BLOG DA GRADUAÇÃO

O mercado de trabalho do Arquiteto

Postado por Pablo Nogueira

Engana-se quem pensa que um Arquiteto e Urbanista passa a vida só desenhando projetos. O mercado de trabalho do arquiteto é bem extenso e quem se aventurar nesta área terá várias opções nas quais se especializar.

Cada dia mais este mercado exige profissionais Arquitetos e Urbanistas que enxerguem não somente a sociedade, mas suas necessidades. As oportunidades são inúmeras, já que o profissional de arquitetura pode trabalhar como autônomo, além de atuar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, ambiental, habitação social, restauração, arquitetura de interiores, topografia, instalações, conforto ambiental, consultoria, assessoria, ensino, pesquisa e extensão.

arquitetura-urbanismo-blog-unipe-graduacao

Novidades do mercado da arquitetura

Uma das novidades do século 21 é a Arquitetura Verde, que, com o uso de materiais reciclados e alternativos, transformam projetos em verdadeiras obras de arte. A consciência sustentável tem dominado as preferências das pessoas, o que faz este tipo de projeto ser muito mais valorizado. Os profissionais que optarem por trabalhar nessa linha serão disputados por uma demanda que é cada vez maior. Quem nunca ouviu falar em construções sustentáveis e projetos ecologicamente corretos? Para esse especialista, o mercado está superaquecido.

 Outra área que vem crescendo na Arquitetura é a Psicologia Ambiental. Essa vertente estuda qual é o comportamento humano em determinados espaços, fazendo comparativos entre as ralações das pessoas com o ambiente. Arquitetos e Urbanistas vêm desenvolvendo, no decorrer dos anos, a habilidade de conhecer não somente a estrutura que estão projetando, mas também o público que vai habitar ou frequentar estes locais. Se você projetar um ambiente que, além de bonito e moderno, seja confortável e aconchegante, com certeza o resultado será muito mais positivo.

Baixar ebook

 

As opções para um Arquiteto no mercado de Trabalho

Já deu para perceber o quanto o mercado de trabalho do arquiteto vem ganhando espaço durante os anos, mas as possibilidades não param por aí. O Arquiteto e Urbanista tem opções variadas de ingresso no mercado de trabalho, que vai do empreendedorismo (quando o profissional abre a própria empresa) ao serviço público (onde os concurseiros ganham espaço).

 

Quer trabalhar no setor privado? Então, você poderá optar por ter seu próprio escritório de arquitetura, trabalhar em empresas, autarquias e agências bancárias, além dos projetos que prezam o design de interiores (que desenvolve a mudança e organização do layout dos ambientes).

curso-de-arquitetura-blog-unipe-graduacao

Se o seu desejo é trabalhar nas repartições públicas, poderá desempenhar atividades como emissão de laudos técnicos, regularização fundiária, preservação e conservação de monumentos e patrimônios históricos, elaboração de planos para atender problemas relacionados ao déficit habitacional, urbanização de espaços degradados e com o gerenciamento de manutenção de instalações físicas.

Enfim, como deu para perceber, são inúmeras as possibilidades no mercado de trabalho do arquiteto. Por isso é bom que você se empenhe ao máximo durante a graduação para acertar a área de atuação e se tornar um profissional realizado. Afinal, como diria Confúcio: "Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida".

Se encantou com as possibilidades que esta profissão oferece? Então, você está preparado para ingressar na graduação de Arquitetura e Urbanismo.

Baixar ebook

Arquitetura e Urbanismo

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.