Institucional

Não estou satisfeito na graduação. Vale a pena transferir meu curso?

Mariana Brito
04-09-2017 6:47

A faculdade é essencial para a trajetória profissional de todos que buscam crescimento no mercado de trabalho. Contudo, sabemos que as decisões mais importantes, como a escolha do curso e onde cursá-lo, são tomadas muito cedo.

Claro, é normal ter dúvidas, tanto antes quanto depois de ingressar em um curso. Se você questiona a sua escolha atual, saiba que é algo comum e muitas pessoas após começarem a estudar em uma faculdade, mesmo gostando do curso, trocam de instituição.

Nós sabemos que essa mudança é uma decisão difícil. Por isso, é preciso refletir bem sobre a sua situação para não errar na nova escolha, não é mesmo?

Caso você também se pergunte: "vale a pena transferir meu curso?", então é só continuar lendo este artigo e descobrir o que deve ser considerado na hora da transferência.

nao-estou-satisfeito-na-graduacao-vale-a-pena-transferir-meu-curso.jpg

Analise as vantagens e desvantagens

Primeiramente, antes de decidir, é importante analisar quais são as vantagens e desvantagens do curso ou da instituição atual. Faça o mesmo com a instituição e o curso para o qual você quer mudar e observe qual deles é mais adequado para as suas exigências.

Vantagens

É preciso destacar que uma boa faculdade conta com professores comprometidos e bem qualificados. Seu corpo docente se preocupa em ministrar aulas excelentes, que ajudem os alunos a alcançarem melhores resultados.

Além disso, possuir uma boa infraestrutura, não apenas na adequação da estrutura física, mas com biblioteca, equipamentos e procedimentos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Procure saber se o que a faculdade oferece é compatível com suas expectativas.

Analise também se a metodologia de ensino, grade curricular e a filosofia de ensino se encaixam com a sua personalidade e jeito próprio de aprender. Pensando numa questão mais pessoal, a localidade da faculdade pode ser uma ótima vantagem, já que as que são mais perto da sua moradia facilitam sua locomoção e acesso.

Desvantagens

Más infraestruturas e instituições com baixas qualificações no mercado podem ser um problema para o seu desempenho dentro e fora do ambiente escolar.

Professores pouco qualificados e que não estejam dentro das suas expectativas também são um grande problema, já que eles influenciam muito a sua relação acadêmica.

O ambiente acadêmico pode se transformar em algo que te traga desconforto caso sua convivência com os seus colegas seja ruim, já que ficará entre eles durante 4 ou 5 anos.

New Call-to-action

Pesquise sobre o curso de seu interesse

Faça uma busca de informações sobre a nova formação do seu interesse, avalie as diferenças e semelhanças com o curso atual, principalmente na grade curricular, que costuma mudar de universidade para universidade.

Além disso, procure ver se tem a possibilidade de eliminar matérias cursadas e assim diminuir o tempo de formação. É importante também saber qual tipo de graduação você deseja, bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Antes da transferência de curso, é uma boa ideia analisar o mercado de trabalho para a profissão escolhida assim como pesquisar se o conceito da instituição, onde você pretende ingressar, influencia sua colocação no mercado.

E, é claro, procure sempre conversar com especialistas e profissionais com mais experiência acadêmica, a carga de conhecimento deles pode ser muito útil para a sua orientação!

Considere as mudanças interna e a externa

A mudança interna é quando você troca de curso ou campus, mas continua na mesmo instituição, já na mudança externa você pode mudar de curso ou não, mas troca de universidade.

Mudança interna

Caso não se sinta mais satisfeito com o seu curso, é possível utilizar a mudança interna e assim ir para um que combine mais com seus objetivos e metas, e se o problema for o campus, ainda existe a opção de trocar para outro campus disponível.

Cada instituição possui critérios e políticas diferentes para essas transferências e, por isso, é indicado fazer uma consulta sobre as condições estipuladas para esse processo.

Se o seu problema for a instituição, ou a falta do curso desejado na atual, sem que se perceba nenhuma outra solução, o mais indicado é a mudança externa.

Mudança externa

Na mudança externa você pode ir para o mesmo curso numa universidade que te atenda melhor ou para um novo curso não oferecido pela universidade atual.

O procedimento é mais complexo, mas não impossível. Os critérios e políticas mencionados anteriormente são válidos aqui também.

Cada instituição possui datas específicas para realização do processo de trocas externas, então é necessário ficar atento aos prazos, além disso, pode ser preciso fazer alguma prova para entrar no curso.

Devido a essas regras próprias, você deve entrar em contato com a nova escola superior para conhecer os procedimentos adequados, tudo bem?

nao-estou-satisfeito-na-graduacao-vale-a-pena-transferir-meu-curso.gif

Pense em fazer um novo vestibular

Caso o procedimento de transferência seja muito complicado e você perca os prazos ou não consiga cumprir os requisitos necessários, não desista! Você ainda pode conseguir fazendo um novo vestibular.

Estudantes de cursos superiores tentam novos vestibulares com frequência para ingressar em um outro curso ou faculdade. Se esse for seu caso, não se preocupe, o importante é fazer aquilo que te deixará satisfeito e realizado, então organize um plano de estudo e tente novamente.

Tenha certeza que vale a pena transferir de curso

Transição de curso é algo realmente complicado e exige que se saiba os riscos e atrasos que isso pode causar para a sua formação. Se for para a sua realização pessoal e você concluir que, definitivamente, essa é a sua melhor opção, então vale a pena! Decisões tomadas com tantas considerações certamente não trarão arrependimentos futuros.

Bom, esperamos que a dúvida: "vale a pena transferir meu curso?" não seja mais um problema.

Sabendo avaliar suas opções disponíveis, os pontos negativos e positivos, julgando futuras possibilidades de mercado e pesquisando a fundo tudo sobre a mudança, é certo que a transição será compensadora.

Então, gostou do nosso artigo? Que tal curtir nossa página no Facebook e ficar atualizado sobre conteúdos semelhantes?

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos