BLOG DA GRADUAÇÃO

Mercado para Design de Moda no Brasil

Postado por Victoria Fernandez

Talento, dom e olhar crítico são três das características necessárias para quem quer seguir a carreira de designer de moda, que é a arte de criar e comercializar roupas e acessórios, sempre acompanhando os estilos e tendências, pesquisando cores, texturas e estilos.

O profissional de moda vai ser responsável por alinhar criatividade com conhecimento, desenhar peças de roupas, cintos, sapatos e desenvolver coleções.

curso-moda-blog-unipe-graduacao

Os designers de moda vão poder atuar de várias maneiras na criação de vestuário e acessórios, trabalhando em grifes e empresas terceirizadas como fotógrafo, consultor, produtor de desfiles, etc.

A moda no Brasil

Um dos setores que mais cresce atualmente no Brasil é justamente o da moda. Nas últimas décadas esse mercado voltou a aquecer, apresentando novas marcas, artistas e eventos e aumentando, assim, as oportunidades de trabalho. Graças a esse crescimento, a moda brasileira tem ganhado cada vez mais reconhecimento no exterior.

Portanto, para que ganhe destaque e seja bem sucedido, o profissional de design de moda deverá ter um olhar mais apurado para as tendências, caso não queira ficar para trás. Podemos destacar que o Brasil é, de longe, o maior mercado de varejo da América do Sul, com vendas de U$ 42 bilhões, o triplo do México, que fica em segundo lugar com a marca de U$ 14 bilhões.

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

O mercado de trabalho

Atualmente, o profissional não atua apenas no desenvolvimento e produção de roupas. Como personal stylist, ele pode auxiliar os clientes a combinar roupas e cores, assim como gerenciar a compra de coleções para lojas e magazines. Ainda podemos destacar a oportunidade de acompanhar e auxiliar a produção de ensaios fotográficos, desfiles, catálogos, organizar campanhas publicitárias e editorias de revistas.

Graças ao crescimento do mercado no Brasil, o designer de moda tem uma grande gama de oportunidades e ramos para exercer sua profissão. Em um mercado cada vez mais competitivo, pesquisas e vivências serão fundamentais para se destacar nesse meio de concorrência acirrada.

E aí, está preparado para ingressar no mundo da Moda? Já pensou em se especializar e ter um curso superior na área? Compartilhe com a gente as suas dúvidas e opiniões, fazemos questão de ajudar. Ah, e continue navegando aqui no blog. Ele está recheado de dicas e informações sobre a área. Até a próxima!

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

Design de Moda

Victoria Fernandez

Victoria Fernandez

Victoria é natural da Argentina e se diz muito apegada à sua raiz. Veio para Recife com os pais aos 8 anos de idade e lá se graduou em Design de Moda pela Faculdade Boa Viagem – FBV e se tornou mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde passou a pesquisar a relação: Moda e Fabricação Digital no contexto Fab Lab.