BLOG DA GRADUAÇÃO

Você sabe para que serve o Enem?

Você pode não se lembrar, mas antigamente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) servia apenas para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas. Entretanto, com o passar do tempo, a prova ampliou significativamente a sua importância. E, nesse novo contexto, você já sabe para que serve o Enem?

Ao contrário do que você deve imaginar, ele ultrapassa a barreira de um simples exame para ingressar no Ensino Superior. Além disso, a prova auxilia quem precisa fazer um financiamento, necessita de bolsas de estudo e, também, impulsiona e ajuda a qualificar e a colocar milhões de pessoas no mercado de trabalho.

Muita coisa legal, não é mesmo? Porém, a maioria das pessoas ainda desconhece todas as vantagens oferecidas pelo Enem, e perdem oportunidades únicas de ter uma melhor qualificação e, consequentemente, de obter crescimento pessoal.

Se você pretende fazer a prova e quer saber todas as possibilidades que terá pela frente, vamos te mostrar agora realmente para que serve o Enem. Confira o texto a seguir e fique por dentro!

voce-sabe-para-que-serve-o-enem.jpg

Dá acesso ao Ensino Superior

O Enem deixou de ser uma simples avaliação anual para se tornar o maior vestibular do país. A prova acontece uma vez por ano, com questões de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, matemática e uma redação. E os estudantes com as melhores médias conseguem ingressar no Ensino Superior.

A vaga pode ser obtida por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que dá acesso às universidades públicas. Por meio do programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas parciais e integrais em instituições privadas. E, recentemente, algumas universidades de Portugal fecharam uma parceria para ceder vagas aos brasileiros que fizerem a prova e conseguirem boas colocações.

Por isso, agora você não tem mais desculpas para não começar a faculdade, certo? Então, não perca mais tempo e entre no site do Enem para obter mais informações.

Pode ser um complemento do vestibular

Apesar de ser o maior vestibular do país, algumas instituições de ensino ainda não utilizam integralmente o Enem como forma de seleção. Nesse contexto, muitas universidades e faculdades ainda têm o seu próprio vestibular e usam o exame apenas como um complemento ou como uma etapa do processo seletivo.

Por isso, além de fazer o Enem, é importante que você pesquise os editais e a forma de seleção da universidade na qual pretende estudar. Assim, você vai garantir a sua participação em todas as etapas, ampliando as chances de conquistar a tão sonhada vaga.

Então, fique atento e nada de vacilar, certo?

New Call-to-action

Proporciona ingresso ao Ensino Técnico

O Enem realmente abre muitas portas para milhões de pessoas. Outra delas dá acesso a cursos mais rápidos, oferecidos tanto por institutos públicos quanto privados. São os conhecidos cursos técnicos, que geralmente são mais curtos que as tradicionais graduações.

Por meio da Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SisuTec), quem fez a prova do Enem pode optar por um dos cursos disponíveis e ter uma formação em apenas 2 anos, duração média desta modalidade.  

É uma oportunidade incrível para quem precisa se qualificar e entrar no mercado de trabalho rapidamente.

Facilita o financiamento estudantil

Se o seu curso dos sonhos for em uma universidade privada, mas você não tiver dinheiro suficiente e também não se encaixar nos requisitos do Prouni, tenha calma. Você ainda terá chances de estudar lá, pois o Enem dá acesso ao FIES, um programa de financiamento estudantil para pessoas de baixa renda.

Por meio desse programa, você terá a possibilidade de financiar uma porcentagem ou a mensalidade integral da faculdade, e começar a pagar somente depois que terminar o curso. Assim, você terá tempo de se qualificar, entrar no mercado de trabalho e arcar com as parcelas futuramente.

Mas fique atento: é preciso ter uma média acima de 450 pontos na prova, contando todas as áreas de conhecimento, e não pode zerar na redação. Além disso, é necessário comprovar uma renda inferior a 3 salários mínimos.

Portanto, se você fizer tudo direitinho, aquele lugar especial na sala de aula certamente será seu.

para-que-serve-o-enem.gif

É uma ferramenta de desenvolvimento pessoal

Além de todas as vantagens mencionadas acima, o Enem pode servir também como uma forma de desenvolvimento pessoal, para que você treine, se autoavalie e também consiga se inserir no mercado de trabalho.

Caso você não consiga uma vaga logo de primeira, a prova terá sido uma grande experiência, deixando você ainda mais preparado e afiado para as próximas vezes.

Para isso, foque nos pontos que mais te prejudicaram, estude com vontade e nunca desista. Dessa maneira, você obterá um ótimo retorno.

Quando você conseguir o tão esperado lugar na faculdade, o Enem terá servido como uma ferramenta que te preparou para o mercado de trabalho, proporcionando um grande crescimento pessoal e profissional.

Então, não deixe de prestar a prova. Ela só trará benefícios para você e para o seu futuro.   

Traz melhorias para a educação

Sabia que se todos os alunos fizerem o Enem, maiores serão as chances de termos um ensino com a qualidade cada vez melhor? Pois é. Essa é mais uma das vantagens de fazer esse importante exame.

A partir dos resultados e das notas dos estudantes, é possível mapear quais são as suas principais dificuldades, deficiências e erros, onde estão localizadas as escolas com mais defasagem e, a partir daí, desenvolver uma série de ações e um planejamento direcionado para reverter ou melhorar os resultados.

Dessa forma, o Exame Nacional do Ensino Médio pode transformar a educação no país, trazendo melhorias significativas para as salas de aula, para o desenvolvimento dos alunos e para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.

Deu para entender bem para que serve a prova? Com todas essas possibilidades, agora você só precisa estudar, fazer a inscrição e selecionar uma instituição de ensino de qualidade. Assim, você estará no caminho certo para ter um futuro brilhante.   

Agora que você já sabe exatamente para que serve o Enem, que tal curtir a nossa página no Facebook? Por meio dela, você pode conferir notícias quentinhas, conteúdos exclusivos e ficar sempre antenado nas principais novidades sobre os vestibulares!

New Call-to-action

ENEM

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS