BLOG DA GRADUAÇÃO

O que é Gestão Ambiental e o que ela tem a ver com você?

Postado por Bruno Soares de Abreu

A Gestão Ambiental é uma área relativamente nova no mercado. Ela surgiu devido à crescente demanda, por parte dos ecologistas e empresas, por políticas que alinhem a visão ambientalista à exploração racional dos recursos naturais.

Desde o surgimento dessa profissão até os dias atuais, muitos esforços foram feitos para diminuir os impactos da utilização dos nossos bens naturais. Porém, essa não é a única contribuição dos gestores ambientais para a sociedade. Leia esse conteúdo até o final e entenda um pouco mais sobre a importância desse profissional.

gestor ambiental

Mas, afinal, o que é Gestão Ambiental?

A Gestão Ambiental é uma área de conhecimento e trabalho que visa planejar e aplicar ações ambientalmente corretas em conjunto com as pessoas e empresas. Seu principal objetivo é pesquisar, pensar, idealizar e colocar em prática atividades humanas e empresariais que utilizem de maneira racional os recursos naturais do nosso planeta.

O profissional responsável pela Gestão Ambiental é aquele que maneja  da melhor forma possível — as ferramentas existentes em prol da sociedade e do meio ambiente. Você é apaixonado pela natureza e está sempre pensando em soluções simples que podem amenizar — e muito — os efeitos do consumo desenfreado? Talvez essa carreira seja para você!

Economia, meio ambiente e sociedade

O gestor ambiental tem uma importante missão em nossa sociedade: aplicar a responsabilidade ambiental sem afetar negativamente o poder econômico das empresas públicas e privadas. E essa tarefa é muito mais complexa do que você imagina.

Grande parte das empresas brasileiras utilizam os recursos naturais e energéticos de forma errada porque acreditam que aquela atividade é a que exige menos investimentos, economicamente falando. Porém, o que eles não sabem — ou muitas vezes sabem, mas ignoram — é que o descarte irresponsável de materiais tóxicos e o desperdício — de água, energia e bens naturais — podem contribuir para que essas empresas percam muito mais do que apenas dinheiro.

Dessa forma, cabe ao tecnólogo em Gestão Ambiental encontrar soluções criativas, econômicas e ambientalmente corretas para que as grandes indústrias consigam colocar em prática medidas sustentáveis em suas instalações.

Economia e gerenciamento de recursos

Para aplicar as práticas sustentáveis em empresas, indústrias e fábricas, o tecnólogo em Gestão Ambiental precisa ser apaixonado por biologia, química e ecologia. Porém, vale ressaltar que esse profissional além de ser grande defensor do meio ambiente, é também um importante executivo dentro dessas organizações. Por isso, além de conhecer bastante os elementos da natureza, o gestor ambiental precisa, também, ter conhecimentos avançados em gestão de recursos (humanos e materiais), economia, e, porque não, marketing.

Sem contar que, para aplicar a responsabilidade ambiental, esse profissional precisa também conhecer profundamente as leis ambientais e saber exatamente quando e como aplicá-las.

Quer fazer parte da próxima turma? Quer saber um pouco mais o que é Gestão Ambiental? Faz o curso e quer compartilhar suas ideias? Escreva para a gente nos comentários!

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.