BLOG DA GRADUAÇÃO

O que se estuda no curso de Administração de Empresas?

O curso de Administração é muito procurado por oferecer diversas oportunidades de atuação no mercado de trabalho — como você já deve ter visto por aqui. Com uma formação tão variada, quem se forma na área tem a possibilidade de conseguir bons empregos atuando em diferentes frentes. Mas, de fato, o que se estuda no curso de Administração de Empresas? Apesar de estar inserida no grupo das ciências humanas, a faculdade de Administração oferece aos alunos uma ampla formação, incluindo disciplinas de muitos outros departamentos, sabia?

Neste post vamos apresentar as principais matérias do curso de Administração e mostrar como sua grade pode ser extremamente versátil. Pronto para saber o que se estuda nesse curso? Então acompanhe agora mesmo os próximos tópicos!

o-que-se-estuda-no-curso-de-administracao-de-empresas.jpg

Disciplinas da área de ciências humanas

Filosofia

Muita gente subestima a importância dessa disciplina para uma boa formação profissional, mas sabia que é a Filosofia que aborda importantes temas como a ética, tratando de valores fundamentais para a vida em sociedade? Na sua atuação profissional como administrador de empresas, os estudos filosóficos certamente serão úteis para cultivar os valores da empresa e promover o profissionalismo entre os colaboradores.

Psicologia Organizacional

A Psicologia estuda o comportamento das pessoas, certo? E, acredite, sendo administrador de empresas, um profissional que lida com pessoas o tempo todo, você definitivamente vai precisar — e muito! — de tudo o que aprender nessa disciplina. E se está pensando em seguir pela área de Recursos Humanos, as aulas de Psicologia Organizacional serão ainda mais importantes para muitas das decisões que você tomará ao longo da carreira.

Direito

Como administrador, você deve ter ao menos algum conhecimento sobre as leis que regem as etapas do seu trabalho e de sua empresa, não concorda? O Direito para a administração de empresas é fundamental, independentemente de sua área de atuação. Leis trabalhistas para o setor de RH e leis de estocagem e transporte para quem for trabalhar com a logística são só a pontinha do iceberg legislativo por trás da Administração.

Economia

Muita gente não sabe, mas a Economia também faz parte das ciências humanas e não das exatas, afinal, estuda as relações sociais pelas necessidades, a produção e o consumo de pessoas, países e organizações. Como administrador de uma empresa, muitas das decisões que precisará tomar no futuro terão que levar em conta o mercado financeiro, o custo-benefício de negociações e as relações de oferta e procura que influenciam diretamente o preço das mercadorias, tanto das que você vende quanto das que você compra.

Marketing

Também não entendeu por que o Marketing está na área de humanas? Simples: embora os profissionais modernos gostem de transformar tudo em números para medir o progresso de suas campanhas e os resultados obtidos, eles também trabalham fundamentalmente com pessoas. Uma boa estratégia de marketing deve oferecer aos clientes um produto que seja exatamente o que eles procuram e que corresponda a suas expectativas, de modo que continuem comprando e indiquem a outras pessoas. É esse setor que se encarrega de entrar na mente do cliente para oferecer o que ele deseja, na hora em que precisa. Mesmo que você não faça parte do departamento da empresa, entender o consumidor nunca é trivial, não acha?

Baixar ebook

Disciplinas da área de ciências exatas

Matemática Financeira

Para saber avaliar importantes aspectos financeiros como a desvalorização do dinheiro ao longo do tempo, juros e inflação, você deve entender, primeiramente, um pouco de Matemática. Afinal, esse detalhe nada simples pode fazer muita diferença quando você for o administrador de uma empresa e precisar pegar empréstimos para ampliar algum setor ou tomar uma decisão sobre investir em uma ou outra mercadoria. Como o nome já diz, a Matemática Financeira cuida dos cálculos e das fórmulas que ajudam a entender a economia e a gestão financeira da empresa. Então prepare a calculadora!

Estatística

E por falar em Matemática, outra disciplina presente no currículo da faculdade de Administração é a Estatística, que com certeza será indispensável em qualquer empresa em que você for trabalhar. É por meio dela que as empresas podem medir sua produtividade mensal e anual, assim como compará-la à média interna e à média de outras empresas para saber ao certo se as coisas estão indo bem ou não. Afinal, para quase tudo na vida do administrador de empresas, números e métricas são fundamentais!

Sistemas de Informação

Por meio dos Sistemas de Informação é possível registrar e guardar com segurança todos os dados relevantes da empresa. Mas por que um administrador precisa saber sobre softwares, bancos de dados e outras coisas tão complexas, você deve estar se perguntando. Muito simples: saber um pouquinho sobre tais sistemas garante um melhor diálogo entre você e o respectivo setor de informática da empresa. E com a importância praticamente vital dos computadores atualmente, não é legal que esse diálogo seja bem feito?

Disciplinas específicas da área

Administração Pública

Mesmo que seu foco profissional não seja fazer um concurso público, saber sobre Administração Pública é importante para todo administrador. Lembre-se de que, hoje em dia, são muito comuns as parcerias público-privadas, isto é, acordos por meio dos quais empresas públicas e particulares se unem para executar um mesmo empreendimento. Além disso, são muitos os casos em que o Estado contrata uma empresa particular para solucionar um problema que não conseguiria resolver sozinho, viu? Nessas horas, conhecer mais sobre a administração na esfera pública certamente virá a calhar!

Comunicação Empresarial

Por mais que nem sempre as empresas consigam fazer com que todos os seus funcionários falem a mesma língua, ter uma equipe em sintonia, com bom diálogo e compreensão mútua é o ideal. E já que comunicação é tudo, é por isso que a Comunicação Empresarial é uma das matérias do curso de Administração de Empresas.

Teoria das Organizações

O importante aqui é entender como outros administradores e empreendedores encararam o desafio de organizar uma empresa, por que fizeram daquela forma e quais foram os resultados obtidos. Esse conhecimento o ajudará a formular suas próprias estratégias para resolver os problemas do dia a dia da empresa. Essa disciplina envolve estudos na área de História da Administração, que acompanha as diferentes formas de lidar com as questões empresariais ao longo do tempo e busca aprender com eles. Muito interessante, não acha?

Disciplinas de outras áreas

Por fim, algumas matérias do curso de Administração não estão incluídas em nenhuma das áreas anteriores. É o caso de disciplinas como Comércio Eletrônico, que hoje está muito em alta, ou então as disciplinas de Estágio Supervisionado, que garantem que o administrador saia da faculdade com alguma experiência. E uma boa faculdade de Administração com certeza oferece boa parte dessas matérias.

Como você viu, é o que se estuda nesse curso que o faz ser tão versátil. O aluno sai da faculdade com um conhecimento amplo sobre diferentes assuntos, indispensáveis para uma boa atuação no mercado de trabalho. E então, está pensando em cursar Administração de Empresas? Quais matérias mais te interessam nesse curso tão diversificado? Não esqueça de deixar seu comentário!

Baixar ebook

Administracao

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS