BLOG DA GRADUAÇÃO

O que estudar no curso de Redes de Computadores?

O mundo está cada vez mais conectado, certo? Diante de tanta tecnologia e facilitadores, muitas empresas estão se preocupando mais com seus resultados, buscando no profissional de Redes de Computadores, a solução para aumentar sua produtividade e reduzir seus custos.

Se você tem vocação para trabalhar com tecnologia, preste atenção neste post. Nele, conversaremos sobre o que o curso de Redes de Computadores pode fornecer em matéria de conhecimento para que você se destaque no mercado de trabalho.

Curso de Redes de Computadores

Por que estudar Redes de Computadores?

De acordo com a Softex, até 2020 o Brasil terá um défict de cerca de 480 mil profissionais de tecnologia da informação (TI). E mais: num estudo feito pela Cisco em parceria com a IDC, 75% das empresas consultadas disseram que precisarão de profissionais certificados para atuar com redes nos próximos anos. Portanto, há um mar de oportunidades a ser desbravado por quem se preparar.

Quais profissões seguir depois de se formar como tecnólogo de Redes de Computadores

Entre as funções que o aluno poderá desempenhar, destacam-se:

Administrador de redes

O profissional responsável por toda a infraestrutura de rede em empresas dos mais variados tipos e segmentos.

Analista de suporte

Profissional que auxilia os usuários da rede de computadores, tanto no que diz respeito aos softwares quanto aos hardwares (equipamentos).

Analista de segurança de redes

Responsável pela segurança dos dados que trafegam nas redes.

Gerente de projetos

Administrador de projetos de redes. Profissional que coordena a equipe e os fornecedores e faz a ponte entre ela e o cliente, entregando o que foi planejado dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.

Consultor

Profissional com conhecimentos sólidos que ajuda as empresas a criarem e administrarem suas redes.

Empreendedor

Criador do seu próprio negócio.

Baixar ebook

O que um bom curso de Redes pode te proporcionar

Cada vez mais as empresas precisam lidar com diferentes tipos de redes (Wi-Fi, intranet, dispositivos móveis conectados etc.). Com o número de  desafios aumentando, cresce também a necessidade de profissionais qualificados que saibam lidar com análise de requisitos, conectividade entre sistemas heterogêneos, gestão de serviços, segurança da informação em redes, avaliações de desempenho, configuração de serviços de rede e de sistema de comunicação de dados, entre outros.

Como o próprio nome diz, esse curso prepara o aluno para criar, gerenciar e entregar resultados em redes de computadores.

A seguir, veja uma lista de conhecimentos que você obterá:

Principais matérias

Entre as matérias que o curso oferece destacamos: fundamentos de redes, algorítimo e programação, tecnologias de redes (locais e de longas distâncias), suporte operacional de redes, interconexão de redes, fundamentos da gestão de TI, seguranças de redes e informática jurídica.

Para conhecer a matriz curricular do curso de Redes do Unipê, clique aqui!

Certificações

Um bom curso deve formar alunos preparados par a obter certificações, ou seja, reconhecimentos formais de seus conhecimentos pelos órgãos que controlam a qualidade em TI no mundo.

No curso de Redes de Computadores do Unipê, os alunos já saem preparados para as seguintes certificações:

  • Cisco Certified Network Associate - CCNA Routing and Switching.
  • Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA): MCSA: Windows 8 e MCSA: Windows Server 2012.
  • Linux Professional Institute - LPIC 1 e 2.
  • ITIL Foundations.

Além disso, o Unipê também garante aos seus alunos duas certificações intermediárias: Suporte Técnico de Redes Locais (final do 2º período) e Analista de Suporte de Redes Convergentes (final do 4º período).

Preparação para o empreendedorismo

Outro ponto muito importante que um bom curso de Redes de Computadores é a preparação para empreender. Isto mesmo, a preparação para abrir o próprio negócio — consultoria, desenvolvimento de produtos e serviços etc.

Você irá estudar matérias como Ética, Antropologia, Liderança, Administração etc., além do estágio supervisionado que lhe dará a segurança que você precisa para ser seu próprio patrão.

Que tal? Você está preparado para começar a estudar redes de computadores? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.