BLOG DA GRADUAÇÃO

Por que sua empresa precisa de um gestor em Tecnologia da Informação?

A informação nunca foi um item tão abundante e acessível como é nos dias de hoje. E se você recorre ao celular ou a um tablet para pesquisar qualquer assunto sempre que tem dúvidas sabe do que estamos falando.

Ao mesmo tempo, em meio ao grande fluxo de dados, a gestão em tecnologia da informação, isto é, o uso inteligente da informação, tornou-se um recurso valioso para o mundo dos negócios e demanda profissionais capacitados que saibam atuar nesse cenário. O gestor em tecnologia da informação é um desses profissionais.

As empresas não podem, sob pena de ficar para trás, abrir mão de implementar tecnologia e de otimizar seus resultados através do uso de softwares e ferramentas informatizadas. E esse é um prato cheio para a atuação de um profissional de TI! Que tal saber mais sobre como atua quem decide trabalhar com gestão em tecnologia da informação? Confira nosso post!

gestor em tecnologia da informação

O que faz um gestor de TI?

O que se espera do profissional de TI é que ele seja capaz de gerir e tocar adiante projetos de implementação de software, administrando a rotina de ambientes informatizados nas organizações a fim de garantir de que o investimento feito no setor de TI gere valor para o negócio.

Muitas vezes, o que diferencia um profissional é o potencial que ele tem para transformar a realidade da empresa. Quando se trata de um profissional de TI, a expectativa acerca desse diferencial é ainda maior. Um gestor de tecnologia de informação deve estar inteirado das ferramentas disponíveis no mercado e eleger aquelas mais adequadas ao modelo de negócio da empresa, fazendo com que ela conquiste vantagens competitivas frente às demais dentro do seu segmento de atuação.

Implementar novas rotinas apoiadas nessas ferramentas de tecnologia é também uma competência do gestor de TI, que deve ser capaz de integrar as equipes e orientar outros profissionais envolvidos com o propósito de alcançar esse objetivo.

Baixar ebook

Onde atuam os profissinais de TI?

Grande parte das organizações já se deu conta de que adotar procedimentos automatizados é ganho de agilidade nas operações e torna a rotina corporativa mais dinâmica, o que traz mais oportunidades de crescimento ao negócio. Nesse sentido, o profissional da gestão de TI vai atuar como peça chave para garantir que os processos da empresa sejam otimizados e essa dinâmica alcançada. É ele quem detém o conhecimento e tem a formação adequada para converter os investimentos em tecnologia em resultados positivos para a organização.

Como a aquisição de softwares tem se tornado uma iniciativa da maior parte das empresas, independente de porte ou do segmento de mercado, esses profissionais acabam tendo vastas possibilidades de atuação, desde em empresas da área de saúde a organizações de logística ou redes de comércio varejista.

Por que são cada vez mais procurados?

Porque são profissionais do presente e do futuro, com competência e formação para determinar a estratégia tecnológica que a empresa deve adotar.

A tendência é que a tecnologia faça cada vez mais parte da vida dos indivíduos e, consequentemente, das organizações. Não há razão para acreditar que essa realidade venha a ser diferente. Os gestores de TI, nesse contexto, são a força de trabalho com a qual as organizações precisam contar para apostar em tecnologia e levar adiante suas atividades antes que se tornem instituições obsoletas ou ultrapassadas.

As empresas precisam não apenas gerenciar, mas também garantir que suas infraestruturas tecnológicas permanecem atualizadas e que podem continuar trazendo retornos satisfatórios ao negócio. Por isso, é importante que o gestor de TI não só administre o ambiente informatizado, mas que se mantenha aberto aos avanços e novas soluções que possam beneficiar a empresa.

E então? Gostou de saber um pouco mais sobre o profissional de gestão da tecnologia da informação e seu cenário de trabalho? Tem dúvidas ou quer acrescentar algo que tenha ficado de fora? Deixe um comentário, participe!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.

MAIS LIDOS