Marketing

Por que o marketing é importante para todas as formações?

Ana Flávia da Fonseca
10-01-2018 5:54

As roupas que você usa, o seu smartphone, a escola em que estuda e até o salão que você frequenta são o resultado de um trabalho cuidadoso de marketing feito em diferentes segmentos. Ao contrário do que se pensa, a liberdade que os consumidores têm em relação aos produtos e serviços que consome é muito relativa.

Por isso, não adianta pensar que você só compra o que quer. Na verdade, você compra em quem melhor te vende o serviço! Para mostrar a você como isso é verdade, preparamos este artigo, que vai explicar por que o marketing é importante para todas as formações. Confira as dicas e veja como se beneficiar dessa importante área do conhecimento!

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A essência do marketing

O marketing nasceu para suprir as necessidades dos empreendedores de falarem sobre os seus produtos e serviços. É um conjunto de estratégias capaz de aproximar os consumidores dos produtos, de torná-los perceptíveis, atrativos e notados pelo público consumidor.

Esse processo não é feito de maneira aleatória, mas de forma estruturada e sistemática. São feitos estudos de percepção e comportamento com os consumidores, testes com o produto ou serviço e pesquisas avançadas que mostram tendências e preferências importantes para profissionais de todas as formações.

O marketing e as suas formas

Como o seu avô, seu pai e o seu irmão compram produtos? Se você pensar no seu avô, vai perceber que, quando ele se tornou um consumidor, não existia internet e nem mesmo a televisão era algo comum. Talvez ele tenha recebido as primeiras informações sobre produtos e serviços por meio do rádio e dos jornais impressos. Os anúncios vendiam de pomadas para tratamento de pele aos serviços de contabilidade.

Já o seu pai, talvez tenha presenciado as primeiras campanhas de marketing na TV, ainda quando ela não tinha cores. Com certeza ele foi impactado pela magia das imagens que vendiam de creme dental às cervejas.

Já você e o seu irmão, têm o privilégio de conviver com o marketing no rádio, nos jornais, na TV, nos outdoors da cidade, na Internet e também no celular — esse mundo que reúne diversas possibilidades de anúncios digitais e em redes sociais.

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Como qualquer profissional pode usar o marketing

Um profissional da psicologia, por exemplo, precisa vender os seus serviços independentemente de atuar na área de RH ou na área clínica. Ele sentirá necessidade de divulgar sua especialidade, falar dos clientes que já têm e de quais são os seus diferenciais. Da mesma forma que um profissional da área de TI precisa divulgar o seu trabalho, seja ele um profissional liberal ou um microempreendedor.

Imagine a importância do marketing para os profissionais da área de educação física. Eles podem desenvolver trabalhos de diferentes naturezas: em academias, escolas, empresas, como personal trainer. Ou seja, esse profissional, para manter uma clientela regular, precisa garantir uma prática regular de divulgação dos seus serviços.

De olho no consumidor

O marketing exige um cuidado muito grande em relação ao público consumidor. Vamos aproveitar o exemplo do seu avô, do seu pai e do seu irmão. Que tipo de consumidor eles foram? Como o produto era desejado por eles? Como eles gostavam e gostam de receber informações sobre produtos e serviços? Cada grupo de cliente tem preferências muito particulares.

De acordo com o perfil dos consumidores, são pensadas estratégias direcionadas para atender a todos. Mas não é feita uma única abordagem para qualquer grupo, pois cada um exige uma narrativa específica.

A narrativa emocional e com apelos sonoros poderia cativar o seu avô; já seu pai, poderia ser seduzido com o apelo da imagem de um personagem conhecido na TV; você e o seu irmão podem preferir as narrativas digitais e mais tecnológicas. O importante é pensar cada abordagem de maneira única para o sucesso de uma estratégia de marketing.

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A importância do comportamento

Cada profissional, independente da sua área de atuação, deve se dedicar a observar o comportamento dos seus consumidores ou possíveis consumidores. Assim, as estratégias de marketing são mais bem aproveitadas. Se um fonoaudiólogo, por exemplo, deseja implementar estratégias de marketing para conquistar novos clientes para o seu negócio, ele deve começar mapeando o público que deseja atender.

Ele precisa pensar sobre algumas questões: vai atender pessoas de qualquer idade? Vai direcionar seu atendimento a idosos que tiveram a fala prejudicada por algum problema de saúde? Vai focar seu atendimento em profissionais que trabalham na mídia e precisam melhorar sua dicção?

Depois de traçado um foco, as estratégias devem ser pensadas de acordo com o público escolhido. Por exemplo, quando o atendimento será para crianças, é preciso pensar em estratégias que atraiam principalmente os pais dessas crianças.

Use o marketing da melhor forma

Há outra dimensão do marketing que precisa ser muito bem entendida: a garantia dos preceitos éticos na hora de vender produtos ou serviços. A Associação Brasileira de Marketing (ABMN) possui um código de ética que deve ser observado por todos os profissionais.

Além dele, cada área tem limites e diretrizes que direcionam as ações e que devem ser considerados. Na área médica, quem dá esses direcionamentos é o Conselho Federal de Medicina. Essas orientações precisam ser observadas para que as ações de marketing sejam coerentes e não desconsiderem a autonomia do consumidor.

Talvez você não se lembre, mas, se perguntar a seu pai, com certeza ele vai se lembrar de que, há cerca de 20 anos, as propagandas de cigarro chamavam muita a atenção. Com o passar do tempo e as confirmações dos malefícios das suas substâncias, foram elaboradas restrições a esse tipo de droga.

Agora você está convencido sobre por que o marketing é importante para qualquer profissional? Para aproveitar melhor essas dicas, não se esqueça das questões essenciais: cada público é único, vender produtos é diferente de vender serviços, existem questões éticas que devem ser observadas em todas as áreas, as necessidades das pessoas são diferentes e, assim como seu avô, seu pai e seu irmão, cada público exige uma abordagem própria.

Se você curtiu esse texto e acha que ele vai ser uma grande ajuda na vida profissional, siga a nossa página no Facebook e receba outras dicas como essa para se destacar em qualquer área do conhecimento!

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