BLOG DA GRADUAÇÃO

Quais cursos em alta no mercado?

profissao-em-alta-blog-unipe-graduacao

Se escolher o curso na hora da inscrição para o vestibular é um dilema, imagine ter a certeza de que está fazendo a opção certa! Nem sempre o estudante tem claro em mente qual área deseja seguir, com quais tem mais afinidade ou mesmo quais cursos estariam fora de cogitação. Essa escolha impacta na vida profissional e também pessoal do aluno. Logo, esse momento é muito importante e faz toda a diferença pensar e refletir com calma.

Se você se identificou com esta situação e anda cheio de dúvidas quanto ao caminho profissional que deseja seguir, vamos dar algumas dicas que valem a pena.

 

Por qual curso optar?

Antes de escolher exatamente o curso, analise qual área mais te atrai, ou seja, humanas, exatas ou biológicas. Assim fica mais fácil direcionar a escolha, afinal você já elimina várias possibilidades.

Diversos motivos levam o estudante a fazer sua escolha: afinidade, influência dos pais ou amigos, expectativa salarial, tendência, ou mesmo uma imagem positiva que tem da área. Contudo, é preciso bem mais que simples hipóteses para tomar uma decisão acertada. O candidato precisa estudar as grades do curso, o mercado e vários outros fatores que, certamente, vão ajudá-lo a chegar numa decisão mais coerente.

A incrível batalha do Ensino Superior

Na escola você tinha alguma preferência como, português, matemática história ou educação física? Em caso afirmativo, já está a meio caminho andado: uma simples pesquisa sobre as áreas já vai clarear muito suas ideias. E lembre-se, sua escolha impactará em seu futuro, então faça com cuidado.

perspectivas-e-tendencias-blog-unipe-graduacao

Profissões: perspectivas e tendências

Certamente os candidatos interessados em ingressar numa graduação querem saber, antes de tudo, quais profissões estão em alta, afinal espera-se que os longos anos na faculdade tragam resultados positivos e promissores. Mas é válido lembrar que nem sempre uma área que estava no auge durante o período que o aluno prestou o vestibular continua em ascensão quando ele chega ao fim do curso. Por isso é tão importante analisar a projeção do curso ao longo dos anos que se seguirão.

Mas nem só de expectativas mercadológicas vive um estudante, é preciso levar em conta gostos, afinidades e expectativas pessoais. Afinal, trata-se da escolha da profissão que se pretende seguir dali para frente. Então analise o mercado, converse com profissionais da área de interesse e professores, visite feiras de profissões....todos esses recursos vão contribuir para formar sua opinião para a escolha do melhor curso.

Profissões em ascensão até 2020:

  • Supervisores de Produção em Indústrias de transformação de plástico
  • Engenheiros de Petróleo
  • Técnicos em Sistemas de Informação
  • Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais
  • Engenheiros de mobilidade
  • Técnicos em mecatrônica
  • Biotecnologistas
  • Engenheiros ambientais e sanitários
  • Desenhistas técnicos em eletricidade, eletrônica e eletromecânica

Você tem pensado no seu futuro? Tem planejado qual caminho quer seguir? Já parou para analisar o que te levaria a seguir determinada carreira? Fazer a escolha errada não quer dizer que está tudo perdido. Você pode recorrer a outros cursos, ou mesmo a uma pós. No entanto, se você ainda está em processo de escolha, pense com cuidado, faça pesquisas e leve esta decisão para toda a vida.

New Call-to-action

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS