Gestao da Tecnologia da Informacao

Quais conhecimentos vou adquirir ao fazer o curso de Gestão de TI?

Ana Flávia da Fonseca
14-06-2016 14:43

O mercado para profissionais da área de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresce no mundo. Isso porque  ainda faltam especialistas que unam os conhecimentos de gestão de negócios aos da Tecnologia da Informação.

E é de olho nesse nicho que surge o curso de Gestão de Tecnologia da Informação, a fim de preparar e capacitar profissionais para que atendam à demanda da área, extremamente promissora. Curioso para saber mais sobre o curso? No post de hoje explicaremos tudo que você precisa saber sobre essa formação e a atuação do gestor de TI. Então fique ligado!

quais-conhecimentos-vou-adquirir-ao-fazer-o-curso-de-gestao-de-ti.jpg

A parte teórica

Durante o curso de Gestão de TI, aulas de Sistema da Informação, Programação e Gerenciamento da TI ensinam os alunos a implementar e gerenciar sistemas informatizados em uma empresa, além de os capacitarem para diagnosticar e solucionar problemas nas redes informáticas.

Já disciplinas como Arquitetura e Projetos para Redes de Computadores, Bancos de Dados e Algoritmos e Análise de Projetos e Sistemas preparam os estudantes para avaliar os sistemas de informação e a segurança de dados de qualquer rede. De bônus, ainda aprendem a implementar estratégias de utilização da informática para otimização dos resultados de cada um dos setores de uma empresa.

Já com a matéria Sistemas Operacionais, os alunos adquirem conhecimentos aprofundados sobre como utilizar os principais nomes de sistemas operacionais do mercado (Windows, Linux, MAC, dentre outros) podendo, assim, identificar com mais precisão o mais apropriado para uma empresa.

São oferecidas, também, palestras e apresentações de casos reais sobre a realidade profissional de TI que, desde as primeiras semanas de aula, possibilitarão um contato próximo do aluno com a profissão.

O lado prático

Outro ponto forte da formação do tecnólogo é o estágio supervisionado (que muitas vezes é indicado pela própria instituição de ensino), por meio do qual o estudante já é inserido no mercado de trabalho, adquirindo experiência e desenvoltura como gestor de TI desde cedo.

E olha que esses são apenas alguns dos tópicos da formação, viu? Além disso, ao longo de todo o curso, o estudante de Gestão da Tecnologia da Informação terá experiências práticas sobre como exercer uma função que funcione como um link entre o corpo executivo e o corpo técnico de uma organização.

O curso tecnólogo do Unipê, por exemplo, por meio da clínica-Escola ou Fábrica de Software incentiva os seus alunos a desenvolverem atividades práticas na área da computação oferecendo vagas de estágio onde os alunos têm a possibilidade de vivenciar o ambiente empresarial ainda dentro da Instituição.

Há também, por intermédio dos Projetos de Pesquisa e Extensão, como a Escola de Computação Solidária, o Apoio à Inclusão Digital (AID), entre outros, trabalhos em que os estudantes desenvolvem projetos de cunho social com foco em sustentabilidade, inclusão digital e social para atendimento da população de baixa renda. Não é incrível?

As perspectivas profissionais

Com o curso de Gestão de Tecnologia da Informação, o tecnólogo certamente se torna o profissional mais preparado para assumir funções de gestão na área, já que ele saberá aliar a parte administrativa à parte técnica com muita desenvoltura e competência. Afinal de contas, adquiriu, ao longo da graduação, conhecimentos especificamente direcionados para tanto.

Além do mais, os profissionais de TI são extremamente valorizados e procurados pelas organizações que investem em tecnologia e ainda não conseguem encontrar muitos candidatos com essa formação. A faixa salarial é excelente, chegando a uma média de 8,5 mil reais em alguns segmentos.

Só é importante lembrar que, para conseguir uma boa colocação no mercado, um dos passos mais importantes consiste em escolher uma instituição de ensino competente e reconhecida por sua qualidade. Fora isso, o segredo está no empenho — o que só depende de você!

E aí, o que achou do currículo acadêmico do profissional de gestão de TI? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui e divida suas impressões conosco! E que tal aproveitar para dar uma olhadinha no que esperar da área de Gestão de TI para 2016?

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos