BLOG DA GRADUAÇÃO

Profissional de Redes de Computadores: atividades, matérias e carreira

Você sabia? O principal objetivo desse blog é ajudar você, futuro profissional, a fazer uma escolha mais consciente sobre a carreira que você deseja seguir e a formação ideal para alcançar os seus objetivos.

Temos vivido em um mundo cada vez mais conectado, com o advento da Internet das Coisas (Internet of Things), a princípio qualquer “coisa” pode ser comunicar em rede, como por exemplo, uma geladeira, lâmpada ou arcondicionado. Estas tendências são projetadas e implementadas pelo profissional de Redes de Computadores.

Dentro deste cenário, observamos que existe uma grande procura por este tipo de profissional. Segundo a Cisco, as áreas de Tecnologia Informação e Comunicação terão déficit de 117,5 mil profissionais em 2015, três vezes mais do que registrado em 2011. No caso brasileiro, os segmentos mais promissores na área são os de redes de computadores e conectividade.

Grande parte das pessoas que optam por essa carreira tem como principal característica o conhecimento e a habilidade de lidar com a tecnologia e encontrar soluções criativas ao aplicá-la. Por isso, se você tem curiosidade de entender como funciona a Internet e suas aplicações, pode ser que o curso de Redes de Computadores seja o curso ideal para você.

profissional-de-redes-de-computadores-blog-unipe-graduacao

Mas, o que faz um profissional dessa área?

O profissional de Redes é o principal responsável por projetar, instalar, configurar, testar e manter infraestrutura de redes de computadores dentro das empresas. É ele quem desenvolve o projeto e instala, levando em consideração as necessidades do cliente, trabalhando fatores como o número de computadores e os softwares presentes em cada máquina.

Para executar tais tarefas é imprescindível que o Tecnólogo em Redes tenha conhecimentos avançados em sistemas operacionais (Windows e Linux). Isso porque o seu principal desafio é combinar as estruturas físicas de uma empresa com as funções e atividades desenvolvidas em cada computador conectado, para que tudo funcione perfeitamente.

As principais atividades desenvolvidas por um Tecnólogo da área são:

  • Projetar, instalar, configurar, testar e manter computadores em rede com os principais sistemas operacionais de uso comercial na atualidade;

  • Projetar, instalar, configurar, testar e manter aplicações e serviços de redes;

  • Obter uma visão estratégica e inovadora sobre a aplicação da tecnologia em redes no seu campo de atuação;

  • Diagnosticar e solucionar problemas relacionados à comunicação eficiente de dados e à segurança de redes; 

Baixar ebook

O que devo estudar no curso?

O aluno terá conhecimentos avançados em:Infraestrura de Rede, Sistemas Operacionais, Aplicações de Rede, Segurança de Redes, Redes Convergentes, Computação em Nuvem, entre outros, para assim gerenciar com eficiência os fluxos de informações de uma rede. Listamos abaixo algumas das principais componentes curriculares desse curso:  

  • Fundamentos de Redes

  • Fundamentos de Computação e de - Sistemas Operacionais

  • Cabeamento Estruturado

  • Tecnologias de Redes Locais

  • Sistema Operacional de Rede Aberto I e II

  • Administração de Serviços de Diretório

  • Interconexão de Redes

  • Segurança de Redes

  • Tecnologias de Redes de Longa Distância

  • Gerência e Desempenho de Redes

Além dessas disciplinas, o aluno estudará também conteúdos sobre Empreendedorismo para incentivar a criatividade e o desenvolvimentos de novos negócios na área de tecnologia.

Graduado e certificado só no Unipê!

A graduação em Redes de Computadores do Unipê prepara seu aluno para as mais valorizadas certificações profissionais do mercado. Essas certificações formalizam para o mercado que o profissional está apto a lidar com um determinado produto, tecnologia ou metodologia. Abaixo segue os cursos oferecidos:

  • Cisco Certified Network Associate - CCNA Routing and Switching

  • Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA): MCSA: Windows 8 e MCSA: Windows Server 2012.

  • Linux Professional Institute - LPIC 1 e 2

  • ITIL Foundations

Essas certificações ajudam o aluno a entrar cada vez mais preparado para o mercado de trabalho. Normalmente, esses cursos são buscados após a graduação para complementar os conhecimentos e o próprio currículo. No nosso Centro Universitário, esses cursos preparatórios para certitificações estão incluídas dentro da graduação.

O que ganho com isso?

  • Tempo: adquirindo as certificações acima durante a graduação você consegue poupar o tempo que seria investido realizando essas avaliações em outro período. Utilize esse tempo para adquirir novos conhecimentos, quem sabe fazer uma pós-graduação?

  • Dinheiro: faça uma rápida pesquisa e veja quanto ficaria o investimento nos cursos para essas certificações separadamente. Fazendo o curso no Unipê você paga apenas pela graduação, poupando o investimentos em cursos adicionais.

Aqui você já sai da Universidade com todos os pré-requisitos necessários para uma inserção bem sucedida no mercado de trabalho. Se prepare para uma graduação de sucesso!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS