BLOG DA GRADUAÇÃO

Por que toda empresa precisa de administrador?

O administrador tem como trabalho conduzir um negócio da maneira mais competente possível. Em uma analogia, o administrador é o comandante de um barco que, muitas vezes, passa por águas turbulentas correndo o risco de ficar à deriva.

Para que toda essa situação não tenha o mesmo final do filme Titanic, o ideal é contar com um administrador profissional, que saiba ler os mapas em direção ao sucesso do negócio.

Para se convencer de vez, veja a seguir por que toda empresa precisa de um administrador.

por-que-toda-empresa-precisa-de-administrador29812.jpg

Responsabilidade técnica do administrador

Ao falar em ter um profissional deste tipo em uma empresa, é praticamente impossível não falar sobre a responsabilidade técnica do administrador. Se você já ficou confuso com esse termo, vamos com calma.

Essa responsabilidade é, basicamente, a obrigação que o administrador tem de responder por uma atuação técnica adequada, de qualidade e seguindo as leis, os conhecimentos da administração e também o código de ética. É essa responsabilidade, portanto, que garante que a atuação do profissional seja adequada e traga resultados.

Mas no que isso influencia o fato de toda empresa precisa de um administrador? Simples: ela só surgiu graças ao Decreto n.º 61.934/67, que estabelece que as sociedades devem possuir um profissional registrado se explorarem qualquer tarefa ligada a essa atividade.

No final das contas, essa responsabilidade garante que o administrador desempenhará suas funções adequadamente, as quais devem ser contratadas por empresas que ofereçam ou necessitem de quaisquer serviços voltados para a área administrativa.

As empresas obrigadas a terem um administrador vão desde aquelas que prestam serviços de assessoria e de consultoria financeira até aquelas que administram condomínios ou mesmo que cuidem de assessoria em marketing ou de exportação de itens.

Por si só, isso faz com que muitas empresas precisem de um profissional capacitado para tomar decisões referentes ao negócio. Por meio de planilhas, análises e uso de dados, é o administrador que deve chegar à conclusão de qual deve ser o próximo passo do negócio.

Conhecimento que faz a diferença

Tudo bem, você pode dizer que a maioria das empresas não segue essa indicação do modo como deveriam e isso é verdade. Mas não é porque boa parte das empresas não dá atenção à necessidade de contratação de um administrador, que ele não faça toda a diferença.

Depois de passar anos estudando diversas teorias de administração, o profissional da área é o mais capacitado para tomar decisões com competência para a empresa.

Mesmo que haja casos de sucesso em que o empreendedor não tinha nenhum grau de instrução, apoiar-se nisso é contar apenas com a sorte. E ninguém quer ter um negócio imprevisível que dependa apenas desse fator, certo?

Com isso, o conhecimento específico que um administrador possui é crucial para que o negócio tenha as melhores oportunidades e seja administrado com competência.

Baixar ebook

Vantagens competitivas para a empresa

A contratação de um administrador por parte de uma empresa também traz vantagens competitivas muito importantes. O primeiro fator que leva a esse ganho é que grandes empresas possuem grandes times de administradores. Se uma empresa de pequeno ou médio porte quiser ter a mínima chance de ganhar mercado, também precisa de um administrador.

Além disso, a empresa deixa para trás concorrentes que não tenham administradores em seu quadro de funcionários. Em um mercado cada vez mais exigente e mais difícil de alcançar o sucesso, qualquer ganho de vantagem pode significar a permanência e o crescimento do negócio em longo prazo.

E, se todas as empresas concorrentes possuem administradores em seu quadro, como a empresa faz para se diferenciar? Ela escolhe os mais capacitados! Esse, inclusive, é um dos grandes benefícios de se atentar à necessidade de ter um administrador no quadro de funcionários: a grande quantidade de especializações possíveis.

Por ser uma área muito ampla, a Administração oferece diferentes caminhos a serem seguidos e a empresa pode contratar um administrador que tenha formação específica adequada para as necessidades do negócio, conseguindo ainda mais vantagens em relação aos concorrentes.

O momento crítico da tomada de decisão: por que toda empresa precisa de administrador?

Pode acreditar: administrar um negócio é muito mais difícil do que parece. Ter apenas sonhos e boas ideias não é o suficiente para que os empreendedores consigam saber o que devem fazer com seus recursos e com seus negócios. E não é para menos, já que a quantidade de decisões a serem tomadas pode ser absurda em alguns casos.

Quando uma empresa conta com um administrador, por outro lado, isso se torna mais fácil, porque há um profissional dedicado e especializado para realizar essa tomada de decisão da maneira adequada.

Isso economiza recursos, que deixam de ser desperdiçados com situações pouco vantajosas, favorece a tomada de decisão de maneira mais acertada e também permite que a empresa faça bons investimentos para crescer e se fortalecer.

O resultado é que esse profissional é o grande super-herói do sucesso do negócio, lutando contra vilões como a tomada de decisão precipitada, mal informada ou que não considera o futuro do negócio.

O sucesso como resultado

Se o mundo dos negócios fosse um campo de batalha — e, acredite, não está muito longe disso — a verdade é que o administrador seria um grande guerreiro digno de Game of Thrones. Ele vence batalhas árduas relativas ao orçamento, às decisões a serem tomadas e também em relação ao crescimento da empresa.

Usando seu conhecimento como espada para vencer esses obstáculos, o resultado é que a empresa tem muito mais chances de sucesso quando conta com ele em seu exército, também conhecido como quadro de funcionários.

Toda empresa precisa de um administrador simplesmente, porque ele é o profissional responsável por garantir a melhor atuação possível, uma tomada de decisão adequada e o uso correto de recursos. No final, ele é fortemente responsável pelo sucesso e pelo crescimento do negócio.

Em alguns casos, inclusive, a contratação de um administrador é obrigatória devido à atuação da empresa, de modo que esse profissional deve ser valorizado como a peça-chave importante que é.

E aí, sabendo os motivos pelos quais toda empresa precisa de administrador, o que você acha da atuação desse profissional agora? É importante ou não é? Conta pra gente nos comentários.

Baixar ebook

Administracao, administrador, administrador de empresas