BLOG DA GRADUAÇÃO

O que vou estudar na faculdade de Medicina?

Ambulâncias, plantões médicos, máscaras cirúrgicas. Todos esses elementos nos dão uma ideia do que é a rotina de trabalho de quem vai concluir um curso de Medicina. Mas até chegar lá, você deve se perguntar: "o que vou estudar na faculdade de Medicina? Como é composta a grade curricular do curso?".

Essas questões são de grande curiosidade para os futuros estudantes desta área. E só para começar a responder, saiba que serão matérias que mesclam um pouquinho de ciências humanas, estatística e muita biologia.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e descubra quais são os ciclos de ensino do curso de Medicina e suas principais disciplinas.

o-que-vou-estudar-na-faculdade-de-medicina.jpg

Quais são as fases do curso de Medicina?

Para virar médico vai ser preciso estudar (e muito) durante seis anos, em média. Neste período, o futuro médico vai passar por três fases do curso, cada uma com duração de dois anos, aproximadamente.

Primeiro ciclo

A primeira fase é o ciclo básico. Aqui o aluno vai conhecer os primeiros conceitos e entender como o corpo funciona. Mas nada muito complexo, pois as doenças, por exemplo, são explicadas mais profundamente em outra fase do curso.

No ciclo básico, o aluno vai aprender sobre a história da Medicina e seus desafios contemporâneos, e também ter aulas sobre ética médica. Ainda vai conhecer alguns princípios de estatística aplicada à Medicina, na matéria de Bioestatística. A interdisciplinaridade com a área das ciências humanas fica por conta da disciplina de Ciências Sociais na Saúde.

Segundo ciclo

No segundo ciclo as coisas começam a esquentar. Que dizer, o aluno já inicia os estudos mais específicos sobre as doenças, sabendo como elas ocorrem, seus efeitos no corpo e como tratar delas. Começa também a ter mais contato com os pacientes.

Neste ciclo, começam a ficar mais intensas as aulas de Morfofisiologia Humana. Todo mundo tem que saber sobre Farmacologia e vai levar para casa muitos livros sobre fundamentos da Patologia Humana.

Terceiro ciclo ou internato

Quase pegando o diploma, mas falta só um pouquinho. Esta é a última fase do curso. Conhecido como internato, este ciclo é a hora do futuro médico colocar a mão na massa, ou melhor, nos corpos dos pacientes.

Isso porque, durante os dois últimos anos da faculdade, o estudante faz o estágio curricular obrigatório. Ele vai ficar mais tempo em hospitais, ambulatórios e clínicas para aplicar todo o conhecimento adquirido nos livros e aprender ainda mais na prática.

Esta fase é onde acontecem os plantões, os atendimentos, os acompanhamentos de pacientes e as assistências às cirurgias. Depois de cumprida toda essa etapa e devidamente aprovado, o estudante recebe o título de médico generalista ou, como a gente conhece, clínico geral.

O que faz parte da grade curricular do curso de Medicina?

Você está ficando interessado no que está lendo até agora? Então, aumente sua curiosidade porque vamos dar a você uma amostra do que pode ser estudado no curso de Medicina. A seguir, as principais disciplinas da grade curricular do curso.

Anatomia

Sabe aquelas séries e filmes que mostram os médicos dissecando corpos mortos? Então, prepare-se, pois você vai fazer a mesma coisa!

Isso porque na aula de Anatomia você precisa entender o funcionamento e as relações dos componentes do nosso corpo. Nesta disciplina você aprende sobre o esqueleto, os músculos, o sistema circulatório e os órgãos, por exemplo.

Acessar material!

Biologia Celular e Molecular

De que são formadas as células? E o que cada parte da célula executa? Essas e outras questões podem ser respondidas nas aulas de Biologia Celular e Molecular.

Entendendo sobre a composição química e estrutural das células, você vai compreender melhor como funcionam os organismos uni e pluricelulares, além de saber detalhes sobre a divisão celular e reprodução.

Fisiologia

Como pode o coração bombear sangue que vai chegar tanto na sua cabeça quanto na pontinha dos seus pés? Os conhecimentos da Fisiologia têm as explicações.

Nesta disciplina, é possível descobrir o funcionamento de toda essa máquina complexa que é o corpo humano. Você vai estudar os sistemas digestivo, nervoso, respiratório, cardiovascular, e outros mais.

Imunologia

Quando alguém espirrar perto de você, não diga "saúde", diga "imunologia!" Esta foi uma piada boba, mas eficaz para você saber que essa disciplina estuda os mecanismos de defesa do organismo.

Nesta matéria você vai saber sobre como o nosso corpo interage com vírus e parasitas. Também vai descobrir as condições em que o nosso organismo pode brigar com ele mesmo, causando doenças autoimunes.

Embriologia

Talvez esta seja a disciplina mais fofa do curso. Aqui você vai estudar sobre a formação dos bebês! A embriologia conta como ocorre o desenvolvimento dos organismos desde a o momento da fecundação até o final do estado embrionário.

Você explora as alterações que o corpo humano passa durante o processo de desenvolvimento, ainda na barriga da mãe.

Farmacologia

"A diferença entre um remédio e um veneno está na dose". Você já deve ter ouvido falar nesta frase, certo? Na disciplina de Farmacologia, você vai notar como essa expressão pode ser verídica.

Isso porque, durante esta matéria, serão apresentadas as propriedades e as composições dos medicamentos. Você vai se inteirar sobre as indicações, contraindicações e fator de toxicidade dos remédios.

Traumatologia e Ortopedia

Quem já quebrou uma perna ou um braço já tem guardado na memória um contato com a Traumatologia e a Ortopedia. Esta disciplina  reúne sabedoria sobre fratura dos membros, coluna e quadril.

Além disso, você fica a par dos processos de infecção e métodos de tratamento relacionados a essa área.

Patologia

Alergia, asma, câncer, dengue e diarreia. Essas e outras doenças que atacam o nosso organismo vão ser bastante exploradas pela disciplina de Patologia. Nela, você analisa as doenças e as modificações que elas provocam no corpo.

Essas foram algumas informações primordiais sobre a grade curricular de medicina. Agora que você já respondeu à pergunta "o que eu vou estudar na faculdade de medicina?", conheça também as áreas mais rentáveis da Medicina.

E aí? Gostou dessas informações? Entendeu todas as etapas do curso de Medicina? Então, curta a nossa página do Facebook para mais informações como essas.

Baixe grátis o seu e-book!

Medicina

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.