3 avanços tecnológicos da Odontologia que você precisa conhecer

A Odontologia é uma das profissões mais antigas de que se tem notícia, sua história se confunde com a da própria Medicina e, no Brasil, sua prática é datada de 500 anos. Hoje em dia, são oferecidos pelo mercado tratamentos dentários de última geração.

Odonto é uma profissão com caráter humanista que tem muito mais pra tratar e entender do que apenas dentes. O entendimento do profissional e a forma como lida com os pacientes vão influenciar diretamente na qualidade e evolução do tratamento.

curso-de-odontologia-blog-unipe-graduacao

Mercado de Trabalho

O graduado  entra no mercado de trabalho apto ao atendimento na qualidade de clínico-geral em diversos segmentos tais como: clínicas e consultórios particulares, hospitais, instituições públicas e privadas e empresas de saúde de grupo.

De olho nesses tratamentos dentários de última geração, a Odonto avançou grandes passos em muitas de suas áreas. Aqui nós listamos 3 das mais relevantes para dividir com vocês:

1. Odontologia preventiva

É exatamente o oposto da curativa e aborda os conceitos de educar o paciente para que ele possa atingir uma ótima saúde bucal ao longo de suas vidas, esse trabalho deve ser feito em conjunto para prevenir a recorrência de doenças e evitar o surgimento de novas. Quando o profissional tem um bom relacionamento com o paciente e se comunica efetivamente de modo calmo e agradável, é possível conquistar sua confiança. Mais importante, também vai influenciar o paciente a adotar comportamentos saudáveis. Os resultados desse tratamento evitam, na maioria das vezes, procedimentos mais invasivos e asseguram a saúde e higiene bucal.

Baixar ebook

2. Odontologia estética

Mais do que problemas específicos dentários, a Odonto trabalha com a confiança e auto-estima do paciente, uma vez que o sorriso é uma das mais antigas formas de comunicação, através da qual expressamos nossos sentimentos e emoções. Na odontologia estética, é oferecido ao indivíduo uma melhor condição psicossocial, utilizando métodos pra corrigir imperfeições, levando em consideração 4 fatores da composição estética do sorriso: estruturas e referências; proporções e idealismo; simetria e perspectiva. Em última análise, a Odontologia Estética dá forma e cores agradáveis a cada estrutura anatômica.

3. Implantes dentários

Segundo os cirurgiões-dentistas, pacientes com pouco ou nenhum dente se tornam pessoas tímidas e retraídas, têm dificuldades para se relacionar com outras pessoas, viver um amor ou mesmo arrumar um emprego, já que a falta de dentes é vista como "desleixo" pela sociedade. Hoje a facilidade de se realizar um implante é bem maior do que era alguns anos atrás e a cirurgia é relativamente simples. Um bom cirurgião-dentista realizará o procedimento com sucesso.

Seja você também um dentista do futuro!

Baixar ebook

Odontologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.