BLOG DA GRADUAÇÃO

Odontologia e saúde nos pequenos detalhes

Você tem um bom relacionamento com as pessoas? Gosta de tratar e cuidar da família e dos amigos próximos? Tem afinidade com matérias como Biologia ou Química? Então a sua área profissional só pode ser a de Saúde! Para ser um bom médico, um enfermeiro, um odontólogo ou um fisioterapeuta, entre tantas outras profissões incríveis dessa área, é preciso ter grande aptidão para tratar das pessoas. Isso significa gostar de cuidar, gostar de ter relações humanas e dos relacionamentos interpessoais.

Escolher a área de Saúde como formação é ter em mente a importância do cuidado e saber que os estudos vão aprofundar ainda mais essa característica, que deve ser cultivada a cada passo no curso. Os principais cuidados que alguém que escolhe a área da Saúde vai desenvolver, no sentido mais técnico, são a prevenção e a intervenção da doença.

odontologia-blog-unipe-graduacao

A percepção dos pequenos detalhes

Um dos cursos mais importantes e mais detalhistas da Saúde é a Odontologia, a profissão que cuida da saúde da boca, dos dentes e da estrutura óssea facial. Área que pode parecer tão simples e usual, mas que demanda cuidados muito especiais. Será que é essa carreira que você quer mesmo seguir? Que tipos de cuidados são necessários para ser um bom dentista? Qual o perfil que eu devo ter para ser um bom odontólogo? Seguem aqui algumas dicas e informações bem importantes para quem quer seguir essa profissão!

Baixar ebook

Segundo o dicionário Houaiss, a Odontologia é uma “especialidade paramédica que se dedica ao estudo e tratamento dos dentes e de suas afecções”. Ou seja, Odonto, na área da saúde, tem especificidades muito próximas às da Medicina. Tanto que, se a Odonto, no Brasil, é separada da Medicina, na Europa, é possível se formar em Medicina tendo como especialização a Odontologia. No entanto, o dentista precisa de um pouco mais de destreza na mão, e paciência de “monge” para poder realizar seus trabalhos. Isso porque ele tem que estar atento aos pequenos detalhes, e vai ter que lidar com regiões muito sensíveis referentes aos dentes, à língua, ao maxilar e a estrutura óssea e muscular facial.

odontologo-blog-unipe-graduacao

Como é o trabalho do dentista?

O odontólogo se dedica ao tratamento dos dentes e daquilo que pode afetar a saúde bucal. Além disso, o tratar específico da Saúde é eliminar a doença, e uma simples cárie é uma doença. Mas tornar o cuidado como profissão exige comprometimento e alguns sacrifícios. Você tem coragem de estar atendendo em horários diferentes, como, por exemplo, um domingo para fazer atendimento ou um final de semana? Se sua resposta é sim, se você sente que é importante estar disponível para melhorar e prevenir a saúde dos outros, é aqui mesmo a sua praia! A Odontologia, como tantas áreas da Saúde demanda alguns sacrifícios e pode ser vista mesmo como um sacerdócio.

Ou seja, se você é mais detalhista, se gosta de tratar com pessoas com necessidades especiais, preocupa-se com a saúde coletiva, se pretende trabalhar com Estética ou com regiões como pescoço e boca, tudo isso pode ser um indicativo do que fazer após a formação no curso de Odontologia. O Odontólogo ou o Dentista está preparado para ser um agente transformador na vida de uma pessoa. Se você se identificou com todas esses detalhes, siga a carreira e se prepare para um leque de possibilidades no seu futuro!

Baixar ebook

Odontologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.