BLOG DA GRADUAÇÃO

O que podemos esperar da área de Gestão de TI para 2016?

A Gestão de TI é uma das atividades mais procuradas por grandes e médias companhias que enfrentam desafios com a organização e a proteção de seus dados, por exemplo. Além dessas, pequenas empresas que necessitam se modernizar e crescer têm buscado apoio no gestor de TI para conduzir esse trabalho. Nesse cenário, o curso Gestão de Tecnologia da Informação se destaca dentre as formações mais requisitadas para as demandas da área.

A seguir, veja uma breve previsão do cenário para o profissional ligado à Tecnologia da Informação em 2016, e saiba por que vale a pena se preparar:
O que esperar para a Gestão da TI em 2016

Olimpíadas no Rio demandarão mais mão de obra qualificada no Brasil

Grandes eventos requerem ampla infraestrutura. Com as Olimpíadas, os profissionais de TI serão escalados para cuidar da tecnologia por trás desse cenário. Eles exercerão funções como: buscar soluções para acompanhar jogos, garantir alta resolução na transmissão de dados e partidas em diversas plataformas — inclusive a digital —, garantir excelência operacional, evitar instabilidades e muito mais.

Ou seja, enquanto você assiste a um jogo em alta resolução na TV da sua sala, há uma equipe trabalhando muito para que essa transmissão dê certo!

Gestor de TI ainda mais atento à computação na nuvem

Cada vez mais funcionários usam dispositivos móveis para trabalhos na rua ou fora da empresa. Nesse sentido, o armazenamento e compartilhamento de informações na nuvem permite uma comunicação mais fácil em campo e um acompanhamento dos gestores em tempo real bem eficiente. E isso, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade da equipe, aumenta a preocupação com a segurança e manipulação de todo o tipo de informação. Portanto, os profissionais de TI que se atentam à tecnologia em nuvem serão extremamente requisitados nos próximos anos.

Baixar ebook

Impressão 3D como solução para diversos setores

A impressão em três dimensões (que torna ideias projetadas no computador em objetos palpáveis) criam soluções para problemas que, até então, não tinham boas perspectivas. Áreas importantes, como a medicina, incorporam aos poucos essa tecnologia em seus procedimentos para alcançar resultados antes não imagináveis.

Este ano, por exemplo, tivemos demonstrações com utilização de modelos obtidos desta forma para apoiar a realização de cirurgias, transplantes e até mesmo permitir que cegos, por exemplo, consigam “ver”’, através do tato, seus bebês em ultrassons — ao reproduzir suas formas e contornos em um molde 3D.

Os gestores de TI que se munem e se cercam de inovações e não atuam como simples facilitadores operacionais, consertando erros de sistemas ou comprando e distribuindo servidores e laptops serão extremamente procurados e valorizados no mercado, basta dar uma olhada nas diversas oportunidades da área, como a de impressões em 3D.

Internet das Coisas — ou controle de sua casa e de elementos à distância, como preferir

Ela vem ganhando espaço tanto em empresas, como no dia a dia de pessoas comuns, que passam a usar seus tablets e smartphones para acionarem comandos em objetos e máquinas por meio da internet. Assim, é possível desligar ou ligar equipamentos e luzes ou acionar eletrodomésticos à distância, o que é ideal para aqueles momentos em que a gente sai de casa e fica com medo de ter esquecido a luz ou um aparelho ligado.

Essa comodidade, em breve, estará disponível a uma quantidade ainda maior de pessoas, e a área de Gestão de TI deve estar preparada para atender a demanda.

Curso de Gestão de Tecnologia da Informação em alta

Em compasso com as evoluções do mercado, o Curso de Tecnologia da Informação deverá formar profissionais cada vez mais preparados para gerenciar TI. Dessa forma, deverão ensinar como melhor projetar sistemas de aplicativos, redes de computadores, banco de dados e integração de tecnologias.

Além disso, outro foco será desenvolver sempre mais softwares e plataformas customizadas para maior custo/benefício às empresas, em formato de serviço terceirizado que realmente agregue valor ao negócio.

E aí, o que achou das oportunidades da área de TI? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto e quer compartilhar conosco? Deixe um comentário!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.