BLOG DA GRADUAÇÃO

Seja um profissional de enfermagem com humanidade

O toque, o contato, o peso, a leveza das mãos e dos cuidados. Talvez esses sejam os elementos mais importantes na atividade do profissional de Enfermagem. Em geral na ponta da atividade da Saúde, ele pode passar despercebido, mas é elementar e fundamental no cuidado necessário dessa área. Além de conhecimentos científicos e aplicações técnicas, o enfermeiro deve estar muito atento ao outro, ao corpo e suas dores. Mas também a seu conforto e a desempenho.

Mais do que outras áreas, seu trabalho é necessariamente interdisciplinar: o enfermeiro precisa atuar lado a lado a profissionais como médicos, anestesistas e auxiliares ou técnicos em Enfermagem, esses últimos abrangendo algumas especificidades do campo da profissão. Trata-se do prazer de cuidar do próximo e da responsabilidade que esse cuidado requer.

O que faz o enfermeiro

enfermeiro-blog-unipe-graduacao

Particularmente, se você quer fazer um curso de enfermagem, deve ser proativo, ter senso de responsabilidade aguçado, resolutividade, humanidade e ser, geralmente, uma pessoa solidária, disponível para colaborar em amenizar ou afastar a dor do outro, bastante sensível às causas alheias.

Em muitos momentos, a criatividade deve entrar em cena na profissão de enfermeiro para que ele possa lidar com situações difíceis e dolorosas. É necessária criatividade para resolver questões, improvisando em alguns momentos: trata-se sempre de criar para resolver.

Baixar ebook

Como o objetivo da atuação do enfermeiro é a cura, esse deve ser o fim a se procurar, e as ações criativas podem ser o meio para se chegar a ela. Desde pequenas ações interpessoais, como saber a tonalidade de uma conversa em momento de instabilidade emocional de um paciente até em saber lidar com situações de emergência em que o enfermeiro deve tomar decisões até mesmo sem ter as condições ideais de ação.

Quais os objetivos da prática do enfermeiro

enfermeira-blog-unipe-graduacao

É comum à prática da Enfermagem ser assertivo e proceder com uma atuação humanizada de Saúde. Lidar com o outro e com situações difíceis significa ter bastante conhecimento e preparo. Portanto, é indispensável estar aberto aos estudos, pois se trata de um curso difícil e complexo.

Um bom profissional de Enfermagem precisa gostar de cuidar do outro, ter habilidade de manejo e manual, porque o profissional vai ter que lidar com o indivíduo e com a coletividade. Durante o processo de cuidado, o profissional deve ser capaz de atender em grandes dimensões, desde a prevenção, passando pela promoção, até a recuperação, tendo sempre em vista a possibilidade de reintroduzir o paciente no seu contexto social.

No geral, o profissional da área da saúde tem um lado humano muito aguçado. O enfermeiro é quem se dedica a cuidar das pessoas, tanto no pré quanto no pós-operatório, além de estar sempre acompanhando os procedimentos clínicos. Se você é proativo e tem preocupação pelo outro, desde os pequenos cuidados até suas relações sociais, poderá optar por esta profissão e desenvolver as habilidades, além, é claro, de salvar vidas!

Baixar ebook

Enfermagem

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.