BLOG DA GRADUAÇÃO

O que é Gestão Financeira?

Postado por Bruno Soares de Abreu

“Dólar opera em alta e passa de R$ 4 pela primeira vez na história”

Você já deve ter lido essa informação em algum portal de notícia, rede social ou mensagem no whatsapp. Estamos presenciando um momento singular na história econômica mundial: a cotação do dólar, hoje, é a maior em 21 anos. Essa notícia, apesar de assustadora, pode trazer inúmeros benefícios para as organizações brasileiras, basta que elas possuam profissionais qualificados a frente de suas estratégias financeiras.

gestão financeira

Quer saber o que significa, na prática, essa gestão? Não sabe ainda como um Gestor Financeiro pode contribuir para o sucesso ou fracasso de um empresa? Leia esse texto até o final e surpreenda-se.

Mas, afinal, o que é Gestão Financeira?

A grosso modo, Gestão Financeira é tudo aquilo que se refere a investimentos, despesas - fixas e variáveis -, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial da empresa.

Como o próprio nome sugere, o Gestor Financeiro é o profissional responsável por gerenciar as finanças, os procedimentos administrativos, os investimentos e as transações financeiras de um empresa ou organização. É ele quem analisa os resultados e planeja as ações necessárias para obter melhorias.

Para ser um Gestor Financeiro de sucesso, você precisa, antes de mais nada, acompanhar de perto todas as notícias relacionadas a economia mundial. Isso porque, para criar uma estratégia financeira que gere lucros para uma empresa, você precisa saber o momento ideal para fazer investimentos e conhecer a aplicação perfeita para aquela determinada organização.

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

Qual o papel de um Gestor Financeiro em uma crise econômica?

Como falamos anteriormente, o principal papel do Gestor Financeiro é aumentar o lucro das empresas, certo? Para que isso aconteça, esse profissional precisa ser estratégico e participar ativamente das decisões e de todo processo de obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros.

Em tempos de crise, o Gestor Financeiro é um dos profissionais capazes de preparar e até mesmo prevenir que uma empresa sofra danos irreparáveis. Um planejamento bem estruturado evita surpresas, por isso, para ser um Gestor Financeiro bem sucedido você precisa reunir o maior número de informações possíveis sobre o mercado em que atua, fazer sempre projeções realistas, monitorar de perto a entrada e a saída de dinheiro do negócio e analisar sempre que possível a estrutura e os custos da empresa.

A falta de uma Gestão Financeira estratégica e qualificada pode acarretar a perda de muito dinheiro e até mesmo a falência de uma empresa. Não acompanhar as transações financeiras, o saldo do caixa, as mercadorias em estoque e as despesas fixas e variáveis pode prejudicar irreversivelmente os resultados de uma organização.

É preciso avaliar, constantemente, as consequências e os custos de todas as ações dentro de uma organização, conhecer profundamente as legislações, os tributos e as taxas que permeiam a sua área de atuação, para garantir que nos momentos críticos a empresa não precise cortar investimentos e pessoas.  

Quer saber mais sobre essa importante profissão? Conheça nosso curso de Gestão Financeira.

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

 

Gestao Financeira

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.