3 avanços tecnológicos da Odontologia que você precisa conhecer

Postado por Marcos Vasconcelos

A Odontologia é uma das profissões mais antigas de que se tem notícia, sua história se confunde com a da própria Medicina e, no Brasil, sua prática é datada de 500 anos. Hoje em dia, são oferecidos pelo mercado tratamentos dentários de última geração.

Odonto é uma profissão com caráter humanista que tem muito mais pra tratar e entender do que apenas dentes. O entendimento do profissional e a forma como lida com os pacientes vão influenciar diretamente na qualidade e evolução do tratamento.

curso-de-odontologia-blog-unipe-graduacao

Mercado de Trabalho

O graduado  entra no mercado de trabalho apto ao atendimento na qualidade de clínico-geral em diversos segmentos tais como: clínicas e consultórios particulares, hospitais, instituições públicas e privadas e empresas de saúde de grupo.

De olho nesses tratamentos dentários de última geração, a Odonto avançou grandes passos em muitas de suas áreas. Aqui nós listamos 3 das mais relevantes para dividir com vocês:

1. Odontologia preventiva

É exatamente o oposto da curativa e aborda os conceitos de educar o paciente para que ele possa atingir uma ótima saúde bucal ao longo de suas vidas, esse trabalho deve ser feito em conjunto para prevenir a recorrência de doenças e evitar o surgimento de novas. Quando o profissional tem um bom relacionamento com o paciente e se comunica efetivamente de modo calmo e agradável, é possível conquistar sua confiança. Mais importante, também vai influenciar o paciente a adotar comportamentos saudáveis. Os resultados desse tratamento evitam, na maioria das vezes, procedimentos mais invasivos e asseguram a saúde e higiene bucal.

Baixar ebook

2. Odontologia estética

Mais do que problemas específicos dentários, a Odonto trabalha com a confiança e auto-estima do paciente, uma vez que o sorriso é uma das mais antigas formas de comunicação, através da qual expressamos nossos sentimentos e emoções. Na odontologia estética, é oferecido ao indivíduo uma melhor condição psicossocial, utilizando métodos pra corrigir imperfeições, levando em consideração 4 fatores da composição estética do sorriso: estruturas e referências; proporções e idealismo; simetria e perspectiva. Em última análise, a Odontologia Estética dá forma e cores agradáveis a cada estrutura anatômica.

3. Implantes dentários

Segundo os cirurgiões-dentistas, pacientes com pouco ou nenhum dente se tornam pessoas tímidas e retraídas, têm dificuldades para se relacionar com outras pessoas, viver um amor ou mesmo arrumar um emprego, já que a falta de dentes é vista como "desleixo" pela sociedade. Hoje a facilidade de se realizar um implante é bem maior do que era alguns anos atrás e a cirurgia é relativamente simples. Um bom cirurgião-dentista realizará o procedimento com sucesso.

Seja você também um dentista do futuro!

Baixar ebook

Odontologia

Marcos Vasconcelos

Graduado em Odontologia. Mestre em SAÚDE COLETIVA pela Universidade de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aids, cárie, perfil, comportamento e higiene. Experiência como executivo de operadora de planos de saúde, gestor do SUS e gestor educacional. Atua nas disciplinas de Saúde Coletiva, Bioética e Metodologia Científica.

MAIS LIDOS