intensidade, baseado no treinamento militar, responsável por trabalhar respiração, flexibilidade, força, velocidade, equilíbrio, entre outros aspectos.

Gestão

O profissional passa a exercer um cargo de gestor, sendo responsável pelo gerenciamento de estabelecimentos que oferecem atividades físicas para a população.

Ginástica laboral

O profissional pode atuar em empresas e indústrias preparando e executando exercícios com os funcionários, a fim de prevenir doenças e problemas físicos que possam ser causados pela atividade realizada na organização, especialmente aquelas mais repetitivas.

Grupos especiais

A atuação é voltada para crianças, gestantes, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência, visando a promoção da saúde, o desenvolvimento de habilidades motoras e a inclusão social.

Qual caminho escolher?

Das tradicionais aulas de educação física nas escolas à docência e coordenação no Ensino Superior. Dos cargos de gestão à função de personal trainer em academias e clubes sem falar na possibilidade de ter o seu próprio negócio, são muitas as oportunidades na área de Educação Física.

Diante de tantas possibilidades de trabalho, caberá a você decidir qual é o ramo que mais se aproxima do seu perfil e da forma como deseja contribuir com a promoção da saúde de crianças, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Agora que você conhece as áreas de atuação da Educação Física, já pode trilhar o seu caminho na profissão focando no campo em que mais deseja atuar.

Para saber mais sobre este assunto e ficar por dentro das nossas atualizações, curta a nossa página no Facebook!

Baixar ebook

Educacao Fisica

Felipe Brandão

Felipe Brandão

Graduado em Educação Física. É Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal; Mestre em Medicina do Esporte pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, UC, Paraguai. Possui experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Fisiologia do Exercício, Ética Profissional em Educação Física, Planejamento e Gestão do Ensino-Aprendizagem, Judô (Lutas) e Metodologia Científica.

MAIS LIDOS