BLOG DA GRADUAÇÃO

Quais conhecimentos vou adquirir ao fazer o curso de Gestão de TI?

O mercado para profissionais da área de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresce no mundo. Isso porque  ainda faltam especialistas que unam os conhecimentos de gestão de negócios aos da Tecnologia da Informação.

E é de olho nesse nicho que surge o curso de Gestão de Tecnologia da Informação, a fim de preparar e capacitar profissionais para que atendam à demanda da área, extremamente promissora. Curioso para saber mais sobre o curso? No post de hoje explicaremos tudo que você precisa saber sobre essa formação e a atuação do gestor de TI. Então fique ligado!

quais-conhecimentos-vou-adquirir-ao-fazer-o-curso-de-gestao-de-ti.jpg

A parte teórica

Durante o curso de Gestão de TI, aulas de Sistema da Informação, Programação e Gerenciamento da TI ensinam os alunos a implementar e gerenciar sistemas informatizados em uma empresa, além de os capacitarem para diagnosticar e solucionar problemas nas redes informáticas.

Já disciplinas como Arquitetura e Projetos para Redes de Computadores, Bancos de Dados e Algoritmos e Análise de Projetos e Sistemas preparam os estudantes para avaliar os sistemas de informação e a segurança de dados de qualquer rede. De bônus, ainda aprendem a implementar estratégias de utilização da informática para otimização dos resultados de cada um dos setores de uma empresa.

Já com a matéria Sistemas Operacionais, os alunos adquirem conhecimentos aprofundados sobre como utilizar os principais nomes de sistemas operacionais do mercado (Windows, Linux, MAC, dentre outros) podendo, assim, identificar com mais precisão o mais apropriado para uma empresa.

São oferecidas, também, palestras e apresentações de casos reais sobre a realidade profissional de TI que, desde as primeiras semanas de aula, possibilitarão um contato próximo do aluno com a profissão.

O lado prático

Outro ponto forte da formação do tecnólogo é o estágio supervisionado (que muitas vezes é indicado pela própria instituição de ensino), por meio do qual o estudante já é inserido no mercado de trabalho, adquirindo experiência e desenvoltura como gestor de TI desde cedo.

E olha que esses são apenas alguns dos tópicos da formação, viu? Além disso, ao longo de todo o curso, o estudante de Gestão da Tecnologia da Informação terá experiências práticas sobre como exercer uma função que funcione como um link entre o corpo executivo e o corpo técnico de uma organização.

O curso tecnólogo do Unipê, por exemplo, por meio da clínica-Escola ou Fábrica de Software incentiva os seus alunos a desenvolverem atividades práticas na área da computação oferecendo vagas de estágio onde os alunos têm a possibilidade de vivenciar o ambiente empresarial ainda dentro da Instituição.

Há também, por intermédio dos Projetos de Pesquisa e Extensão, como a Escola de Computação Solidária, o Apoio à Inclusão Digital (AID), entre outros, trabalhos em que os estudantes desenvolvem projetos de cunho social com foco em sustentabilidade, inclusão digital e social para atendimento da população de baixa renda. Não é incrível?

As perspectivas profissionais

Com o curso de Gestão de Tecnologia da Informação, o tecnólogo certamente se torna o profissional mais preparado para assumir funções de gestão na área, já que ele saberá aliar a parte administrativa à parte técnica com muita desenvoltura e competência. Afinal de contas, adquiriu, ao longo da graduação, conhecimentos especificamente direcionados para tanto.

Além do mais, os profissionais de TI são extremamente valorizados e procurados pelas organizações que investem em tecnologia e ainda não conseguem encontrar muitos candidatos com essa formação. A faixa salarial é excelente, chegando a uma média de 8,5 mil reais em alguns segmentos.

Só é importante lembrar que, para conseguir uma boa colocação no mercado, um dos passos mais importantes consiste em escolher uma instituição de ensino competente e reconhecida por sua qualidade. Fora isso, o segredo está no empenho — o que só depende de você!

E aí, o que achou do currículo acadêmico do profissional de gestão de TI? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui e divida suas impressões conosco! E que tal aproveitar para dar uma olhadinha no que esperar da área de Gestão de TI para 2016?

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.