BLOG DA GRADUAÇÃO

O que faz um arquiteto?

Postado por Pier Paolo

Sim! Não é só de cálculo que vive um Arquiteto! Quem pensa que para cursar Arquitetura e Urbanismo é preciso somente ser muito bom em cálculo, está perdendo a possibilidade de entrar em um dos mercados mais promissores da atualidade. Se você gosta de desenhar, seja à mão ou pelo computador, a faculdade de arquitetura tem tudo para fazer de você um excelente profissional. Agora, você descobrirá o que faz um arquiteto, confira!

arquitetura-blog-unipe-graduacao

Mas não é só isso! Muitas coisas precisam ser analisadas quando se está definindo o curso para o qual você irá prestar vestibular. Se o seu interesse é no curso de Arquitetura e Urbanismo, é bom ter a consciência de que, nesse quesito, o importante não é apenas saber desenhar, mas gostar de desenho. Esse é o primeiro passo!

Daqui para frente você vai descobrir um universo de possibilidades da profissão e quais são as habilidades de um arquiteto e urbanista.

Quais são as habilidades de um Arquiteto?

Saber interpretar, ser criativo, ter senso estético e saber diferenciar o que é belo do que é apenas bonito são algumas habilidades deste profissional. Lembrando que isso tudo não gira apenas em torno de um mundo sensitivo, logo, para ser um bom Arquiteto e Urbanista, é preciso se interessar por arte, ter uma boa percepção do espaço urbano e, sobretudo, manter uma ampla capacidade inventiva. Ao pesquisar essas características, você irá se deparar com grandes nomes da Arquitetura mundial. Por isso, gostar de história é bem importante.

A estrutura de uma arquitetura

O questionamento geralmente vem à cabeça da galera que está definido qual carreira deverá seguir. Durante este período, há algumas disciplinas que são chave para essa graduação e devem ser consideradas na hora de tomar a decisão. Embora seja importante gostar de desenho e ter um bom relacionamento com a matemática, a carreira acaba exigindo um pouco mais de seus candidatos.

Gostar de história, geografia, línguas e apreciar obras de arte são conhecimentos que farão toda a diferença durante a faculdade. O aluno que conseguir trabalhar com todas essas disciplinas terá mais facilidade durante este curso. Identifique em seu dia a dia o que mais lhe atrai e encanta, pois essas atividades lhe farão companhia durante toda a sua carreira profissional.

Mercado para o Arquiteto e Urbanista

Ter interesse na profissão é fundamental para escolhê-la como graduação, mas entender o papel deste profissional no mercado é tão importante quanto. O objetivo do Arquiteto e Urbanista é conceber espaços internos e externos, mas, além disso, é pensar na qualidade e comodidade das pessoas que vão fazer uso destes espaços. É preciso se atentar em qual será o uso do ambiente projetado, seja ele em prol de atividades humanas individuais, tais como estruturas residenciais e comerciais (casas, edifícios, lojas, etc), seja para atividades coletivas, pensando em espaços urbanos, tais como jardins, praças e parques.

Identificou-se com este conteúdo? Então, pode pensar em seguir esta profissão.

Baixar ebook

 

Arquitetura e Urbanismo, carreira, graduação em arquitetura, arquiteto, arquiteta

Pier Paolo

Pier Paolo

Arquiteto e Urbanista- PUCSP. Doutor em Habitat pela Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de Diretor Técnico I do Complexo Hospitalar do Juquery e coordenador assistente e professor da Universidade Paulista (Campus Jundiaí). Possui experiência em intervenções em Patrimônio Histórico e Projetos de Serviços de Saúde. Tem uma grande paixão com o desenho de observação e já fez parte do grupo de Urban Sketcher de Jundiaí.

MAIS LIDOS