BLOG DA GRADUAÇÃO

Dicas para tirar uma boa nota na Redação do ENEM

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais esperadas do ano, principalmente por aqueles que se prepararam o ano inteiro. Além das questões objetivas, a grande preocupação dos estudantes é a de como fazer uma boa redação no ENEM 2016, que costuma surpreender com temas como o de 2014, “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Mas se você está preocupado com a qualidade de sua escrita, fique calmo! Separamos 10 dicas para te ajudar a faturar 1000 pontos na redação do ENEM, confira!

Não deixe a redação por último

A redação é aplicada no segundo dia de prova, juntamente com 90 questões de múltipla escolha. Você terá cinco horas e trinta minutos para fazer tudo. Então é muito importante que não deixe a redação por último, pois terá de compreender o tema, esboçar as ideias e depois passar tudo a limpo. Se você começar a redação e finalizar em até uma hora e meia, terá as quatro horas restantes para finalizar a prova.

Como se concentrar para a redação

Mantenha-se atualizado

Um dos grandes temores dos candidatos é sobre o que escrever no tema da redação. Fique por dentro de tudo que está acontecendo no país e no mundo. Se você conhece sobre as últimas notícias, seja política, economia, esportes, ciência ou cotidiano, não há com o que se preocupar! Os temas propostos na prova do ENEM são sempre referentes a questões da atualidade. Esse tipo de conhecimento não te ajuda somente na redação, mas também em questões de outras matérias.

Respeite o formato da redação

O formato da redação do ENEM é uma dissertação-argumentativa. Por isso, nada de contar histórias, recitar poesias ou explicar a receita de um “macarrão instantâneo”, o famoso miojo. Muito menos escrever hino de clube de futebol! De acordo com a nova regra de correção da prova, as redações que não respeitam o formato podem ser automaticamente zeradas. Então, seja objetivo e tenha foco, sem fugir do tema proposto na redação.

Planeje e organize

Para conseguir uma boa nota no ENEM, o seu texto precisa atender aos seguintes requisitos:

● Norma culta da língua (o português formal);

● Compreensão da proposta (seu texto tem que ser sobre o tema, obrigatoriamente);

● Argumentação (conhecimento sobre o que se escreve);

● Coesão (o texto precisa fazer sentido);

● Solução (a sua proposta a respeito do tema proposto).

Se você compreender e respeitar os requisitos e o formato da redação, você tirará uma boa nota; caso contrário, a sua redação poderá ser anulada. Uma boa e estruturada dissertação deve englobar uma introdução (início); um desenvolvimento (meio) geralmente informativo, que transmita idéias criativas e por fim, uma conclusão (fim), para fechar e criar um desfecho das ideias apresentadas. Pra não ter erro, lembre-se da organização do texto:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

Se, ao fim da redação você reler e estiver faltando alguma destas três fases, retome o lápis e complemente!

New Call-to-action

Não fuja do tema do ENEM!

Grande parte das anulações em redações do ENEM ocorre porque o candidato viajou na maionese e não respeitou o tema proposto. Por isto, leia com atenção os textos de apoio que vão te guiar sobre o que escrever. Identificar o problema no enunciado é um ótimo começo para você conseguir apresentar uma solução. O segredo de fazer uma boa redação é entender o está sendo pedido para não fugir do tema.

Revise o seu texto

Uma boa técnica é você fingir que é o avaliador: Revise o seu texto para evitar erros, sejam eles gramaticais, ortográficos ou na pontuação. Releia- o quantas vezes for necessário para evitar desacertos na hora de transcrever para a folha de redação. Uma outra dica importante é: se você está inseguro sobre como escrever uma palavra, substitua por um sinônimo. Se mesmo assim, o contexto não ficar legal, mude a frase. O importante é que você não perca pontos à toa!

Mande bem na redação do ENEM!

Treine a sua escrita

Você já ouviu a famosa frase: “A prática leva a perfeição”? Esse dito popular basicamente resume como fazer uma boa redação no ENEM . Não adianta querer escrever um texto incrível, quando você nunca escreveu ou nem sabe o que é um texto dissertativo. Se você não sabe o que é esse modelo de redação, informe-se para sanar suas dúvidas. Escrever bem requer prática e bastante treino. Por isto ,não tenha medo de escrever! Produza textos semanalmente utilizando temas das provas anteriores e abuse da criatividade. Assim, quando chegar a hora, você não terá problemas para escrever.

Aprenda algumas dicas de como estudar em casa e organize o seu tempo com um cronograma de estudos!

Leia redações dos anos anteriores

Pesquise redações de outros anos do ENEM que receberam uma boa nota. Esse tipo de busca auxilia a perceber os detalhes que fizeram aquele texto ser classificado como bom:

uso correto da acentuação e pontuação, bom vocabulário, respeito ao formato da redação, boa organização e estruturação das ideias.

Atenção ao escrever

De acordo com as novas regras impostas pelo Ministério da Educação (MEC), as redações devem ter no máximo 30 linhas, contando com o título. Os textos com menos de oito linhas serão zerados. Uma ótima dica é fazer quatro ou cinco parágrafos, cada com um seis a oito linhas. Utilizando esse metódo, você faz com que o seu texto fique claro e conciso.

Cuidado com a letra e rasuras

Oferecer condições de leitura ao corretor é um fator determinante para o fácil entendimento, pois o mesmo não ficará tentando “decifrar” o que você escreveu. Vale destacar que a sua letra não precisa ser bonita, mas legível. Além disso, evite fazer rasuras em sua redação: o texto deve ser entregue limpo e apresentável para a total compreensão dos assuntos tratados. Por isso, antes de fazer a redação na folha final, utilize o rascunho. Se errar, faça um risco horizontal para deixar claro o engano. Assim, você não rabisca a palavra e evita que a sua redação fique cheia de borrões.

Você já deve ter percebido que fazer uma boa redação no ENEM exige atenção e organização na hora de escrever. Fique atento aos enunciados apresentados e leia com calma o que está sendo pedido. Quando o assunto é produzir textos, a interpretação é um fator essencial.

Ah! E não pense que a sua redação tem de ser excepcional ou fabulosa. Ela precisa ser coerente e coesa, além de apresentar os requisitos solicitados no exame. Não perca o foco e boa redação!

Ficou claro para você como deve ser feita a redação? Que tal aprender 6 dicas incríveis para resolver as questões do ENEM? Ainda ficou com dúvidas? Compartilhe-as com a gente!

New Call-to-action

 

ENEM

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.