BLOG DA GRADUAÇÃO

O que faz um profissional de Sistemas para Internet?

Você tem flertado com a área de exatas, morre de amores pela tecnologia e tem vontade de criar projetos? Pois saiba que o seu interesse tem tudo para ser correspondido pelo curso de Sistemas para Internet.

Caso você não saiba o que faz um profissional dessa área, não perca o artigo de hoje! Ele te explicará tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Confira!

o-que-faz-um-profissional-de-sistemas-para-internet.jpg

O que faz um profissional de Sistemas para Internet?

Graças à abrangência dessa formação, quem se forma como tecnólogo em Sistemas para Internet ganha um leque de opções para atuar no mercado. Durante o curso o aluno aprende a:

  • Administrar redes de computadores;
  • Instalar e configurar equipamentos de hardware e produtos de software;
  • Planejar, criar e implementar sites;
  • Fornecer suporte para serviços de comércio eletrônico (e-commerce);
  • Promover a segurança de sistemas;
  • Desenvolver a parte gráfica de sites (web design).

Ou seja, praticamente todo tipo de serviço online fica a cargo desse profissional, sendo essa a grande diferença entre os fundamentos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Software — cujo foco está na programação em aspecto geral.

A demanda por profissionais dessa área no mercado de trabalho se encontra em alta. Isso vale tanto para quem quer seguir carreira dentro de empresas (públicas e privadas) quanto para aqueles que desejam prestar serviços como freelancer.

Você já se imaginou desempenhando algum desses papéis em sua carreira profissional? Continue lendo o post e conheça mais detalhes sobre as suas futuras atividades!

Quais são as atividades do profissional formado na área?

Como você pôde perceber, as atribuições do profissional formado em Sistemas para Internet são variadas e vão das operacionais às mais estratégicas. Pensando nisso, que tal conhecer um pouco mais sobre cada uma delas para saber com qual você melhor se identifica?

Administração de redes

O administrador de redes possui um papel fundamental nas empresas que dependem de TI. Trata-se do responsável por gerenciar, instalar, configurar e cuidar da manutenção de sistemas operacionais e de serviços da infraestrutura.

Já deu pra ver que o perfil de quem percorre esse caminho deve abranger o conhecimento técnico e o gerencial, não é mesmo? Se você gosta de dinamismo e tem força de vontade para encontrar soluções técnicas para os problemas, certamente você se identificará com os desafios que um administrador de redes encara no cotidiano.Baixar ebook

Programação Web

Trabalhar como programador web significa desenvolver páginas da internet — sites, blogs, portais, aplicações, fóruns e tudo mais —, mais precisamente nas questões de estrutura e funcionalidade.

Já percebeu como os grandes sites de e-commerce espalhados por aí são extremamente funcionais e bem planejados? De tão atrativos, nós somos sempre levados a acessá-los e pesquisar por produtos.

Tudo isso é fruto do trabalho de planejamento e desenvolvimento de uma ótima equipe, que, por sua vez, sempre contará com um excelente programador web para colocar os planos em prática!

No entanto, você não estará limitado ao desenvolvimento. Atividades como cuidar da manutenção dos sites, dar o seu devido suporte e buscar meios de aprimorar a performance também estão incluídas no pacote.

Como tudo o que envolve a programação, você terá que pegar certo gosto por escrever códigos e aprender as principais linguagens. Nesse caso, linguagens como PHP e HTML estão para a programação web assim como o inglês está para o mercado de trabalho.

Administração de sites

Essa atividade não pode ser confundida com as atribuições de um programador web, até porque o trabalho de um administrador tem início quando o site em questão já se encontra em funcionamento. O administrador de um site (também conhecido como webmaster) desempenha uma função mais estratégica.

Ela consiste em:

  • Analisar perfis dos visitantes do site e anúncios;
  • Controlar o tráfego diário;
  • Identificar a fonte de cada acesso;
  • Gerenciar as atualizações (definição de um cronograma, por exemplo);
  • Criar táticas para atrair o público-alvo para a página.

Em suma, o webmaster analisa o desempenho de um site e, assim, identifica o que deve ou pode ser melhorado para que a empresa que ele representa atinja seus objetivos no ambiente digital.

o-que-faz-um-profissional-de-sistemas-para-internet

Segurança da Informação

A segurança tem sido cada vez mais necessária para a TI, seja em pequenas ou grandes empresas. Afinal, a frequência de ocorrências de ataques cibernéticos tem aumentado bastante. Se você acompanha séries de TV à la Mr. Robot sabe do que estamos falando!

Para combater o crime que ronda a esfera da web, as empresas precisam contar com os serviços de especialistas em Segurança da Informação. Eles são os chamados “hackers do bem” e desenvolvem soluções para proteger sistemas e banco de dados.

Web Design

Até agora você pôde notar que o curso de Sistemas para Internet é capaz de transformar o estudante em um expert em programação e segurança, pois abrange tarefas operacionais e responsabilidades relacionadas ao gerenciamento e à administração.

Porém, o que você ainda não sabe é que a formação também despertará o seu lado mais artístico, voltado para o design de páginas da web. Vale lembrar que o conceito de web design vai além da estética: o modo como o design aprimora a navegação e a experiência do usuário é o primeiro ponto a se considerar.

Os grandes sites de e-commerce são exemplos para nos ajudar a ressaltar a importância do web design. Afinal, além de serem funcionais, eles também são intuitivos, o estilo e as cores são bem selecionadas, as imagens carregam adequadamente, o layout desperta a nossa atenção e, convenhamos, é muito fácil fazer uma compra nesses sites hoje em dia!

Por essas e outras que o design é fundamental para dar forma ao site e mantê-lo sempre renovado. O site é o cartão de visitas da empresa e, sem um bom design, a sua imagem tende a ser comprometida — e o web designer é o profissional capaz de dar às empresas o que elas precisam nesse sentido.

Como saber se esse curso é o ideal para o seu perfil?

Ao longo deste post você aprendeu o que faz um profissional de Sistemas para Internet e, certamente, concluiu que trata-se de uma área abrangente o bastante a ponto de atrair estudantes dos mais diversos perfis.

Seja o seu objetivo trabalhar em ambiente operacional, seja desempenhar funções estratégicas, você encontrará o que procura nessa fantástica área da Tecnologia da Informação!

Caso a indecisão ainda esteja te perturbando, que tal pesquisar mais e ficar de olho nas novidades que estamos preparando para você? Curta a nossa página no Facebook e não perca nossas próximas publicações!

 

Baixar ebook

Sistemas para Internet

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.