BLOG DA GRADUAÇÃO

O que esperar do primeiro contato com a melhor universidade?

Quem é que nunca ouviu alguém dizer que o período de faculdade foi o melhor de sua vida? Pode até parecer um pouco clichê, mas a verdade é que os anos na melhor universidade são um período de descobertas, festas, amizades, desenvolvimento de habilidades e, principalmente, liberdade.

visite-campus-faculdade-blog-unipe-graduacao

 

A começar pelo campus que, à primeira vista, parece uma grande cidade à espera de ser descoberta, logo atiçando a curiosidade de quem passa por ela pela primeira vez. Se você ainda não teve a grata experiência de visitar o campus da faculdade para a qual pretende prestar vestibular, confira alguns elementos que você deve checar no primeiro contato para não voltar atrás na sua escolha:

O que checar na infraestrutura do campus?

Não tem jeito. A primeira coisa que sentimos quando pisamos no campus é a vontade de fazer parte daquele universo que emana conhecimento por todos os lugares. Mas é importante você observar alguns pontos que poderão tornar sua permanência na graduação ainda mais prazerosa:

Biblioteca: Não se engane. Se você pretende tirar o máximo de proveito do ensino superior, é na biblioteca que você deverá passar boa parte do tempo. Por isso, vale a pena visitá-la para conferir a quantidade de volumes do acervo, se há serviços como xerox, como funcionam os empréstimos de livros e, claro, quais títulos interessantes - e raros- ela oferece.

A incrível batalha do Ensino Superior

Localização: Oferta de linhas de ônibus, pontos de táxi e vagas para estacionar, tanto dentro, como no entorno da faculdade. A qualidade e viabilidade dos meios de transportes é outro ponto crucial da sua avaliação, pois você passará anos dependendo de boa parte deles e, quanto menos tempo você perder com deslocamentos, mais tempo terá para se dedicar aos estudos - e às festinhas, é claro!

campus-faculdade-blog-unipe-graduacao

 

Laboratórios: Se você tiver acesso, vale a pena dar uma olhada na estrutura dos laboratórios do seu futuro curso: eles se encontram em boas condições? O equipamento é de última geração? Há muitos funcionários e envolvimento por parte dos alunos naquilo que é feito ali dentro? Os laboratórios são sempre locais de experiências interessantes, que dão outra visão para aquilo que é ensinado dentro da sala de aula.

Alimentação: Como você vai passar a maior parte do dia dentro da faculdade, é bom avaliar a rede de lanchonetes e restaurantes que ela comporta. Os produtos são muito caros? Há opções de refeições e lanches mais baratas? Comporta todo o número de aluno por turno? Isso tudo compõe a avaliação desse quesito.

Como a infraestrutura da melhor universidade pode beneficiá-lo?

campus-blog-unipe-graduacao

 

Quem acaba de iniciar a vida de estudante universitário precisa fazer escolhas que ao mesmo tempo pesem menos no seu bolso e abram grandes perspectivas para seu futuro. Trata-se do maior investimento de toda sua vida, e, por isso, não dá para ignorar questões como gastos com transporte, xerox e alimentação. O desempenho de todo graduando começa a partir do momento em que ele escolhe uma faculdade à altura dos seus sonhos e possibilidades.

Portanto, não tenha medo de visitar o campus, seja pela instituição ou por conta própria, além de conversar com professores e universitários, para ter uma dimensão mais realista do que é uma faculdade. Você não irá se arrepender.

Ficou alguma dúvida? Conta pra nós!

New Call-to-action

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.