O que é Gestão Ambiental e o que ela tem a ver com você?

A Gestão Ambiental é uma área relativamente nova no mercado. Ela surgiu devido à crescente demanda, por parte dos ecologistas e empresas, por políticas que alinhem a visão ambientalista à exploração racional dos recursos naturais.

Desde o surgimento dessa profissão até os dias atuais, muitos esforços foram feitos para diminuir os impactos da utilização dos nossos bens naturais. Porém, essa não é a única contribuição dos gestores ambientais para a sociedade. Leia esse conteúdo até o final e entenda um pouco mais sobre a importância desse profissional.

gestor ambiental

Mas, afinal, o que é Gestão Ambiental?

A Gestão Ambiental é uma área de conhecimento e trabalho que visa planejar e aplicar ações ambientalmente corretas em conjunto com as pessoas e empresas. Seu principal objetivo é pesquisar, pensar, idealizar e colocar em prática atividades humanas e empresariais que utilizem de maneira racional os recursos naturais do nosso planeta.

O profissional responsável pela Gestão Ambiental é aquele que maneja  da melhor forma possível — as ferramentas existentes em prol da sociedade e do meio ambiente. Você é apaixonado pela natureza e está sempre pensando em soluções simples que podem amenizar — e muito — os efeitos do consumo desenfreado? Talvez essa carreira seja para você!

Economia, meio ambiente e sociedade

O gestor ambiental tem uma importante missão em nossa sociedade: aplicar a responsabilidade ambiental sem afetar negativamente o poder econômico das empresas públicas e privadas. E essa tarefa é muito mais complexa do que você imagina.

Grande parte das empresas brasileiras utilizam os recursos naturais e energéticos de forma errada porque acreditam que aquela atividade é a que exige menos investimentos, economicamente falando. Porém, o que eles não sabem — ou muitas vezes sabem, mas ignoram — é que o descarte irresponsável de materiais tóxicos e o desperdício — de água, energia e bens naturais — podem contribuir para que essas empresas percam muito mais do que apenas dinheiro.

Dessa forma, cabe ao tecnólogo em Gestão Ambiental encontrar soluções criativas, econômicas e ambientalmente corretas para que as grandes indústrias consigam colocar em prática medidas sustentáveis em suas instalações.

Economia e gerenciamento de recursos

Para aplicar as práticas sustentáveis em empresas, indústrias e fábricas, o tecnólogo em Gestão Ambiental precisa ser apaixonado por biologia, química e ecologia. Porém, vale ressaltar que esse profissional além de ser grande defensor do meio ambiente, é também um importante executivo dentro dessas organizações. Por isso, além de conhecer bastante os elementos da natureza, o gestor ambiental precisa, também, ter conhecimentos avançados em gestão de recursos (humanos e materiais), economia, e, porque não, marketing.

Sem contar que, para aplicar a responsabilidade ambiental, esse profissional precisa também conhecer profundamente as leis ambientais e saber exatamente quando e como aplicá-las.

Quer fazer parte da próxima turma? Quer saber um pouco mais o que é Gestão Ambiental? Faz o curso e quer compartilhar suas ideias? Escreva para a gente nos comentários!

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Aline Carolina da Silva

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe. É Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental. Atualmente faz Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Estudo de Impacto Ambiental, Plano de Gestão de Resíduos, Plano de Saneamento, Usina de Compostagem, Plano de Coleta Seletiva, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, além de experiência em Consultoria Ambiental prestado a diversos órgão e Empresas dos Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Tem como Hobby ler livros de mistério e romance, além da dança.

MAIS LIDOS