BLOG DA GRADUAÇÃO

Quais são as atividades de um gestor de TI?

Os profissionais responsáveis por toda a área digital de uma empresa têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho nos últimos anos. Afinal, com o aumento da importância da Tecnologia da Informação para as estratégias corporativas, contar com um as especialidades de um gestor de TI se tornou indispensável.

Mas o que faz um gestor de TI? Já podemos adiantar que esse profissional é capaz de lidar com conceitos humanos, organizacionais, administrativos e técnicos. Ele trabalha com sistemas de processamento de dados, avalia colaboradores e maneja projetos de TI com o propósito de tornar a empresa mais competitiva. Quer saber mais? Então acompanhe o nosso post de hoje:

Atividades gestor de TI

Multidisciplinaridade

Nos últimos anos, a informática evoluiu a ponto de ser insubstituível para várias atividades humanas e corporativas. Nas empresas, a tecnologia se tornou fonte de inovação e de otimização de recursos.

Nesse cenário, inúmeras companhias passaram a procurar por profissionais capazes de manter toda a estrutura digital da empresa funcionando corretamente. Esse é o gestor de TI! Com sua formação multidisciplinar, ele atua em diversos setores para melhorar estratégias operacionais, otimizar processos e aumentar a inovação corporativa.

Administração

Entre as diversas funções de um gestor de TI está a administração de novos projetos de informática corporativa, criando soluções que melhorem o dia a dia dos colaboradores de uma empresa.

Isso pode ser feito, por exemplo, com um trabalho contínuo com os profissionais de Rede, para garantir que soluções de cloud computing e processamento remoto funcionem plenamente.

Baixar ebook

Automação

O gestor de TI também pode implementar rotinas e sistemas de automação, que reduzem o tempo gasto para a execução das tarefas diárias. Assim, com o auxílio de softwares, ele monitora os recursos digitais da empresa, melhorando o tempo de resposta a falhas e eventuais problemas de hardware.

Flexibilidade

Mas para ser um bom gestor de TI, não basta ter apenas grande conhecimento de informática, viu? O profissional dessa área tem que ter uma grande flexibilidade e capacidade de lidar com pessoas.

Nesse sentido, identificar tendências e oportunidades de negócio é o primeiro passo para conseguir integrar boas ideias com o perfil da empresa. Para ser bem-sucedido nessa tarefa, o gestor de TI também deve ter um fluxo de aprendizado constante, sempre procurando renovar sua formação.

Eficiência

Já faz um bom tempo que as atividades ligadas à Tecnologia da Informação estão em alta no mercado de trabalho. E essa manutenção no topo se explica pelo fato de que, conforme as soluções digitais passaram a ganhar espaço nas estratégias de mercado de corporações no mundo todo, a busca por profissionais capazes de gerenciar equipes, negociar consultorias e otimizar a estrutura de TI de um negócio cresceu.

Hoje, as atividades de um gestor de TI se integram com todos os setores de uma empresa, sendo vitais para garantir que todos os colaboradores tenham acesso aos recursos digitais (softwares, sistemas de rede e afins) da companhia. Justamente por isso, a formação desse profissional envolve conhecimentos administrativos, tecnológicos e logísticos, dando conta, no dia a dia, de conciliar inovação e negociação com a busca por resultados.

E você, já pensou em ser um gestor de TI? Comente aqui e compartilhe sua opinião sobre a profissão conosco! E aproveite para conferir este nosso outro post sobre as principais competências que todo bom gestor de TI deve ter!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Aline Carolina da Silva

Aline Carolina da Silva

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe. É Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental. Atualmente faz Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Estudo de Impacto Ambiental, Plano de Gestão de Resíduos, Plano de Saneamento, Usina de Compostagem, Plano de Coleta Seletiva, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, além de experiência em Consultoria Ambiental prestado a diversos órgão e Empresas dos Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Tem como Hobby ler livros de mistério e romance, além da dança.