BLOG DA GRADUAÇÃO

Os 3 principais desafios da carreira do gestor ambiental

Postado por Bruno Soares de Abreu

O assunto meio ambiente está em alta no Brasil agora mais do que nunca. Recentemente, em novembro de 2015, observamos a indignação de milhares de pessoas com um dos maiores desastres ambientais do nosso país: a queda da barragem da empresa Samarco, em Mariana, Minas Gerais. E, ainda, a surpreendente solidariedade de milhares de pessoas, celebridades e empresas que doaram água, dinheiro e tempo para as pessoas afetadas pela lama tóxica da barragem do Fundão.

Para garantir que outros desastres como esse não aconteçam, muitas empresas têm investido em um importante profissional: o gestor ambiental. Esse profissional, além de conseguir prever acidentes ambientais, tem a função ainda, de diminuir e até mesmo eliminar os impactos das empresas e indústrias no meio ambiente. Porém, essa tarefa não é nada fácil. É preciso que esse profissional estude bastante para saber enfrentar os desafios que a carreira oferece. Já que estamos falando de desafios, listaremos para você, hoje, as três principais dificuldades que esse profissional enfrenta, atualmente:

shutterstock_238823998.jpg

A recuperação de áreas degradadas

O gestor ambiental é o principal responsável pelo planejamento e administração dos projetos de conservação ambiental dentro das empresas. Ou seja, é ele quem elabora as estratégias para preservar e revitalizar o meio ambiente. Isso significa que, em caso de desastres ambientais, a empresa deve acionar imediatamente esse profissional, para que ele, com seus conhecimentos e informações sobre a empresa, possa criar um plano de contenção dos danos ambientais e recuperação das áreas degradadas.

A recuperação de áreas degradadas é um desafio ainda maior nos dias de hoje, com o advento das redes sociais — que colaboram para criar ainda mais insatisfação da população perante a empresa responsável pelos danos —, porque mesmo que o gestor ambiental faça de tudo para revitalizar uma área prejudicada pela ação das empresas, os resultados dessas ações só apresentarão resultados muitos anos à frente.

Isso ressalta ainda mais a necessidade do gestor ambiental ser extremamente responsável, comprometido e ético. Os estragos causados pela natureza, até quando mínimos, afetam milhares de pessoas e levam centenas de anos para ser minimizado.

Baixar ebook

Prevenção de riscos naturais

Se você acha que revitalizar áreas degradadas é complicado, imagine tentar prever esses desastres ambientais. Pois é, esse é um dos maiores desafios desse profissional na atualidade. Para adiantar-se aos problemas, ele precisa ter conhecimentos avançados sobre solo, materiais e seus efeitos.

Fazer protótipos e imaginar as mais impossíveis situações pode evitar que muitas pessoas e áreas sejam prejudicadas, inclusive que empresas e indústrias brasileiras percam muito dinheiro em multas e indenizações no caso de desastres ambientais. E, para saber lidar com esses momentos de extrema instabilidade, o profissional deve possuir algumas características básicas para ter sucesso na profissão: visão panorâmica e organização são algumas delas.

Aliar inovação à sustentabilidade

O terceiro e grande desafio atrelado à carreira do gestor ambiental que citaremos é o de aliar estratégias inovadoras à diminuição de impactos ambientais nas empresas. Reduzir os prejuízos causados ao meio ambiente, dependendo do nível de desgaste, pode custar milhões de reais. Investimento este que muitas empresas preferem não fazer devido aos altos custos de manutenção e pesquisa.

Nesse cenário, os gestores ambientais precisam se atentar a essas questões e buscar pesquisas, tecnologias e saídas menos dispendiosas e mais eficientes, que elevem a produtividade da empresa sem, claro, impactar negativamente o meio ambiente.

Uma faculdade de qualidade pode fornecer as competências necessárias para superar esses desafios e se dar muito bem nesse mercado de trabalho. Já pensou em fazer o curso de Gestão Ambiental? Aproveite e compartilhe com a gente as suas opiniões sobre o tema do post! Queremos te ouvir!

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.