BLOG DA GRADUAÇÃO

Pensando no futuro: descubra como decidir o que fazer da vida

“O que fazer da vida?”. Quem não parou um dia para pensar nisso, principalmente durante a adolescência, durante o ensino médio?  

Afinal, são inúmeras as opções de cursos, faculdades e carreiras a serem seguidas. Por isso, a indecisão e a dúvida são extremamente comuns antes de se decidir qual caminho trilhar.

E, como você já deve imaginar, essa escolha de carreira e até mesmo de outros âmbitos – como viajar, abrir o próprio negócio ou constituir uma família, por exemplo – podem mudar completamente a vida de uma pessoa.

Se você, assim como muitas outras pessoas ao redor do mundo, está com muitas dúvidas em relação ao futuro, continue a sua leitura e descubra com nossas dicas como decidir o que fazer da vida!

pensando-no-futuro-descubra-como-decidir-o-que-fazer-da-vida.jpg

Trabalhe seu autoconhecimento

A palavra-chave para sabermos sobre o nosso próprio futuro é autoconhecimento. Isso porque o nosso presente diz muito sobre o nosso futuro.

Somente se conhecendo bem, você saberá o que é bom ou não para sua vida no futuro. É preciso ser sincero consigo mesmo e reconhecer suas habilidades, qualidades, mas também os pontos fracos a serem melhorados.

É difícil você querer ser médico no futuro se, por exemplo, tiver medo ou repulsa de sangue.

Da mesma forma, pode ser complicada uma carreira como pedagogo se você não se sente bem com crianças. Ou ser feliz como veterinário se você não gostar muito de bichinhos – e não apenas os de estimação!

Ou seja, a escolha de uma carreira, ou mesmo algumas outras decisões sobre a vida, só pode ser bem feita quando nos conhecemos intimamente.

Por isso, procure trabalhar o seu interior. Passe um tempo sozinho e se faça algumas perguntas como:

  • Quais são minhas habilidades e qualidades que poderiam me ajudar em alguma carreira?
  • Quais são os pontos em que eu posso melhorar?
  • Do que eu realmente gosto e do que eu não gosto?
  • O que me motiva e me faz feliz?
  • O que eu quero para o meu futuro?

E não se esqueça de ser sincero nas respostas!

Pegue seu código promocional!

Faça um teste vocacional

Você já deve ter ouvido falar em teste vocacional, não é mesmo? Esse tipo de avaliação pode ser de grande ajuda em momentos de indecisão, pois ele aponta as áreas com as quais você mais se identifica e em qual você tem mais habilidade.

Dentro das áreas apontadas no teste vocacional (humanas, exatas e biológicas), haverá, ainda, diversas possibilidades de cursos, carreiras e segmentos. É um bom lugar para começar a pensar com mais nitidez sobre o seu futuro!

Existem diversos testes vocacionais que você pode realizar online e gratuitamente. Procure aqueles mais completos. Eles podem demorar um pouco mais para ser respondidos, mas geram resultados bem melhores.

E, mais uma vez, seja totalmente sincero ao responder o questionário para obter a resposta certa para você!

Faça algumas pesquisas sobre cursos e carreiras

Quando você faz o teste vocacional, recebe algumas sugestões de áreas, carreiras e cursos em que se daria bem. Ainda assim, é provável que você permaneça com algumas dúvidas entre o que escolher.

Por isso, depois que suas opções já estiverem sido filtradas, é hora de pesquisar aquelas que lhe parecem mais interessantes.

Na hora de fazer essa pesquisa, você pode ler alguns artigos a respeito de alguns cursos e carreiras em revistas e até mesmo na internet — aqui no blog mesmo tem vários posts para você conferir! —, pode consultar a grade curricular daqueles cursos que mais lhe chamaram a atenção.

Além, é claro, de conversar com pessoas que estudam e trabalham na área para saber um pouco melhor como é a rotina.

Não tenha muita pressa quando fizer as buscas. Procure conhecer bem as suas opções, pois isso é muito importante para tomar uma boa decisão sobre o que fazer da vida.

pensando-no-futuro-descubra-como-decidir-o-que-fazer-da-vida.gif

Pense sobre seus objetivos

Para decidir o que fazer da vida, você precisa saber o que quer e espera dela. Por isso, tire um tempo sozinho para pensar sobre o seu futuro, como você quer que o seu futuro seja e o que espera que aconteça.

Você quer, por exemplo, ganhar muito dinheiro? Quer trilhar seu caminho numa profissão que lhe faça feliz? Quer abrir seu próprio negócio? Quer viajar pelo mundo? Quer constituir uma bela família? Quer ter equilíbrio entre sua carreira e o lazer?

Pense sobre as questões que você deseja para o amanhã antes de decidir qual carreira profissional seguir. Isso porque algumas profissões representam diferentes estilos de vida.

Médicos e enfermeiros, por exemplo, podem ter dificuldades em ter um final de semana livre devido à sua escala de trabalho e os plantões. Jornalistas podem precisar levantar durante a madrugada para cobrir alguma matéria. Executivos tendem a viajar bastante. Advogados devem ter gosto pela leitura, já que é preciso ler — e muito — para se formar em Direito.

Por isso, sua escolha não deve apenas ser baseada em uma profissão ou carreira, mas também no estilo de vida que ela tem a lhe oferecer.

Converse com pessoas mais experientes

Muitas vezes, a expectativa pode ser bem diferente da realidade. Por isso, é muito interessante procurar pessoas que já são experientes e atuam nas áreas que você tem interesse e conversar com elas.

Vale a pena, também marcar uma visita, ao ambiente de trabalho em que você deseja atuar para ver de verdade como funciona. Inclusive, prestar serviço voluntário ou atuar como jovem aprendiz nas suas áreas de interesse. Isso pode lhe dar uma boa visão do que você tem a enfrentar pela frente.

Abrace as oportunidades

Surgiu a possibilidade de fazer um curso técnico ou profissionalizante? Uma oferta de trabalho como freelancer, temporário, voluntário ou jovem aprendiz? Se você ainda não sabe bem o que fazer da vida, porque não abraçar essas oportunidades?

Esteja sempre atento às oportunidades que batem à sua porta!

Decidir o seu futuro pode levar tempo. Por isso, não tenha tanta pressa.

Gostou do nosso post? Então curta nossa página no Facebook para conferir outras dicas diretamente na sua timeline!

Faça um acompanhamento vocacional grátis!

Institucional, Teste vocacional

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.