BLOG DA GRADUAÇÃO

O que faz um profissional de educação física? Saiba tudo sobre

Postado por Felipe Brandão

Se você curte esportes, se preocupa em ter uma vida saudável e está pensando em uma carreira universitária, talvez a faculdade de Educação Física seja uma excelente escolha.

Neste curso, são desenvolvidos conhecimentos que atuam diretamente na promoção da saúde física. E, além disso, permite que os estudantes conheçam teorias e apliquem técnicas para o desenvolvimento e reabilitação corporal de crianças e adultos.

Ficou curioso para saber o que faz um profissional de Educação Física? Acompanhe nosso post e conheça as muitas possibilidades desse curso!

o-que-faz-um-profissional-de-educacao-fisica-saiba-tudo-sobre.jpg

Licenciatura ou bacharelado?

A graduação em Educação Física se divide em duas possibilidades de cursos autônomos e independentes: Licenciatura e Bacharelado.

No primeiro caso, a Licenciatura tem uma duração média de três anos e, ao optar por ela, o aluno estará se preparando para atuar profissionalmente em escolas do ensino fundamental e médio. Por isso, além das matérias obrigatórias e específicas do curso, ele também terá aulas em disciplinas ligadas à didática, pedagogia e psicologia.

Já o Bacharelado dura quatro anos e forma profissionais que poderão trabalhar diretamente em academias, equipes esportivas, hospitais ou empresas interessadas em promover a saúde e o condicionamento físico de seus colaboradores por meio da prática de exercícios corporais.

Entretanto, apesar de distintas, essas duas modalidades da carreira são complementares e você pode cursar disciplinas que lhe permitem, se você quiser, obter as duas formações.

O que você aprenderá no curso?

Tanto na Licenciatura como no Bacharelado, o curso de Educação Física oferece muitas disciplinas da área das Ciências Biológicas e da Saúde. Assim, os conteúdos abordam temas como a anatomia humana, a fisiologia, o desenvolvimento motor, a bioquímica, a biologia celular etc.

Entender o funcionamento do corpo e como ele reage aos diferentes estímulos é primordial na elaboração de atividades e no planejamento de exercícios físicos que respeitem os limites de cada indivíduo.

Além disso, há várias outras disciplinas teóricas e práticas referentes aos estudos dos movimentos e à metodologia da recreação. Aprende-se até mesmo noções de administração e economia.

Durante o curso, o estudante deve realizar ainda estágios supervisionados obrigatórios que irão prepará-lo para a vida profissional.

Baixar ebook

Como é o mercado de trabalho?

Quem opta pela Licenciatura costuma encontrar um mercado com um alto índice de empregabilidade, já que a Educação Física é uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio. Por isso, há uma grande demanda das escolas públicas e privadas.  

Nas escolas, o educador físico planeja e executa disciplinas para crianças e adolescentes. Assim, ele deve buscar boas práticas pedagógicas e exercícios físicos que se adequem ao desenvolvimento corporal de cada faixa etária.

Já em relação ao bacharel em Educação Física, esse profissional também está surfando na onda da vida fitness. Afinal, é cada vez maior o número de academias de ginástica e de pessoas que buscam uma rotina mais saudável.

O bacharel também pode trabalhar como personal trainer, desenvolvendo metodologias e exercícios específicos para indivíduos ou grupos. Além disso, cada vez mais as empresas contratam educadores físicos para a prática de ginástica laboral.  

o-que-faz-um-profissional-de-educacao-fisica.gif

O que faz um profissional de Educação Física?

Como podemos perceber, o educador físico é um profissional multifacetado, que pode atuar em diversas áreas e que, por isso, deve estar aberto e se preparar para as diversas oportunidades da carreira.

Isso significa, por exemplo, que é preciso ter flexibilidade de horário e disponibilidade para atender em diferentes espaços e ambientes. Se enganam os que pensam que a academia ou a escola são as únicas opções para estes profissionais. Ao contrário, este é um mercado que se expande em várias frentes, como por exemplo:

No setor de entretenimento: já pensou em trabalhar viajando e fazendo o que gosta? Pois o profissional da Educação Física também encontra empregos em navios de cruzeiros, hotéis, condomínios e spas. É a oportunidade de conhecer sempre novas pessoas e histórias.

Na área de turismo: Você tem espírito empreendedor? Pois a Educação Física te permite, por exemplo, propor roteiros turísticos para a prática de trekking, montanhismo, canoagem e várias outras atividades ao ar livre. Assim, você pode comercializar pacotes baseados em níveis de dificuldade e de exigência física, setorizando seu público.

Em hospitais: se você gostar da área da saúde, uma boa opção é trabalhar na recuperação de pacientes. Em cirurgias plásticas, por exemplo, o pós-operatório demanda a realização de exercícios físicos programados para a manutenção dos resultados no longo prazo.

Em equipes esportivas: agora, se sua praia é a competitividade e execução de exercícios físicos de alto desempenho, você pode encontrar a realização profissional em equipes esportivas de todo o país. Com o legado deixado pelos Jogos Olímpicos no Brasil, espera-se que aumente a demanda e busca por atletas e, consequentemente, de profissionais dedicados a orientá-los.

Qual é o perfil do profissional?

Portanto, é muito importante que os que pensam em se dedicar à carreira de Educação Física tenham um perfil dinâmico, capaz de entender as necessidades de cada indivíduo e de atuar com um público diverso e heterogêneo.

Nesse sentido, não basta somente praticar esportes ou ter afinidade com alguma atividade física específica para ser um bom profissional nessa área.

Afinal, o contato com outras pessoas está na base da profissão, o que demanda inteligência emocional, capacidade de sociabilidade, estratégias de comunicação e, também, doses generosas de paciência.

Além disso, é fundamental expor com clareza para todos os alunos (seja na escola, na empresa ou na academia) os objetivos que se quer alcançar, bem como o caminho para alcançá-los. Isso os ajuda a entender os processos, fazendo com que a prática dos exercícios seja percebida como parte de grandes metas.

Por fim, a paixão é outro aspecto determinante do educador físico. É preciso ter muita determinação para trabalhar com diferentes pessoas e objetivos, além de vontade de estudar e capacidade de se manter atualizado.

Assim, se te perguntarem o que faz um profissional de Educação Física, basta responder que ele interfere diretamente na saúde e qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos!

Gostou das nossas dicas? Aproveite, então, para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de mais posts como este!

Baixar ebook

Educacao Fisica

Felipe Brandão

Felipe Brandão

Graduado em Educação Física. É Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal; Mestre em Medicina do Esporte pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, UC, Paraguai. Possui experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Fisiologia do Exercício, Ética Profissional em Educação Física, Planejamento e Gestão do Ensino-Aprendizagem, Judô (Lutas) e Metodologia Científica.