BLOG DA GRADUAÇÃO

O que faz um contador? Descubra mais sobre essa profissão

A contabilidade é uma das profissões mais antigas do mundo. Na verdade, o contador deixou de ser um mero guardador de livros (os registros contábeis no Egito antigo eram feitos em cadernos de papiro), para se tornar um dos agentes mais importantes dentro de uma empresa.

Assim como toda empresa necessita de um administrador, ela precisa também de um contador. É ele quem gerencia toda questão contábil e trabalhista, apuração de impostos, relatórios financeiros e de risco, fluxos de caixa, tributação, dentre outros.

Percebeu a importância desse profissional no mercado empresarial? Então, fique de olho neste artigo, pois talvez essa seja a profissão que você vai escolher. Confira!

o-que-faz-um-contador-descubra-mais-sobre-essa-profissao.jpg

O que faz um contador?

Quando o assunto é contabilidade, a primeira impressão que nos vem à mente são números, balancetes, planilhas de Excel, controle de contas e emissão de notas fiscais. Se alguém perguntar o que o contabilista faz, qualquer leigo relacionará essas atribuições a ele.

O que não deixa de ser verdade, afinal, ele lida com todas essas coisas. Porém, suas atribuições vão além dessas questões. Suas atividades envolvem demandas muito importantes para a vida financeira de uma organização. Dentre elas, podemos citar:

  • Elaboração de relatórios de desempenho;
  • Planejamento tributário;
  • Avaliação de riscos e perdas;
  • Programação de novos investimentos;
  • Identificação de oportunidades de crescimento;
  • Folha de pagamento;
  • Apuração de impostos;
  • Pró-labore dos sócios;
  • DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais);

Viu que não se trata apenas de fazer planilhas e cuidar das contas da empresa? Estamos falando de um profissional fundamental para as organizações de qualquer segmento. Isso faz com que as taxas de empregabilidade sejam altas e o mercado, favorável.

Prova disso é o levantamento feito pelo Conselho Regional de Contabilidade. Segundo ele, mais de 90% dos contabilistas estão empregados ou desenvolvendo uma atividade de forma autônoma.

Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) afirma que 93,87% dos profissionais estão no mercado de trabalho, fazendo das Ciências Contábeis uma das dez carreiras com maior taxa de ocupação do país.

Quais são as principais áreas de atuação?

O campo de trabalho do contador é amplo e isso é ótimo. Além de gerar mais empregos, ter uma ampla oferta de trabalho possibilita que o estudante escolha aquela com que mais se identifique e que esteja de acordo com suas aspirações profissionais.

Outra vantagem é a perspectiva de trabalhar tanto em empresas — sejam elas públicas ou privadas —, como na prestação de serviços de forma autônoma.

Veja algumas áreas de atuação e as respectivas atribuições de cada uma:

Auditoria interna e externa

O auditor contábil é peça chave no cenário financeiro atual. Tanto os investidores quanto os bancos dependem de garantias. O primeiro precisa de confiança para aplicar grandes quantias no capital das empresas. O segundo, se sentir seguro ao conceder financiamentos e empréstimos.

É o contador quem emite os relatórios de opinião acerca das demonstrações contábeis de uma organização. Ele os examina com o objetivo de impedir fraudes e evitar irregularidades.

Perícia Contábil

Aqui, o profissional atua junto ao judiciário em casos de litígios com embasamento contábil. O juiz ou as partes o convocam para emitir um laudo que solucione a questão. Apesar da grande carga de responsabilidade e da pressão de seguir prazos, esse é um ramo muito atrativo, pois oferece a possibilidade de trabalhar em casa, além de ter altas remunerações.

Baixar ebook

Atuária

Nessa área, o contador vai trabalhar com os três segmentos:

  • Seguros: realiza cálculos de probabilidade, de premiações e indenizações;
  • Previdência: realiza cálculos de fundos, de possíveis riscos e emite relatórios de avaliação e alcance da previdência. Atua tanto na área privada como na social.
  • Capitalização e investimentos: elabora políticas de investimentos, além de gerenciá-los.

Análise Financeira

O responsável pela análise financeira da empresa é aquele que conduz as entradas e saídas de caixa. Ele toma decisões a respeito de captação de recursos, investimentos em projetos e temas como giro de estoque. Ou seja, faz uma gestão cuidadosa do fluxo de caixa.

Consultoria

O consultor é um vendedor de conhecimento. E o contador, por meio da consultoria, vai orientar seus clientes, a fim de maximizar o desempenho deles no meio empresarial. Essa é uma oportunidade de ouro para os profissionais que atuam de forma autônoma.

Assessoria

Quando uma pessoa decide iniciar um negócio, ela não entende muita coisa sobre tributação e toda a burocracia que envolve a abertura e manutenção de uma empresa. É aí que entra a assessoria contábil e fiscal.

É um campo de trabalho acirrado, mas com demanda; já que, atualmente, muitas pessoas estão se tornando empreendedoras. Além disso, aumentaram as políticas de incentivo ao microempreendedor. Bom para o contador e para você que se interessa por essa profissão.

Área Acadêmica

O bacharel em Ciências Contábeis também pode lecionar, em Universidades e Faculdades, disciplinas relacionadas a finanças.

É um campo interessante para quem gosta desse universo de números e gestão, mas prefere atuar repassando esse conhecimento para os futuros contabilistas. A rotina consiste essencialmente em elaborar aulas, aplicar atividades, tirar dúvidas dos alunos, orientando-os sobre suas futuras responsabilidades.

O que é preciso fazer para se tornar contador?

Para exercer essa profissão, é necessário ter diploma de graduação em Ciências Contábeis reconhecido pelo MEC. O curso é do tipo bacharelado e tem duração de quatro anos. Ao final, o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Além disso, ele precisa obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), que é concedido mediante aprovação no exame de Suficiência da Classe Contábil, obrigatório desde 2011.

Mas, formar-se nesse curso é mais do que apenas gostar de matemática financeira. Para ter o perfil profissional, é preciso se interessar por processos gerenciais, análise de dados, além de ter boa comunicação e facilidade para trabalhar em equipe.

Viu como a contabilidade pode ser uma carreira interessante? Se você gosta de matemática e tem afinidade com o mundo dos negócios, talvez seja o momento de olhar para essa profissão com mais atenção.

Agora que você já sabe o que faz um contador e quer continuar acompanhando informações sobre esse e outros cursos, curta nossa página no Facebook, para não perder nossos próximos artigos.

Baixar ebook

Ciencias Contabeis

Jane Kelly Batista Ramalho

Jane Kelly Batista Ramalho

Jane Kelly é organizada, determinada e muito responsável. Formou-se em 2011 pela Universidade Federal da Paraíba. É jovem e vibrou bastante quando conseguiu concluir o mestrado antes da data prevista. Atualmente é coordenadora do curso de Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos no Unipê. É apaixonada por seus estudos, sua carreira e handebol de quadra.

MAIS LIDOS