BLOG DA GRADUAÇÃO

Quais os principais desafios enfrentados por um gestor de TI?

De acordo com a consultoria IDC, mesmo com a recessão econômica do país — com movimentação de US$ 165,6 bilhões e um crescimento de 5% em relação a 2014 - mercado nacional de Tecnologia da Informação está em expansão. Uma pesquisa da Cisco identificou que faltam mais de 117 mil profissionais especializados em redes e conectividade e, sobretudo, em gestão de TI.

São muitas as oportunidades e possibilidades que os profissionais de TI  têm para atuar no segmento, mas o caminho para ter uma carreira sólida e de sucesso é rodeado de desafios e disputas. Se você está interessado em trilhar carreira em gestão de TI, preste atenção neste post, pois aqui iremos falar sobre os principais desafios da área e dar algumas dicas de como enfrentá-los. Acompanhe!

Gestor de TI

A TI precisa ser gerenciada como um negócio dentro do próprio negócio

Nos últimos anos, a tecnologia assumiu um papel protagonista no mercado. É a partir dela que se consegue mais produtividade, mais eficiência e mais lucratividade. Com o ajuste e a melhoria dos processos empresariais por meio da conectividade e da comunicação em tempo real e integral, esse profissional tem se tornado essencial. Hoje, o gestor de TI deixou de ser apenas o profissional que coordena outros profissionais com conhecimentos técnicos, para se sentar à mesa das decisões e buscar, junto com os diretores, soluções inteligentes com menor custo e máxima performance.

Facilidades oferecidas pela computação na nuvem, soluções mobile, big data, dentre outras, fizeram com que esse profissional passasse a orquestrar relacionamentos com fornecedores, equipe e usuários cada vez mais exigentes. Nesse sentido, decidir sobre orçamentos, administrar métricas de negócios, além de mensurar os resultados técnicos e entregar respostas rápidas que beneficiem e possibilitem o avanço das estratégias, passaram a ser um dos maiores desafios do dia a dia do gestor de TI.

Segurança da informação nunca foi tão relevante

Se por um lado existem as facilidades de desenvolvimento e aquisição de aplicações tecnológicas, por outro há o aumento das ameaças. Pare para pensar na quantidade de casos de roubos e danos a dados corporativos que você tomou conhecimento nos últimos anos — da americana Sony Entertainment ao Itamarati, no Brasil. Para a gigante americana do mercado de soluções, McAfee, 2015 foi o ano de todos os recordes de fraudes cibernéticas e, segundo dados da Symantec, o Brasil já é o 8° país de onde partem os ataques virtuais criminosos.

Baixar ebook

Eis mais um grande desafio para os profissionais de gestão da tecnologia da informação: manter os dados corporativos seguros e a infraestrutura de TI em pleno vapor, sem interrupções ou interferências externas. Para isso, é preciso lidar com soluções gerenciadas, antivírus, monitoramento automatizado, controle de licenças de softwares, dentre outras. Além de educar usuários e coordenar uma equipe sempre atualizada no que diz respeito às ameaças que não param de surgir.

A mobilidade traz facilidades, mas redobra os cuidados

Outro ponto de inflexão para o gestor de TI é a rapidez com que as soluções de mobilidade estão sendo adotadas. Se antes era preciso que os usuários fossem até o escritório para operar os sistemas e trabalhar, agora eles já podem fazer suas atividades à distância, via qualquer dispositivo (tablet, smartphone, notebook etc.).

Ao mesmo tempo que isso é um avanço e potencializa os resultados, também exige mais critério de análise técnica, pois tanto a segurança dos dados quanto a qualidade das soluções estão em jogo.

Como obter sucesso como gestor de TI em meio a estes novos desafios?

O segredo para se destacar nessa carreira está na preparação. É isso mesmo! Graduar-se no curso de Gestão de Tecnologia da Informação é o ponto de partida, pois é na faculdade que você vai além do conhecimento técnico, se preparando para liderar equipes, empreender, lidar com a pressão que a posição impõe, entre outros desafios.

Além do curso, também é importante ser um profissional antenado com o mercado e as novidades tecnológicas e, ao mesmo tempo, ser bom negociador, bom gestor de projetos e bom comunicador.

E você, está preparado para lidar com os desafios da gestão de TI? Tem dúvidas sobre qual curso de Tecnologia da Informação seguir? Deixe um comentário!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.

MAIS LIDOS