BLOG DA GRADUAÇÃO

Quais são as habilidades necessárias para ser um contador?

A profissão contábil é uma das mais promissoras do mercado financeiro para os próximos anos. É o que afirma uma matéria do Estadão, em que é possível ler também que a demanda por redução de custos na empresa faz desse profissional um dos mais importantes em tal processo.

Sendo assim, o curso de Ciências Contábeis se torna ainda mais atrativo para os estudantes que estão querendo cursar uma faculdade. Então, se você é um deles, saiba agora quais são as habilidades necessárias para ser um contador e comece já a desenvolvê-las!

quais-sao-as-habilidades-necessarias-para-ser-um-contador.jpg

Ética

Ser ético não deve ser uma habilidade exclusiva a contadores, mas, como todo bom profissional, esse também precisa atuar segundo os valores que norteiam uma boa conduta.

O Conselho de Contabilidade, aliás, tem um código profissional que embasa a atuação do contabilista e que indica quais são as atitudes que devem ser adotadas em uma ou outra situação.

Ainda assim, mesmo que haja esse documento, tais profissionais precisam ficar atentos às suas ações para que a honestidade seja sempre o norteador de suas atividades.

Disposição para a qualificação

Os melhores contadores são aqueles que estão atentos a todas as novidades do mercado. E, para ficar antenado ao que acontece nesse segmento de atuação, é necessário ter bastante disposição para continuar os estudos mesmo depois da graduação.

Assim, participar de congressos, seminários e palestras, bem como buscar uma especialização, é fundamental para adquirir novos conhecimentos e, com isso, desenvolver melhor o trabalho prestado.

Conhecimentos em informática

De fato, as tecnologias já dominaram o campo das Ciências Contábeis. Atualmente, muitos dos registros e sistemas tributários exigem que o contador entenda de softwares, aplicativos, certificados digitais, dentre outros, para exercer suas funções.

Mas há também outros benefícios desse tipo de conhecimento que trazem diferenciais a um contabilista. Dentre eles, podemos citar a inovação — que facilita processos — e a redução de custos com a automação de atividades.

Comunicação

A comunicação é uma habilidade bastante desejada em um contador. Isso porque tal profissional precisa saber transmitir — tanto de forma oral quanto escrita — as informações da sua área de maneira clara e precisa para aqueles cujo serviço é prestado.

Saber redigir um relatório, mandar um e-mail e apresentar-se adequadamente durante uma reunião é fundamental para ter destaque e para transmitir confiança àqueles com os quais se interage.

Negociação

Saber negociar preços e avaliar desempenhos, agregando valor aos interesses de uma empresa, também são funções desejadas aos profissionais de Ciências Contábeis.

Assim, saber como adicionar vantagens competitivas à contabilidade de uma empresa é uma competência muito desejada.

Espírito de equipe

Um contador nunca trabalha sozinho. Frequentemente, ele precisa do apoio de outras áreas — tais como a administrativa, comercial e jurídica — para desempenhar suas atividades.

Por isso, o contador precisa saber como interagir com esses profissionais, transmitindo uma informação, acatando uma crítica, ajudando os colegas etc.

Afinal, o trabalho em conjunto é fundamental para que a contabilidade de uma empresa esteja em dia, e essencial para o bom desempenho na área.

Baixar ebook

Conhecimento sobre ferramentas de controle

Ter conhecimento teórico e prático sobre as principais ferramentas de gestão, tal como orçamentos, custos, fluxo de caixa, etc., é imprescindível para todo profissional que quer atuar como contador.

E, como essas atividades exigem conhecimentos matemáticos — em sua maior parte —, ter essa competência relacionada também é desejado.

Liderança

É fato: todo contabilista que pretende crescer na carreira precisa desenvolver as habilidades de um líder. E, seja no próprio negócio ou como funcionário de uma empresa, para estar à frente de uma equipe é preciso saber lidar com conflitos, delegar tarefas e se relacionar com pessoas diferentes.

Por isso, ainda na faculdade, procure desenvolver tais habilidades para ter destaque no mercado e poder aproveitar as melhores oportunidades.

Processamento de informações

Ter desenvoltura na análise e no processamento de informações talvez seja uma das maiores habilidades necessárias para ser um contador. Isso porque a capacidade de reunir, entender, sintetizar e reescrever dados é essencial à profissão.

Aliás, saber acompanhar o mercado e desenvolver um pensamento crítico ajuda bastante o contador a desenvolver a habilidade de processar informações.

Bagagem legal

Conhecer profundamente a legislação do país e acompanhar as atividades obrigatórias referentes à contabilidade de uma organização é outra das habilidades desejadas aos profissionais de contabilidade.

Estar atento às leis nacionais e internacionais para o planejamento tributário e fiscal de uma empresa, por exemplo, é essencial para o desempenho na área.

Empreendedorismo

É possível ser um contador e ainda assim ter o próprio negócio? Se você tiver as competências empreendedoras, é possível sim!

Para isso, procure entender o que é preciso para desenvolver um negócio inovador, assumir riscos, gerir processos e pessoas, criar soluções criativas para problemas de um público-alvo, dentre outras.

Falar outras línguas

Sabemos que, com o mercado cada vez mais globalizado, falar outras línguas é cada vez mais essencial para ampliar as chances de conseguir um bom emprego.

E, como muitas vagas bastante interessantes no ramo são divulgadas por empresas multinacionais, saber o inglês e o espanhol, por exemplo, podem ser um diferencial-chave em um processo seletivo.

Estratégia

Entender o cenário no qual uma empresa está inserida, com a capacidade de planejar ações e se antecipar a elas, assim como desenvolver atividades de curto, médio e longo prazos, são algumas das habilidades esperadas de um estrategista.

E, sem dúvida, seja na área específica de atuação ou trabalhando em conjunto a outros setores, um contador precisará ter tal tipo de visão para desempenhar bem suas atividades.

Relacionamento externo

Por fim, um contador precisará fazer negociações e acordos com o público externo da organização na qual trabalha. E, mesmo que o segmento de atuação da organização seja privado, por exemplo, ele ainda terá que se relacionar com instituições do terceiro setor, órgãos governamentais, financeiras, dentre outros.

Nesse sentido, quanto melhor for o relacionamento externo desenvolvido, mais vantagens competitivas o profissional será capaz de trazer para a empresa.

Agora, é importante ressaltar que as habilidades necessárias para ser um contador, listadas neste post, não precisam ser inatas — ou seja, elas podem, sim, ser adquiridas.

Portanto, faça cursos, converse com profissionais já formados e invista no desenvolvimento de sua carreira para aprimorar as competências que já tem e para progredir em outras!

E, para ficar por dentro de ainda mais dicas profissionais na área de Ciências Contábeis, siga a nossa página no Facebook!

Baixar ebook

Ciencias Contabeis

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.