BLOG DA GRADUAÇÃO

Por que fazer Ciências Humanas?

Ciências Humanas: o que é?

Basicamente, ciências humanas é uma área que engloba profissões e cursos relacionados a aspectos primários do ser humano. Ou seja, nas matérias abrangidas pelas ciências humanas, o homem é o objeto de estudo.

Por que fazer um curso de humanas?

Faça a pergunta para alguém que já estuda uma das matérias da área. Talvez ele brinque, dizendo que humanas tem mais mulheres ou as provas nunca têm respostas definidas, diferentemente da área de exatas. Esse espírito livre e brincalhão já é parte inerente à natureza das ciências humanas, que têm na filosofia uma grande referência para tentar compreender a sociedade.

Por isso, caso goste de indagar sobre o "modus operandi" da sociedade, escrever, ler, debater, reportar e se aprofundar em nossa história e, de quebra, ainda é péssimo em matemática, a área de humanas pode ser a ideal para você que está escolhendo um curso superior.

 

Teoria x Prática

teoria-x-pratica-blog-unipe-graduacao

Humanas não é só teoria. Engana-se quem pensa que estudar humanas consiste em “contemplar” a vida. A área possui caráter múltiplo, que comporta tanto teoria quanto a prática. Um bom exemplo são os cursos de letras e jornalismo, ambos da área. Enquanto o primeiro baseia-se em aulas como linguística, o segundo envolve a prática da palavra falada em reportagens de rádio, tv, internet ou impresso. Ainda tem o ramo da arte, mais subjetivo, que também não foge às regras, com disciplinas práticas (como restauração de patrimônio histórico) e teóricas (como história da arte e semiótica).

A incrível batalha do Ensino Superior

Mercado de Trabalho

mercado-de-trabalho-blog-unipe-graduacao.jpg

Entre os cursos da área de humanas, o direito ganha destaque, já que o mercado de trabalho está sempre em alta para quem se forma em direito, especialmente nas áreas ambientais e de tecnologia da informação. Sem contar os diversos concursos públicos voltados para advogados e a possibilidade de ingresso na magistratura, delegacia de polícia e Ministério Público. Outros cursos que não também não ficam atrás em termos de oportunidades são arquitetura e urbanismo, design e, o mais novo de todos, relações internacionais.

Esperamos tê-lo ajudado a sanar suas dúvidas sobre a área de humanas. Que você encontre, dentro dessa vasta ciência, aquela que mais se aplique a seu perfil. Boa sorte!

New Call-to-action

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.