BLOG DA GRADUAÇÃO

Seja um profissional de enfermagem com humanidade

O toque, o contato, o peso, a leveza das mãos e dos cuidados. Talvez esses sejam os elementos mais importantes na atividade do profissional de Enfermagem. Em geral na ponta da atividade da Saúde, ele pode passar despercebido, mas é elementar e fundamental no cuidado necessário dessa área. Além de conhecimentos científicos e aplicações técnicas, o enfermeiro deve estar muito atento ao outro, ao corpo e suas dores. Mas também a seu conforto e a desempenho.

Mais do que outras áreas, seu trabalho é necessariamente interdisciplinar: o enfermeiro precisa atuar lado a lado a profissionais como médicos, anestesistas e auxiliares ou técnicos em Enfermagem, esses últimos abrangendo algumas especificidades do campo da profissão. Trata-se do prazer de cuidar do próximo e da responsabilidade que esse cuidado requer.

O que faz o enfermeiro

enfermeiro-blog-unipe-graduacao

Particularmente, se você quer fazer um curso de enfermagem, deve ser proativo, ter senso de responsabilidade aguçado, resolutividade, humanidade e ser, geralmente, uma pessoa solidária, disponível para colaborar em amenizar ou afastar a dor do outro, bastante sensível às causas alheias.

Em muitos momentos, a criatividade deve entrar em cena na profissão de enfermeiro para que ele possa lidar com situações difíceis e dolorosas. É necessária criatividade para resolver questões, improvisando em alguns momentos: trata-se sempre de criar para resolver.

Baixar ebook

Como o objetivo da atuação do enfermeiro é a cura, esse deve ser o fim a se procurar, e as ações criativas podem ser o meio para se chegar a ela. Desde pequenas ações interpessoais, como saber a tonalidade de uma conversa em momento de instabilidade emocional de um paciente até em saber lidar com situações de emergência em que o enfermeiro deve tomar decisões até mesmo sem ter as condições ideais de ação.

Quais os objetivos da prática do enfermeiro

enfermeira-blog-unipe-graduacao

É comum à prática da Enfermagem ser assertivo e proceder com uma atuação humanizada de Saúde. Lidar com o outro e com situações difíceis significa ter bastante conhecimento e preparo. Portanto, é indispensável estar aberto aos estudos, pois se trata de um curso difícil e complexo.

Um bom profissional de Enfermagem precisa gostar de cuidar do outro, ter habilidade de manejo e manual, porque o profissional vai ter que lidar com o indivíduo e com a coletividade. Durante o processo de cuidado, o profissional deve ser capaz de atender em grandes dimensões, desde a prevenção, passando pela promoção, até a recuperação, tendo sempre em vista a possibilidade de reintroduzir o paciente no seu contexto social.

No geral, o profissional da área da saúde tem um lado humano muito aguçado. O enfermeiro é quem se dedica a cuidar das pessoas, tanto no pré quanto no pós-operatório, além de estar sempre acompanhando os procedimentos clínicos. Se você é proativo e tem preocupação pelo outro, desde os pequenos cuidados até suas relações sociais, poderá optar por esta profissão e desenvolver as habilidades, além, é claro, de salvar vidas!

Baixar ebook

Enfermagem

Luciana Ferreira de Souza

Luciana Ferreira de Souza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco – UPE. Mestre em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva / UNIBRATI, São Paulo-SP. Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Atualmente, enfermeira do Núcleo de Ensino e Pesquisa do complexo Pediátrico Arlinda Marques (João Pessoa-PB), Enfermeira do Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Enfermagem (GEPAIE) da UFPB, docente do curso de graduação em Medicina e Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

MAIS LIDOS